Destaques

30 de abril de 2016

As Divas do Terror: Curiosidades sobre Vampira, Mortícia, Lily Munster, Elvira entre outras

Quem acompanha o Instagram do blog deve ter visto que na última semana postei curiosidades sobre algumas das mulheres/personagens que considero as Divas do Terror.
Tive essa ideia graças às respostas de vocês em nossa pesquisa de público. Bastante gente sinalizou que acharia legal que nosso Instagram poderia trazer curiosidades sobre subculturas e cultura alternativa e na medida do possível, novos temas e novas curiosidades deste universo estarão por lá! Como é a primeira vez que posto curiosidades, vou postar aqui também pra quem não viu, ver o que rolou e ter uma ideia de como serão estas postagens, mas é provável que as próximas fiquem só lá no IG :)


Vampira 
Maila Nurmi foi uma atriz finlandesa que ficou famosa por interpretar a personagem Vampira numa série televisiva. Após o fim da série, Maila ficou com os direitos da personagem e apareceu em várias outras séries e filmes, sendo o mais conhecido o "Plano 9 do Espaço Sideral" de Ed Wood.
Maila é considerada a "Mistress of the Dark" original. Ela chegou a mover uma ação na justiça contra os produtores do filme "Elvira a Rainha das Trevas", alegando inspiração em sua personagem



Morticia Addams
Gente, fiquei na maior dúvida se postava a Angelica Huston que é a gente tem mais proximidade temporal, mas optei por postar a Carolyn Jones, porque essa série foi muito, mas muito importante na década de 1950, então optei pela atriz original. Vocês podem ler mais AQUI sobre a história da Família Addams. :)
Em 1932, o humorista Charles Addams publica seus cartoons sobre a matriarcal Família Addams. A femme fatalle Mortícia Addams só aparece pela primeira vez em 1938, curiosamente as duas ex-esposas de Charles eram muito parecidas fisicamente com Mortícia. Charles disse: "Essa é a minha idéia de uma mulher linda. Há um pouco de Gloria Swanson nela" (Gloria Swanson foi uma das últimas atrizes vamps clássicas de Hollywood). Em 1942, uma coleção dos cartoons de Addams foi publicada. O humorista morreu em 1988 e A Família Addams virou filme na década de 1990. Mas a herança televisiva mais forte da Família Addams aconteceu nos anos 1950.


Lili Munster
Lily Munster é a matriarca da série Família Monstro, lançada em 1964. A personagem mudou-se da transilvânia para a américa em meados da década de 1940 e adotou sua sobrinha, Marilyn (de aparência humana), anos antes de dar à luz à seu filho Eddie. A personagem não estava no episódio piloto original, no lugar dela havia uma personagem chamada Phoebe que se assemelhava à Morticia Addams, assim Lily surge pra evitar as comparações com a personagem da outra série.





Noiva de Frankenstein
Na década de 1930, o filme Frankenstein (interpretado por Boris Karloff) fez tanto sucesso que foi feito uma sequencia chamada "A noiva de Frankenstein". A atriz Elsa Lanchester, a noiva, de maquiagem glamurosa, boca escura, sobrancelhas levantadas na ponta e cabelos de duas cores, puxados pra cima inpirados na Rainha egípcia Nefertiti, teve o look copiado no musical gótico "The Rock Horror Picture Show" de 1975 e até hoje inspira a cena alternativa.



Luna, Condessa Drácula
A companheira de Bela Lugosi no filme Drácula, foi a atriz adolescente Carroll Borland, interpretando Luna, a Condessa Drácula. O figurino de Carroll era composto de um vestido que se assemelhava a uma mortalha, maquiagem escura nos olhos e boca, cabelos escuros muito longos repartidos ao meio, sendo considerado a peruca mais longa de Hollywood até então (mas ela alegava ser seu cabelo natural). Ela é descrita como "a primeira pin-up necrófila do cinema de horror". 



Theda Bara
Theda Bara foi uma das primeiras sex-simbols do cinema. Em 1917, foi aconselhada por Helena Rubinstein, maquiadora russa, à explorar seus imensos olhos com máscara preta. A máscara/rímel ainda era praticamente desconhecido na América e Theda chocou a audiência do cinema com seus olhos pintados de preto e com a primeira aparição na tela de unhas dos pés pintadas. Os olhos de "panda" se tornaram sua marca registrada. Sua boca era pintada de vermelho vivo. Contrastando com a moda vigente, Theda tinha cabelos longos, era curvilínea e isso não a impediu de ser considerada a mulher mais bela de Hollywood.
Sua primeira aparição nas telas foi no filme "A Fool There Was", onde ela era creditada sob o nome de "The Vampire". Mas foi quando ela interpretou Cleópatra que a nomenclatura "Vamp" foi adicionada ao vocabulário da moda [AQUI]. 



Tura Satana
Tura Satana foi uma das principais dançarinas burlescas do século XX, namorou Elvis Presley e ficou famosa por seu rosto exótico. Atuou no filme de terror/ficção científica The Astro-Zombies, mas foi imortalizada em seu filme mais famoso, "Faster, Pussycat! Kill! Kill!", de 1965. Leia mais sobre ela NESTE post.




Elvira
Elvira, personagem interpretada por Cassandra Peterson há nada menos que 28 anos!! Elvira foi um filme de terror/comédia de baixo orçamento onde a personagem vai atrás de uma herança milionária numa pequena cidade conservadora. Óbvio que sua sensualidade incomoda algumas pessoas, mas os adolescentes a adoram. A trama rende boas risadas e a personagem chegou até mesmo a ter concurso de sósias. Hoje, Elvira se tornou um personagem cult e a marca Kreepsville666 licencia sua imagem em produtos de moda alternativa. Temos um cupom de 13% de desconto nas compras na loja da Kreepsville666, basta usar o código SUBCULTURAS aproveitem! ;D



Tem mais sugestão de Divas? 
Tem mais algum tema que gostariam de ver curiosidades? Não deixem de opinar aqui ou lá no Insta! ♥



Acompanhe nossas mídias sociais:
Instagram Facebook Tumblr Pinterest  Google +   

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Adorei o post! Não sei se cabe perfeitamente no tema, mas minha sugestão é a personagem Marla Singer, interpretada pela atriz Helena Bohan Carter em "Clube da Luta". A própria Helena pode ser considerada uma dessas musas, mas Marla, embora o filme não seja do gênero terror, com certeza é inspiração para todas nós que curtimos as divas já citadas. ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei essas postagens lá no insta. Adoro esse tipo de curiosidade! ^^
    Com certeza tem meu voto por "posta mais".. rs
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in