Destaques

27 de setembro de 2017

Resenha: GOTHIC STATION #2 A Diversidade do Gótico Brasileiro

A segunda edição da revista GOTHIC STATION chega dando mais
visibilidade à diversidade presente dentro da subcultura gótica. 

 




Esta segunda edição vem com um CD. Ótima oportunidade para você conhecer bandas que disponibilizaram faixas exclusivas para a revista. 


Quando falamos em "garota gótica", pode vir à mente de alguns uma moça branca, pálida, esguia e posando para foto num cenário cheio de neve. Isso é resultado de uma visão de mundo/de beleza eurocêntrica (já abordamos neste artigo). No Brasil, esse tipo de aparência europeia ainda é a maior referência mesmo com as diversas etnias presentes em nosso país. Temos góticos afro descendentes, temos góticos asiáticos, temos góticos descendentes de indígenas... então o que os góticos brasileiros tem a nos contar sobre a diversidade dentro da cena? Essa é a matéria de capa da publicação que entrevista 14 frequentadores da cena buscando suas experiências e opiniões sobre preconceito, racismo, comentários maldosos e outras situações que encaram por quebrarem o estereótipo. Estereótipo este que é resultado da forma distorcida que a subcultura é entendida.

 "Somos a própria quebra de padrões" - diz John, um dos entrevistados.

Entremuralhas, o festival que acontece no castelo da cidade de Leiria em Portugal, é outro tema da edição. Assinado por Iluá Hauk, que já foi entrevistada aqui no blog, o artigo conta a história do castelo considerado patrimônio histórico e a atmosfera íntima que o evento proporciona aos participantes.


Mais uma vez escrevi um artigo exclusivo para a revista, o que significa que vocês só encontrarão lá e não aqui no blog. Desta vez foi sobre A Influência da Indumentária Medieval na Estética Gótica. Em seis páginas falo sobre como era a indumentária medieval e como os góticos fazem sua releitura. Finalizo exemplificando outros dois estilos inspirados no medievalismo: o estilo celta e o estilo Romantic Goth.




Quer comprar a revista? Basta acessar o link abaixo. O frete é gratuito! 
https://www.gothicstation.com.br/loja


O festival Woodgothic em São Thomé das Letras (MG), também ganha cobertura de reportagem sobre as atrações compostas por bandas de rock, pós-punk e góticas.


O terceiro festival a ganhar cobertura na edição foi o famoso WGT, que completou 26 anos este ano. Se você pensa em algum dia ir ao festival precisa ler esta matéria cheia de informações (como funciona, transporte, reservas, acomodação, alimentação, o que fazer no festival, segurança entre outras dicas).

 
Além destas matérias, a edição também conta com os recentes lançamentos musicais, entrevistas com a banda alemã Faun e The Beauty of Gemina e mais um artigo sobre a história da literatura gótica tendo foco na filosofia do sublime. E não posso esquecer de citar o artigo "3 filmes dos anos 1980 que influenciaram a estética gótica" (na edição passada foram os filmes da década de 1970).


Finalizo salientando algo que já disse anteriormente, financiar e comprar a revista GOTHIC STATION é apoiar a cena nacional. Se não tem cena gótica na sua cidade, existem sites, blogs, zines e publicações como esta que você pode apoiar, seja comprando, seja divulgando aos amigos. Somente o apoio manterá vivo as vertentes da cultura alternativa nacional.

 


Acompanhe nossas mídias sociais: 

Pedimos que leiam e fiquem cientes dos direitos autorais abaixo:
Artigo das autoras do Moda de Subculturas.
É permitido usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos, para isso precisa obrigatoriamente linkar o artigo do blog como fonte. Compartilhar e linkar é permitido, sendo formas justas de reconhecer nosso trabalho. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui presente sem autorização prévia. É proibido também a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, porém, a seleção e as montagens de imagens foram feitas por nós baseadas no contexto dos textos.

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Eu fiz uma entrevista com o Henrique Kipper e ele é um cara sensacional! *O*
    Acompanhei a campanha dele para a revista e estou extremamente honrada em saber que temos uma revista voltada a subcultura gótica no Brasil. Em breve eu também começarei a aderi-la para ver de perto o trabalho sensacional que estão fazendo.

    Até mais! O/
    Karolini Barbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito da tua entrevista com ele! Que bom que vai apoiar a publicação! Fico muito grata! <3

      Excluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in