Destaques

7 de fevereiro de 2017

Veganismo e Estilo de Vida Alternativo: Conheça Coletor Menstrual

Nosso mundo alternativo não é apenas sobre nossas roupas, calçados, maquiagem, cabelos e estilo, ele também adentra nossa filosofia de vida e nossa intimidade. Hoje escrevo sobre um tema que envolve as duas coisas. O veganismo, que é contra qualquer tipo de opressão, independente de quem seja a vítima. Veganas e veganos não consomem alimentos de origem animal, peles, couro, não financiam circos com animais, zoológicos e boicotam marcas que fazem testes em animais. O outro tema é a menstruação que pode ser um tema tabu ainda para muitas pessoas. 


O coletor menstrual é um produto bem antigo, pouco difundido, mas que vem ganhando cada vez mais espaço. Lembro das primeiras vezes que pesquisei sobre o produto. Enquanto vegana eu sempre procurava alternativas para os absorventes, que por norma da Anvisa são testados em animais (sim, no Brasil todos os absorventes são testados em animais). Eu nunca tinha visto para vender e nem conhecia ninguém que usava (na verdade, na época eu não sabia que umas amigas também veganas já usavam), e achava muito estranho introduzir um "copinho" de silicone em mim, muitas de nós já se incomoda com absorvente interno, imagina com um "copinho"? Pensamos na dificuldade em colocar e depois de retirar, onde entramos em outro assunto também importante de ser mencionado: as raízes profundas do patriarcado em nossas vidas: não nos tocamos, não sentimos nossos corpos, não conhecemos nossa anatomia... Há dois anos uso coletor e não troco por nada, a liberdade e o conforto que me proporcionam é fantástico. Claro que nem sempre foi assim, demorei uns 6 ciclos para me adaptar, conhecer meu corpo, pegar o jeito de colocar e retirar sem sentir aquela dificuldade. 

Você já parou para pensar por que a menstruação é considerada um tabu? Algo quase inevitável na vida  das mulheres, onde somos ensinadas a ter nojo de nosso próprio corpo, onde sequer ousamos dizer a palavra "menstruação", a trocando pela famosa frase “naqueles dias”. De onde vem todo esse julgamento social? Mais uma vez o patriarcado, tentando nos deixar mais oprimidas e com baixa estima por nossos corpos, nos odiando e consumindo cada vez mais produtos, assim enriquecendo mais toda essa indústria. 

Ser alternativo é questionar e problematizar
padrões de comportamento.
garota punk menstruada
Ilustração de Mila Bomb

Eu cheguei no coletor procurando uma alternativa de empresas que não testam produtos em animais, mas descobri muitos outros benefícios. Você já imaginou quanto tempo um absorvente leva pra se decompor no meio ambiente? E quantos absorventes uma mulher usa no decorrer da vida? O coletor é reutilizável e pode durar até 10 anos! No primeiro momento pode parecer caro, em torno de 80 reais mas quando colocamos na ponta do lápis, sai bem mais em conta que os absorventes descartáveis. 



O coletor é feito de silicone, bem flexível, que se adapta bem ao formato da vagina. Não absorve a umidade natural da vagina como os absorventes internos e não causa irritações. E por não absorver a umidade natural da vagina é possível treinar mesmo antes do ciclo chegar. O coletor faz vácuo na vagina, impedindo vazamentos e a proliferação de bactérias, assim evitando qualquer odor. 

 Coletor Menstrual

É possível usar a noite toda, nadar, fazer qualquer atividade. É recomendado não ultrapassar um período de 12 horas com o coletor. Eu o higienizo a cada 5 horas normalmente e no final do ciclo passo as 12 horas mesmo, só higienizo de manhã e antes de dormir, mas isso varia muito do fluxo de cada pessoa. Para a higienização, eu retiro o coletor, descarto o sangue no vaso sanitário, lavo o copinho com água e sabão, seco com papel higiênico e coloco o copinho novamente. No final de cada ciclo eu fervo o copinho por 5 minutos em uma panelinha esmaltada e guardo em um saquinho, já comprei a panelinha e o saquinho junto com o coletor. Algumas meninas que são pagãs ou seguem a Bruxaria Wicca, plantam a lua. É uma forma de fazer o sangue retornar à natureza ao invés de ser descartado no vaso sanitário. 
 
 Coletor Menstrual Inciclo

O meu coletor menstrual é da marca InCiclo, entrei no site e procurei uma revendedora perto de onde moro. A marca trabalha com dois tamanhos de coletores, o menorzinho é indicado para mulheres com menos de 30 anos e que não tenham filhos e o maiorzinho para mulheres com mais de 30 anos ou que já tenham filhos. Essa recomendação é baseada na tonicidade do assoalho pélvico que naturalmente perde elasticidade com a idade e gestações. 
Além do coletor eu também tenho absorves de pano, são reutilizáveis e me ajudaram muito na transição para o coletor. Por ser 100% algodão também é uma boa alternativa para quem tem alergia às substancias químicas presentes nos absorventes descartáveis. 

Caso surgem mais dúvidas fico a disposição, se você for mais tímida e quiser mandar sua dúvida no privado, fique a vontade, meus links de contato estão logo abaixo. Também recomendo o grupo “Coletores Brasil – Mestrual cups” no Facebook, voltado para partilha de conhecimento.


E você, já usa coletor menstrual, tem interesse? 
O que acha do produto?

A autora do artigo, Kelly Aline com o seu coletor


Autora: Kelly Aline
Donzela guerreira de um conto de fadas alternativo. Vegana, feminista, esteticista, cursando pós graduação em visagismo, estilo, imagem pessoal e tricologia. Criativa sanguínea apaixonada por cabelos coloridos, piercing, unicórnios, sereias e elfos. Facebook / Instagram


* Embora imagens e a marca InCiclo tenham sido citadas, esta não é uma postagem publicitária.


Acompanhe nossas mídias sociais: 

Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Eu tenho vontade de usar o coletor, mas tem uns 6 meses que tô sem menstruar, pois parei com o Anticoncepcional... mas assim que voltar, com certeza comprarei meu copinho :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayara, não vai se arrepender, o coletor foi um dos meus melhores investimentos :) e caso sua menstruação não volte ao ciclo seria legal procurar um ginecologista.

      Excluir
  2. Eu quero muito usar o copinho!
    Tá difícil sobrar o dinheiro pra comprar online + o frete, então eu não tô usando absorvente nenhum mesmo. Minha menstruação é muito fraquinha mesmo. Mas como pretendo parar de tomar o anticoncepcional, acredito que ela vá aumentar, então tô juntando dinheiro em um potinho pra comprar o meu kitzinho <3
    Acho lindo, acho saudável, acho uma maneira de respeitar a natureza e voltar a ser mais natural. Eu também sigo o Ciclo da Lua Vermelha, demorei anos pra entender que menstruação não era algo nojento, e sim algo totalmente puro e mágico!
    Muito boa essa postagem, é sempre bom saber de outras experiências!
    Beijo!

    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, muito obrigada, fico feliz em saber que você gostou do post. Torcendo aqui para que logo junte o dinheiro necessário. Um beijo.

      Excluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in