Destaques

1 de junho de 2016

Subculturas não tem idade: Adultos que adentram no mundo alternativo

Dentro da Geração Silenciosa, encaixam-se os primeiros frequentadores de subculturas. Nascidos entre aproximadamente 1925 e 1942, deram origem à grupos como Teddy Boy/Girls, Rockers/Bikers, Beatniks, Hippies, a Swinging London e criaram  sonoridades como o Rock n Roll. Dessa geração podemos citar como exemplo Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Little Richard e pessoas que estão - ou estariam - hoje entre os 70 e os 90 anos de idade.

Mas o que contaremos agora são casos como o de Viva, ilustrado abaixo:
pessoas que adentram subculturas DEPOIS de adultas. 


Viva tem 82 anos e adentrou no punk rock quando estava com 45 anos. O punk a atraiu porque a fazia se sentir livre pela falta de regras. Ela não sabia cantar, mas na cena isso não importa, você é livre pra se expressar sabendo ou não tocar ou cantar. Se você tem o espírito e a energia punk é o que vale, diz ela no vídeo a seguir.


Além de Viva, nos lembramos de Vivienne Westwood que tinha 35 anos quando também se envolveu com a subcultura punk produzindo roupas ultrajantes e criando estilos usados até hoje pelas gerações seguintes.


Recentemente assistindo ao documentário Envelhescência, nos surpreendemos com o caso de Judith Caggiano. Hoje uma senhora toda tatuada que ouve punk rock, ela começou a se tatuar após os 70 anos e adentrou no estilo de vida do filho motociclista.


Temos também Isobel Varley, que fez sua primeira tatuagem aos 48 anos e morreu aos 77 sendo a mulher mais tatuada do mundo segundo o Guinness World Records.


Válido citar algumas musicistas que conseguiram sucesso na faixa entre 27 e 30 anos numa indústria que cria ídolos com idades cada vez mais jovens:

Wendy O. Williams tinha quase 29 anos quando criou a banda Plasmatics, que é considerada por alguns a primeira banda que mistura sonoridade e atitude punk com o metal.


Cindy Lauper explodiu nos anos 80 com 30 anos de idade.

Kim Gordon é outra que começou na banda Sonic Youth aos 28 anos.

Debbie Harry tinha 30 anos quando o álbum Blondie foi lançado.

Shirley Manson tinha 29 anos quando a banda Garbage estourou, ela conta que "se sentia velha" como contamos neste post dedicado ao estilo dela.



Estudos olham as subculturas apenas como cultura juvenil.
E de fato, em grande parte era, mas isso parece estar mudando
na medida em que o mundo passa a permitir uma maior liberdade de expressão da individualidade.


Os casos acima, entre outros, nos chamam a atenção por saírem fora do conceito de que é permitido somente aos jovens a rebelião, a contestação e o uso de estéticas alternativas. O próprio Marketing de massa explora a ideia de que adultos devem se comportar dentro da normalidade enquanto estão na idade produtiva.

Observando isso, também notamos um atraso significativo nos estudos de moda e comportamento relativos à esse tema, por exemplo: a moda mainstream só dá valor aos estudos de jovens até 24 anos ou após os 60, as idades entre estas são ignoradas. Enquanto que as subculturas estão à frente, quebrando as regras de todas as gerações. 

Nestes estudos mantém-se a ideia que o adulto não pode ousar nem ser criativo. Tem que ser um robô. Tem que passar pelo esquadrão da moda pra jogar a criatividade fora porque "já passou da idade". Criou-se essa coisa de que a criatividade, transgressão e rebeldia só pertence aos jovens. No nosso ponto de vista, isto não é verdade. Isso não tem idade.


Subculturas podem soar ultrapassadas na pós modernidade,
mas é impressionante como são relevantes em termos culturais. Ainda seduzem jovens e adultos que estão com disposição de quebrar as regras!



Enquanto muitos dizem que ser alternativo “não é só uma fase”, o que dizer de pessoas que estão se descobrindo parte de subculturas na idade produtiva: aos 30, 40 ou 50 anos? E aí, vamos podar essas pessoas? Vamos dizer que elas estão erradas, estão sendo imaturas ou com medo de envelhecer e pedir pra elas largarem de lado suas criatividades e novas descobertas?
É isso que vamos continuar analisando no próximo post.


 

Acompanhe nossas mídias sociais:
Instagram Facebook Tumblr Pinterest  Google +   


Direitos autorais:
Artigo das autoras do Moda de Subculturas.
É permitido usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos, para isso precisa obrigatoriamente linkar o artigo do blog como fonte. Compartilhar e linkar é permitido, sendo formas justas de reconhecer nosso trabalho. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui presente sem autorização prévia. É proibido também a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, porém, a seleção e as montagens de imagens foram feitas por nós baseadas no contexto dos textos.

Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. Muito bom! A parte que mais gostei foi a crítica de que os adultos devem se comportar como robôs. Vou tentar lembrar disso quando tiver mais idade, o que importa é se sentir bem! Pelo menos, na minha futura carreira (curso ciências biológicas) não tem essa de impor padrão, e tal, podemos ser como somos (até pq os biologos são bem esquisitinhos hahahahaha ainda bem!!)

    Beijos, Menina Borboleta.

    meniborboleta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, é o maior desafio dessa faixa etária: se sentir bem + ter uma carreira. Espero que você consiga sempre ser você mesma!
      Bjs!

      Excluir
  2. Que post maravilhoso! Estou entrando agora em uma banda (aos 23) e andei me sentindo muito velha pra isso. Era algo que eu queria desde os 12, quando conheci o rock, mas as coisas tinham que andar na linha e precisei estudar. Agora, já na faculdade, decidi dar a cara a bater e este post veio tirar um pouco da "velhice" de mim. :D
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina não está velha não!
      Aproveite bem seu tempo, os anos e você vai ver que todo dia dá pra aprender ou começar algo novo :)

      Excluir
  3. Puxa, tenho 41 anos, meus cabelos são roxos, uso meus coturnos desde a adolescência, e ká entre nós, ando e ando se me criticam por isto, sou muito feliz assim, kkkkk!!!

    ResponderExcluir
  4. A claro adorei o post, esqueci de falar! ass. Ju!!

    ResponderExcluir
  5. Isso me fez lembrar a campanha da gripe com Arlete Sales que destaca a palavra "Jovens acima de 60 anos", talvez já uma mudança de comportamento da publicidade com esse público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que questionamos no post a seguir, ser "jovem" na adolescência e quando idoso é relativamente bem aceito, mas ser "jovem" aos 30, 40 e 50 anos (idade produtiva) não parece ser legal pra sociedade/marketing...
      Por isso os exemplos de pessoas que entraram em subculturas nessa faixa etária nos chamou a atenção, sinaliza que dá pra ser adulto e se identificar com ideologias, estilos de vida...

      Excluir
  6. Olha, acho que é tudo que eu precisava ler no momento. Não por causa do estilo, porque isso eu não pretendo abandonar nunca. Ser alternativo nunca será uma fase. Tá na nossa essência. Mesmo alguns que se descobrem alternativos mais velhos, pode reparar, em algum momento antes da vida vida a "alternatividade" já tinha dado as caras. Só que, provavelmente, foi repelida pelo esquadrão do normalzinho.
    Mas como eu tava falando, tudo que eu precisava ler, pois às vezes me sinto tão velha pra algumas coisas. Essa imposição social de ser bem sucedido aos vinte e pouco anos é muito difícil de contornar e ver belos exemplos como esses citados de pessoas que fizeram algo legal aos 30 é bem inspirador. ^^
    Adorei o post!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu estava lendo uma matéria sobre a Jane Wilkes (https://www.bastillepost.com/global/article/2805450-self-proclaimed-eldergoth-proves-at-57-years-old-it-is-never-too-late-to-express-yourself) que até então não conhecia e decidi vir aqui ver algo sobre,pois sinceramente acredito que eu esteja passando por uma crise dos 30 >.<.Percebo mais do que nunca como a cultura da juventude eterna anda crescendo,gente que tem medo de envelhecer e perder sua essência,gente que inclusive mal descobriu para o que veio e como é.É interessante como só fui compreender quem eu era quando fiz 30 anos em 2017 e mesmo assim me questiono,mesmo sabendo que não sou apenas um visual,mas alguém que expressa sua criatividade através das roupas,música ou pura e simplesmente fazendo arte decorando minha própria casa.Confesso que parei de seguir o blog em redes sociais,precisava,afinal de contas não me via mais ali,mas eu pensei:Como vou me enxergar se não tenho um ponto de "referência"?!Para que assim eu nunca me esqueça de quem eu realmente sou?!-Eu sinto orgulho quando vejo alguém com idade para ser minha mãe/avó sendo quem é,empoderando o seu local de fala e se impondo para fazer parte da sociedade e pedindo por respeito.Tem muita gente desistindo da vida por não se encaixar,muita gente abrindo mão da sua essência para agradar e muito do que não era e nem deve ser padronizado,está ficando.

    Enfim,é isso!Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela! Pode ser sim que esteja passando pela crise dos 30 rsrs. você falou da cultura da juventude e bem... quando vc vê uma senhora que poderia ser sua avó, empoderada, ela está fazendo uso do que a cultura da juventude deixou de herança pra sociedade: a quebra de padrões comportamentais. Pois essa cultura foi muito mais do que estética, também dos costumes. E pode ser que em certos casos não se trate apenas de medo de envelhecer mas também de uma vida que quebra regras socialmente impostas de comportamento para cada idade. Quem decide como os velhos devem agir? Quem decide como os jovens devem agir? Quem decide são os que querem controlar a sociedade.
      Fico triste que não siga mais o blog por não se identificar mais com o conteúdo. Mas compreendo. Outro dia te procurei lá e não achei e fiquei desolada. Se você não se identifica mais com nosso conteúdo, pra mim também é difícil imagina eu ter que criar conteúdo que agrade várias gerações, o mais novo e os mais velhos... não dá pra saber o que cada um, em cada fase da vida aprecia mais. E nem se está sintonizado com uma pessoa como eu, que estou perto dos 40 anos, seguindo duramente o caminho de não desistir de ser quem eu sou e ainda mantendo um site sobre cultura alt? É difícil, mas todo dia agradeço às culturas da juventude por terem me dado um mundo mais aberto ao diferente e que me permitem nessa idade continuar na ativa.
      bjs e espero que passe bem pela crise.<3

      Excluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in