Destaques

3 de fevereiro de 2017

40 Anos do Estilo Gótico (Masculino)

Ano passado, o vídeo "40 anos do Estilo Gótico" [aqui] de Liisa Ladouceur, deu uma repercussão imensa na internet no mundo todo. A polêmica e o sucesso foram tantos que Ladouceur decidiu fazer um segundo vídeo, desta vez sobre a estética masculina. 


 
"A reação a 40 anos de estilo gótico foi esmagadora. Foi um projeto de arte com meus amigos criativos para celebrar uma subcultura e estilo que eu amava, e foi emocionante vê-lo ressoar por tantas pessoas - mesmo aqueles que discordaram fortemente de nossa versão da história do estilo gótico, que era um quadro geral, um olhar generalista para as tendências ao longo dos anos. Para o vídeo masculino, levei seis meses para encontrar o modelo certo que nos deixou dar-lhe um deathhawk. Nós pudemos caracterizar looks góticos que eram mais masculinos - industriais, por exemplo, ou aquelas calças tão clássicas da [marca] Tripp - ao mesmo tempo em que reconhecemos que a androginia e a troca de gênero são um elemento essencial deste mundo.

A moda dos homens góticos é intrinsecamente mais transgressiva do que a das mulheres - ainda hoje é preciso um monte de coragem para um rapaz sair em plena rua com lápis de olho e batom, ou numa saia e arrastão, nunca se esqueça dos anos 1980, quando tudo isso começou.
Ao longo dos anos, os homens góticos foram tão fashion-forward quanto as mulheres, e queríamos celebrar isso. Tenho certeza que ainda haverá discussões sobre o que é e não é gótico o suficiente neste vídeo, mas isso também é um elemento essencial e bem-vindo.
" - Liisa Ladouceur para o site Nosey.

Então aperta o play que vamos falar mais sobre o vídeo logo abaixo ;)




Datas e Estilos
1976 Punk / 1980 New Romantic / 1985 Trad Goth / 1990 Vampire / 1995 Industrial /
2000 Cyber Goth / 2005 Emo / 2010 Edwardian / 2015 Deathrock revival



  • Ladouceur começou de novo pelo Punk 1976, pois sabemos que ambas as subculturas possuem uma ligação histórica.
  • Neste vídeo ela colocou as datas bem grandes; no vídeo anterior sobre a moda feminina, as datas pequenininhas confundiram muita gente que não as notou.
  • Observem como "1990 Vampire", bate certinho com a estética Romantic Goth do vídeo da moda feminina. Naquela época os livros de Anne Rice influenciaram a subcultura.
  • Em "2005 Emo #sorrynnotsorry", Ladouceur já avisa "desculpa sem pedir desculpa".
"Emo", é claro, já está provocando polêmica. Liisa não abordou exclusivamente os estilos góticos (nascidos na subcultura) e sim os estilos que os membros da subcultura ADOTARAM ou que a subcultura INFLUENCIOU. No caso do Emo, houve uma mistura com a estética gótica em determinado momento, e tendo vindo de um braço do punk, os Emos criaram uma espécie ligação estética de punk + goth versão década de 2000.


  • 2010 Edwardian: algumas vezes citei essa estética aqui no blog, especialmente [neste post] onde analiso os eventos alternativo-históricos. A estética eduardiana entrou muito em voga junto do maior acontecimento da cena gótica daqueles anos: o surgimento do Picnic Vitoriano do WGT organizado por Viona Ielegems, evento este que se refletiu aqui no Brasil, com os Picnics Vitorianos das cidades de Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro e até Manaus.
  • "2015 Deathrock Revival": É verdade que está havendo um revival estético do Deathrock, inclusive na moda feminina.

Finalizando, gostaria de lembrar que os vídeos têm como foco História da Moda (alternativa) e não somente a subcultura. Então ao assisti-los é preciso dar uma ampliadinha na mente e enxergar essas influências e referências como um todo.
Se gostaram, não esqueçam de  compartilhar ;)


Contem o que acharam do vídeo! :D



Acompanhe nossas mídias sociais: 


Comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Poxa,agora sim <3
    Achei perfeito,muito melhor que a versão feminina na minha opinião,ficou muito fiel.
    E como foram ousados esses meninos né?Respeito muito.

    ResponderExcluir
  2. E é incrível ver como a subcultura e sua influência na moda em cada época tb expandia sempre para tb influenciar a moda mainstream. Quando vejo a influência romântica no vampire lembro o boom dos livros da Anne na cultura pop com o lançamento do filme e aqui no Brasil virou até novela, Vamp. E tudo q aparece na globo o povo replica, em doses homeopáticas kkk mas usufruem da subcultura na moda!

    Bjo

    Https://inofensivaelen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei bastante do vídeo, assim como gostei da versão feminina... acho que vai ter uns que vão falar que o emo não tem nada a ver; não sei se meu raciocínio é certo, mas acho que tem muita a ver sim, muitos jovens que são góticos hoje em dia, por volta de 2005 eram emos. Então pra mim faz sentido o emo estar no meio hueuhehu
    bjooos!

    ResponderExcluir
  4. Muuuuuuitooooo Shoooooooow!!!!!, meus preferidos sempre serão TG e Vampire.
    Adorei, beijos
    http://www.ritinhaangel.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu amei o vídeo, achei bem mais coerente e sensato do que o feminino. E nos estilos que teve em ambos, imaginei os dois de casal e a imagem ficou bem legal. Tenho meu pé atrás com o feminino, mas acho que tirando alguns estilos, os outros ficaram muitos legais. Eu gostei muito mesmo desse masculino, gostei principalmente do modelo HAHAHAHAH
    Falando sério, isso que tu falou sobre ela ter abordado não somente os estilo, mas também subculturas que foram influenciadas sob o gótico me fez até o vídeo feminino de um jeito diferente. Gosto muito da leitura que tu faz das coisas, Sana! Um beijão!

    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Queria dizer que estou há quase 3 horas lendo arquivos do blog e me surpreendendo com a quantidade de informação da qual eu n tinha total conhecimento! Não sou adepta de uma unica subcultura, sou a geração Y citada em alguns posts daqui, porém, sempre preferindo as alternativas. As informações são incríveis e muito bem colocadas, adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle! Nossa você não imagina o quanto fiquei feliz ao ler este seu comentário, muito obrigada! <3
      É maravilhoso ter o trabalho reconhecido e é nosso objetivo sempre trazer mais e mais informações.
      Será sempre bem vinda aqui! ♥

      Excluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in