.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: Lady Drags: uma nova forma de expressão das mulheres

16 de julho de 2016

Lady Drags: uma nova forma de expressão das mulheres

Em homenagem ao Dia Internacional da Drag Queen, 16 de Julho, compartilhamos uma matéria interessante que saiu na ATTN, uma nova mídia americana com foco na acessibilidade de questões que envolvem o social, política e demais temas. 

Como toda Arte que está em constante evolução, existe uma uma nova onda de mulheres artistas que estão usando a performance drag para reivindicar a feminilidade a partir dos seus próprios termos: são as Lady Drags. Mas o que isso significa? Segundo informado no vídeo, consiste na mulher ter a liberdade de usar o que quiser sem sofrer qualquer tipo de assédio. E uma das formas que demonstram essa visão é utilizar maquiagem e roupa deliberadamente exagerada. 



Interessante é que ao mesmo tempo em que a maquiagem pode ser considerada um aprisionamento da estética feminina, quando não aplicada conforme as regras do padrão de beleza da indústria, torna-se uma ferramenta de protesto por fortalecer a autoexpressão de um indivíduo que possui uma outra visão da maioria sobre que é belo.

Historicamente, ser drag tem sido homens se vestindo de mulheres e vice versa. Mas agora a questão vai além. Com as Lady Drags, as mulheres estão encontrando o poder de ser qualquer tipo de mulher que querem ser, dando o dedo para quaisquer limites que a sociedade coloca sobre elas. "Nós temos que usar o que a gente quiser, e eu não irei receber assobios e ser chamada de piranha pela meu decote estar na sua cara", afirma uma das entrevistadas. Oitenta e quatro porcento das americanas já receberam assobios na faixa dos 17 anos. Infelizmente no Brasil a estatística não deve ser muito diferente.

Lendo os comentários, havia muitas dúvidas entre a diferença do Burlesco e as Lady Drags. Alguns interpretaram que o significado era o mesmo, e não é. Conforme explicado pela performer Sassy Stonehart, "Burlesco é uma provocação, um strip, uma dança ou performance feita para o público esperar a remoção das roupas e tomar de alegria por uma mulher expressar a si mesma amando seu corpo. Drag é imitar uma mulher mais acentuado através do playback". Hoje, já existe uma combinação dos dois, chamado de "Draglesque". 

Confiram um exemplo de Draglesque com Crimson Kitty:



Lady Drags é uma belíssima manifestação de direito da mulher sendo o que ela quiser. Por mais versões delas no mundo! :D

Leia mais:
A nova cena Drag: do passado ao presente


Acompanhe nossas mídias sociais:
Instagram ☠ Facebook ☠ Tumblr Pinterest  ☠ Google +  
  • 1Blogger Comment
  • Google+ Comment
  • Facebook Comment
  • Disqus Comment

1 Comment

  1. Eu achei o máximo essa nova cena. Mais uma forma de expressar que podemos sim ser o que quisermos, quando quisermos e onde quisermos. Dou total apoio!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

comments powered by Disqus
Pin It button on image hover