Destaques

17 de setembro de 2016

A origem e a moda de Elvira, a Rainha das Trevas!

Elvira nasceu para brilhar sem muito esforço: ela é simplesmente a Rainha das Trevas! Com mais de trinta anos de reinado, seus súditos permanecem fiéis, de geração a geração, e crescendo a cada dia. Mas qual será o segredo dessa monarca nem um pouco convencional???


Tudo começa quando Cassandra Peterson descobre uma audição para substituir a falecida anfitriã de um programa dedicado a filmes de terror em Los Angeles. O diretor havia visto e gostado de uma performance sua no teatro onde interpretava uma patricinha e perguntou se não poderia fazer o mesmo só que numa versão mais assustadora e sombria. Ela topou o desafio e Elvira estrearia nas telas em 1981.

No famoso sofá do programa

Cassandra acredita que a diferença entre Elvira e as outras apresentadoras é que ela consegue fazer a combinação de três elementos: humor, sensualidade e o lado dark. A fama veio com a duração de sete anos da atração e que rodou a América inteira, chegando até o Canadá. A venda de produtos ajudou a popularizar ainda mais sua imagem e chegar ao estrelato.

Humor: lendo a revista "Funeral dos Homens"

A atriz que é da comédia, nunca imaginou que a personagem fosse tomar conta de sua carreira para o resto da vida. É interessante que em entrevista com RuPaul - divertidíssima por sinal! - Peterson revela que sempre foi fã de Halloween e sua mãe e tia chegaram a montar uma loja de fantasias. Anos depois, a fantasia da Elvira era a campeã de vendas no mundo. "Eu realmente acredito que é uma clássica personagem que jamais sairá fora de estilo...por causa de todas as crianças que ainda amam, você sabe, a escuridão.", observa RuPaul, que declara também seu amor pelo filme da qual está entre seu top five.


Cinema
Mal sabia que ao nascer, viraria a protagonista dos mesmos tipos de longas que apresentava. O primeiro sairia em 1988, denominado de Elvira, A Rainha das Trevas. O filme a levaria alcançar sucesso mundial mesmo com o orçamento de vinte milhões de dólares. O figurino era assinado pela consagrada Betsy Heimann, a mesma de Pulp Fiction e Quase Famosos. Teria uma segunda continuação com As Loucas Aventuras de Elvira em 2001, porém esse não teria o mesmo retorno que o anterior.

 
"Elvira Macabre Mobile" é um modelo Ford Thunderbird 1959


A estética
A bela Diva do Terror demora cerca de uma hora e meia a duas para ser montada. O visual, que nem sempre é confortável a sua criadora, condiz com a linhagem: roupa preta, maquiagem forte, com um belo batom vermelho e unhas do tamanho de uma Vampira. Maila Nurmi chegaria a processá-la por apropriação de personagem, mas o processo não teria êxito. De fato existe forte semelhança no vestido comprido e justo que usam, com a diferença no decote frontal e lateral de Elvira que é bem maior e a adaga acoplada no cinto. Só que esse modelo é um clássico no terror, Mortícia Addams também usa uma versão similar. 

Vampira X Elvira

Segundo conta, Cassandra teria pedido a seu melhor amigo que desenhasse um croqui para criar o look de Elvira. O artista teria como inspiração o famoso cabelo beehive das cantoras do The Ronettes. Porém, desconfio que haja referência além do grupo sessentista: a de Priscilla Presley. Ainda bem jovem, Cassandra se aventurou no Rock sendo até groupie, demonstrando seu lado transgressor já que nessa fase as mulheres tinham que casar virgem, caso contrário seriam ofendida moralmente. O ídolo dela era Elvis Presley, da qual conseguiu ter um encontro em Las Vegas. Ligando as informações, creio que há um quê fortíssimo de Priscilla na construção da beleza de Elvira, visto o penteado e o olho delineado de gatinho presente em ambas.

Camiseta com o Elvis

Montando a drag, como diz Cassandra.


Curiosidades: observe que a maquiagem de Elvira já utilizava aquela técnica dos animes para deixar os olhos bem grandes e destacados.

O mesmo tipo de aplique era visto também na cabeça de Amy Winehouse. É provável que a inspiração tenha sido as The Ronettes, como descrito nesse post.



Admiradores 
O sucesso trouxe a Elvira diversos fãs, de prisioneiros a enfermeiras. Mas gente famosa também se renderia a estrela cult, como muitos rock stars por exemplo. Além do cinema, a personagem se aventuraria na música e na dança. O Burlesco, que estava em período de decadência e encontrava-se somente no meio underground, chegou as grandes telas e shows através da famosa personagem.

Tim Burton, Alice Cooper e Axl Rose

Dita von Teese tem seu nome como prercursora da arte burlesca nos anos 2000. Ela é fã declarada de Elvira e ambas já se encontraram em eventos. Após essa pesquisa fica bem evidente no trabalho de Dita elementos utilizados pela diva do terror, até o tom de voz e biotipo do corpo lembram uma a outra.


No universo alternativo permanece mais viva do que nunca. Ela tem continuado com seus produtos de merchandising, fazendo com que nostálgicos e um novo público conheça seu trabalho. A marca Kreepsville 666 tem uma bela parceria de roupas e acessórios com a estrela dark.


Hoje, Cassandra cuida das licenças de Elvira com produtos vendidos em diversas áreas. Ela ainda faz shows, comparece a programas de tv, em eventos geeks como o Comic Con e outros voltados ao universo do terror. 


Quantas Sessões da Tarde nos divertimos com ela, hein?



Acompanhe nossas mídias sociais:
Instagram ☠ Facebook ☠ Twitter  Tumblr ☠ Pinterest  ☠ Google +  ☠ Bloglovin´   

Comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Elvira liiinda!
    Acho que desde criança, minha alma já sabia que eu ia amar fortemente o mundo alternativo, porque eu era fã da Elvira, faltava até a aula (com autorização da mãe) pra ver o filme dela <3
    Gosto dela porque ela mostrou um lado dark, porém simpático e carismático. Pra mim, ela foi uma das primeiras a dismitificar o rock como coisa de malvadões!
    Teus posts sempre maravilhosos, Sana!
    Beijão pra ti!

    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom! Parabéns Cassandra e parabéns ao Moda de Subculturas por sempre nos trazer boas referências!

    ResponderExcluir
  3. Ela é realmente linda ! E uma referencia que nunca vai sair de moda

    ResponderExcluir
  4. Eu amo a Elvira. ela é minha musa, minha inspiração, minha rainha!
    Por causa dela e da Mortícia da Angelica Huston, que eu assistia desde de muito novinha, que eu amo esse universo alternativo. Lembro que quando eu tinha uns 7 anos pedi pra minha mãe costurar pra mim um vestido igual ao da Elvira, e ela pegou uns vestido velho de Jersey dela e fez, só que era azul e não preto, e depois que não servia mais pra mim acabou virando roupa de boneca.
    Eu amo o lado "dark" da vida desde que eu me entendo por gente...e eu amo a Elvira desde de sempre ^.^

    ResponderExcluir
  5. Elvira é maravilhosa... pura inspiração.
    adorei conhecer mais a respeito..

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  6. Gótica trevosa, saudade desse tempo.
    www.viela43.com.br

    ResponderExcluir
  7. Elvira, minha eterna musa! Tantos anos e ainda inspirando gerações! Aproveito para sugerir um outro "post" neste ano completando 30 anos, Labirinto com David Bowie!

    ResponderExcluir
  8. A Elvira é muito maravilhosa! Amo a personagem. E a Cassandra arrasou dando vida a ela.
    Merece, e muito, o título de Rainha das Trevas!
    Eu adoro o penteado e a roupa dela. Ainda quero fazer algo no estilo. *-*
    E sobre as peças da kreepsville com ela, ainda quero muito uma. Ou aquele vestido lindo da Reversa que tem a estampa dela também... *-*
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in