A maioria de nós está acostumado a ver Drag Queens coloridas e cheias de brilho, porém há diversas drags que saem do comum e optam por estéticas mais darks que remetem à subculturas alternativas.
A Drag Laila McQueen: vamp, gótica e com bullet bra!
![]() |
©Black Rose Photography |
Quem é fã do reality show norte-americano “RuPaul’s Drag Race”, se lembra de Sharon Needles (participante e ganhadora da 4ª temporada) e de Laila McQueen (participante da 7ª temporada), ambas se diferenciaram das outras concorrentes por seus estilos góticos. Principalmente Sharon Needles que logo no primeiro episódio chocou os jurados (entre eles a Rainha das Trevas, Elvira) com seu look pós-apocalíptico. Ao contrário das outras participantes que elaboraram visuais como se tivessem sobrevivido ao apocalipse, Sharon mostrou que há glamour após a morte, aparecendo na passarela vestida como uma zumbi.
Sharon Needles em seu look zumbi pós-apocalíptico
Vejamos algumas referências estéticas de Sharon Needles e Laila McQueen relacionadas à cultura alternativa:
Needles com look inspirado na personagem Pee-Wee Herman e
headpiece de seta da tábua OUIJA usado em sua coroação...
headpiece de seta da tábua OUIJA usado em sua coroação...
Fazendo campanha para a PETA...
Se inspirando na Noiva de Frankenstein e na alta moda.
Laila McQueen no 1º episódio fazendo referência ao personagem
Beetlejuice (filme Os Fantasmas se Divertem, 1988):
Beetlejuice (filme Os Fantasmas se Divertem, 1988):
À esquerda, envolta em tule, spikes e batom preto;
à direita, olhos maquiados de vermelho e bustiê de cone.
à direita, olhos maquiados de vermelho e bustiê de cone.
Laila parece ser mesmo fã de cone bra, usando a peça nas duas fotos abaixo,
aliada à cabelos em tom pastel.
aliada à cabelos em tom pastel.
Continuando na linha de reality shows norte-americanos, o canal do YouTube Hey Qween em parceria da dupla de drags Boulet Brothers, nos presentearam com o web reality “Dragula”, para eleger a “Primeira Drag Supermonstro do Mundo” (World’s First Drag Supermonster). Os critérios ou princípios, como as apresentadoras falavam, para participar do web reality e se tornar a Primeira Drag Supermonstro do Mundo eram: Obscenidade, Terror e Glamour (Filth, Horror and Glamour).
![]() |
Boulet Brothers no 1º episódio de “Dragula” |
As próprias apresentadoras, as Boulet Brothers, são conhecidas por seu estilo gótico fetichista, usando, na maioria das vezes, roupas de látex e seguem os princípios que criaram para “Dragula”.
![]() |
Foto promocional de “Dragula”, com as participantes e as apresentadoras, as Boulet Brothers, ao meio. |
![]() |
Boulet Brothers usando trajes inspirados na moda da Era Vitoriana |
![]() |
Na Dragcon 2017 |
Alguns participantes do Dragula:
Frankie Doom
Meatball
Melissa Befierce
Van Der Odd
Não pense que as “drags alternativas” existem apenas fora do Brasil, aqui no nosso país temos ótimos exemplos dessa junção de culturas. A drag carioca Pandora Yume, ganhou grande reconhecimento após fazer parte da web série Drag-se (no canal do Youtube de mesmo nome) e hoje tem seu próprio quadro que é chamado “Pandora Yume entra na sala”. Tendo referências como Marilyn Manson, Bjork, Bettie Page e Elvira. Pandora se destaca na noite com seus looks góticos, fetichistas e andróginos. Sem contar que além de se destacar pelo estilo, Pandora Yume também se destaca por ser uma drag barbada.
Também do Rio de Janeiro, temos a drag Frankie Monstro (o nome já diz tudo) que segue o estilo gótico, fazendo diversos looks com referências à filmes.
Já a drag Milka é uma “vampire queen”, adotando o estilo mais vampiresco do gótico, chamando atenção não só pela estética mas também por ser uma mulher cis que faz drag - chamadas de "Lady Drags", como mostramos nesta postagem - um termo que ainda não pegou no Brasil.
Que as diversas subculturas continuem se misturando, gerando novas culturas e espaços para todo o tipo de expressão artística sem que haja preconceito!
E você, tem uma drag queen ou uma lady drag preferida?
E você, tem uma drag queen ou uma lady drag preferida?
AUTORA:

Acompanhe nossas mídias sociais:
Instagram ☠ Facebook ☠ Twitter ☠ Tumblr ☠ Pinterest ☠ Google + ☠ Bloglovin´
Artigo de Vitória Bulgari em colaboração com o blog Moda de Subculturas. É permitido citar o texto e linkar a postagem. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui presente sem autorização prévia do autor. É proibido a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, a seleção e as montagens das mesmas foram feitas por nós baseadas na ideia e contexto dos textos.
Maravilhosas, apenas <3
ResponderExcluirAMO/sou Drag queen, e tenho planos de trazer minha drag à vida mais vezes!
bjoo Vitória! ótimo post!
Adoro sua versão Drag!!! ♥
ExcluirAmei o post! Eu amo RPDR e a primeira temporada que vi foi a da Sharon, rolou uma identificação muito forte logo de cara! Eu tô meio atrasada com Dragula, mas eu amo as Boulet Brothers <3
ResponderExcluirE amei esse post por mostrar drags BR bem diferentonas!
Beijão!
www.vultuspersefone.blogspot.com
A Sharon já é um ícone, impossível não adorá-la!! ♥
ExcluirTomara que apareçam mais Dark Drags BR!
bjs Rafa!
Amei esse post! Eu sou apaixonada por RPDR e sempre busco as drags mais diferentes, foi o caso da Sharon que arrasou e provou que drag não é só de um jeito. Adorei o darkside dela mudou um pouco os pensamentos das pessoas. O que eu acho mais legal é que essa mistura de culturas faz a gente deixar um pouco os rótulos de lado e olha pra essência de cada um.
ResponderExcluirÉ verdade, de certa forma o jeitão da Sharon deu uma modificada nos pensamentos das pessoas além de ser das pioneiras das 'dark drags', maravilhoso o trabalho do RuPaul dando espaço pra esses artistas todos!
ExcluirBjs e obrigada por passar aqui! ♥
Comecei a assistir RuPaul's na temporada da Sharon e assim que bati o olho nela já sabia que ia ser uma das minhas drags favoritas da história. Fiquei muito feliz quando ela ganhou e quebrou aquele tabu de que as drags não podem ser ligadas à cena. Na temporada da Laila eu fiquei bem triste por ela ter sido a primeira a ser eliminada também, acho que ela tinha muito mais a mostrar.
ResponderExcluir❤
Relíquias da Lara
Tá sendo incrível mesmo ver todas essas drags "alternativas" se revelando. ♥
ExcluirAinda bem que podemos acompanhar o trabalho delas de outras formas!
Bjs!