Destaques

9 de outubro de 2017

Aniversário: 8 anos de Blog [+ postagens que vocês podem gostar de ler!]

Mês de outubro, mês de halloween,
data perfeita para celebrar o aniversário deste blog.



Cada vez mais pessoas tem reconhecido o valor histórico das estéticas alternativas, hoje há informações acessíveis e várias fontes de pesquisa sobre a "moda de subculturas", bem diferente de quando o blog começou em 2009. Certas mudanças foram tão rápidas que alguns posts do começo do blog já estão datados, mas permanecem como registro histórico de época.

Ser um criador de conteúdo é trazer pautas criativas. Nós amamos CRIAR conteúdo. Escrever sobre temas que nos fascinam. Somos movidas por novas ideias! 😄
Dividir informação faz crescer os debates. Quando não sabemos algo sobre determinada subcultura, perguntamos a quem possa saber. Não desistimos de temas aparentemente inacessíveis, permeando caminhos aprendemos e criamos conteúdo com o maior respeito às culturas que não somos parte. A intenção aqui tem sido ampliar os grupos que abordamos, estando abertas a subculturas de outros universos. Acredito que de início seja estranho ao leitor ver aqui um post sobre Trance, por exemplo, mas eu sugeriria ir abrindo a mente para o novo. Porque o novo sempre vem. Faz parte da nossa evolução como veículo de informação. Quem nos tem ajudado a dar voz para o diferente, tem sido os colaboradores. Eles (ou elas, pois são todas mulheres coincidentemente) trazem assuntos fora de nosso alcance.

Fechamos a cartinha desse ano torcendo para que os leitores nos compartilhem mais, o que ajuda manter o blog ativo e gratuito. Este é o momento que mais precisamos de vocês, é o momento que como presente de aniversário peço que escolham um post aqui do blog - o preferido de vocês - e compartilhem com o mundo! <3

Nós autoras selecionamos cada uma oito postagens que achamos que vocês podem gostar de ler:

Sana:

☠ O Estilo da Cantora Siouxsie Sioux foi um post maravilhoso escrito e pesquisado pela Lauren. Tem aquelas observações sensacionais de olhar apurado que ela sempre faz e ninguém consegue imitar.
☠ Um dia percebi que quando postava foto de skinheads no nosso Instagram perdia seguidores e recebia comentários do tipo "eles são racistas". Vi que precisava urgentemente contar a historia verdadeira da subcultura Skinhead, tão envolta em coberturas sensacionalistas da mídia. Não julguem sem conhecer, é o que a cultura dominante faz com a gente.
☠ Leio e escuto tanto por aí tanto por ai que subculturas aprisionam que decidi escrever um texto chamado Subculturas e o Conceito de Liberdade.
☠ Aliado à liberdade vem a individualidade. Daí escrevi sobre o revivalismo nostálgico de hoje: a cópia das estéticas subculturais do passado.
☠ Foi bem legal contar a historia da moda da primeira geração punk e como esses jovens mudaram TUDO o que veio depois deles.
☠ Ano passado rolou a maior polêmica internacional na web sobre os estilos de moda gótica apresentados em um vídeo. Eu contei tudo sobre eles.
☠ A década de 1940 e as subculturas é um post antigo, de 2010! Mas que curiosamente casa bem com o momento alt fashion que vivemos hoje sobre as "dark pin-ups", na época ainda não ocorria o fenômeno que temos hoje.
☠ Falando em pin-ups, nosso artigo sobre o tema foi pioneiro em português, assim como outro que repercutiu bastante: o da história dos Victory Rolls!


Lauren:
 

A cada ano que passa dificulta escolher o que indicar no blog. São tantos textos, tantos temas, tantas ideias, que às vezes até nos esquecemos do que já foi escrito. Sem contar nos diversos assuntos que nos acompanham há anos e queremos abordar e nos falta tempo para pesquisar. Mas aqui estão oito que indico a lembrança, dividi entre artigos com pensatas e outros sobre história da moda, pois sempre é bom resgatar a memória.
O trabalho visionário de Nicolas Formichetti que mostrou o atraso da Moda.
☠  Lei de Combate ao Bullying.
  'Guia' de introdução ao movimento Riot Grrrl.
☠  Sempre bom lembrar que subculturas não têm idade!
A história da Maila Nurmi, akaVampira, com muitos detalhes que me surpreenderam.
Escrevi sobre a franja pin-up para um curso de moda em 2011, fico boquiaberta com o interesse no tema até hoje!
  O cone bra me fez retornar o estudo ao fetiche que volta e meia esqueço.
☠  A história dos Club Kids mostra como subculturas tão diferentes podem se interagir e influenciar umas as outras perfeitamente.

O que esperar para os próximos meses? Estão vindo artigos sobre subculturas incríveis (que nunca abordamos antes!!) e tenho certeza que marcarão a historia do blog! E tem também o resultado das pesquisas sobre Dark Pin-ups! Contamos com a visita de vocês 💛



Acompanhe nossas mídias sociais: 

Pedimos que leiam e fiquem cientes dos direitos autorais abaixo:
Artigo das autoras do Moda de Subculturas.
É permitido usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos, para isso precisa obrigatoriamente linkar o artigo do blog como fonte. Compartilhar e linkar é permitido, sendo formas justas de reconhecer nosso trabalho. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui presente sem autorização prévia. É proibido também a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, porém, a seleção e as montagens de imagens foram feitas por nós baseadas no contexto dos textos.


Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Parabéns! Sigo vocês anos a anos! Que venham mais muitos anos de blog pela frente!! Admiro muito o trabalho de vocês! <3

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in