Destaques

27 de outubro de 2018

Os tricôs retrôs de Gianne Vintage Knits

A cultura retrô se liga com uma nostalgia romantizada de um passado vivido ou não vivido que se deseja resgatar. Aqui entra a história de Gianne, fundadora da marca Vintage Knits.

Gianne usa um de seus tricôs da coleção Vintage Horror.

Num mundo onde a produção em larga escala domina, onde atividades manuais como tricô e crochê não estão entre os afazeres habituais de jovens e adultos, a pequena Gianne, aos 12 anos de idade se apaixonou pela arte de tricotar mesmo não havendo o hábito dentro de sua família. Uma paixão imensa e incomum para uma garota daquela idade. O amor e a saudade por uma época não vivida serviram de mote para em 2008 adentrar de vez no universo das culturas vintage e retrô, já que a paixão por objetos, móveis, música e moda de décadas passadas, especificamente das década de 1940 a 1970, circundavam o imaginário da jovem.

Residente em Campinas, interior de São Paulo, Esteticista de formação com quase 10 anos de atuação na área e graduada em Pedagogia pela Unicamp, foi em 2012 que percebeu que a arte do tricô estava ficando um pouco esquecida e resolveu transformar sua paixão em profissão. Gianne começou fazendo reproduções de tricôs de modelos antigos, tendo boa aceitação do público interessado em moda retrô no Brasil e no exterior; assim percebeu a existência deste nicho de mercado artesanal no país. Ao longo dos anos a marca mudou de nome algumas vezes: “VCK - Vintage and Cool Knitting”,  “Knit Lovers” e agora “Gianne Vintage Knits”, que é o nome que, segundo ela, traduz toda a proposta de seu trabalho. 

Gianne usando (e tricotando) o suéter "cerejinhas".

Indo na contra mão da indústria Fast Fashion, produz todas as peças de maneira artesanal como a maioria das nossas avós e bisavós faziam. Gianne conta que sua intenção é a de que toda mulher que adquira uma peça sua tenha a experiência de utilizar uma roupa feita à mão, sob medida e personalizada: desde o primeiro contato até o momento em que ela recebe o produto e o veste.

Mas, vivemos numa era informatizada e tecnológica. Como estes dois mundos se entrelaçam?  
A forma de venda de Gianne também é diferente, por ser um trabalho totalmente manual são tricotadas poucas peças por mês, algo em torno de 8 a 10. Então não espere ver um botão "comprar" e alguns dias depois receber sua peça em casa. O contato com Gianne é feito via Direct Message no Instagram ou por Email,  onde se escolhe uma peça, passa-se as medidas e ela tricota exclusivamente para a cliente. Portanto, precisa-se estar ciente que existe um prazo para tricotar, dependendo do modelo escolhido de 10 a 15 dias depois de feita a encomenda. Após isso, começa a contar o prazo dos correios para a entrega. Então lembre-se de encomendar com antecedência no caso de planejar usar o suéter em algum evento específico.



Inspiração Vintage
Suas criações se baseiam especialmente em referências de época dos anos 1940, 1950 e 1960, aliado ao estilo Old Hollywood (o visual das atrizes de cinema da época), Cultura Tiki, Western, dentre outros.



Vintage Horror
Sua mais recente coleção possui cinco peças inspiradas no Halloween, mantendo a referência estética das décadas de meados do século 20.


Todas as peças são entregues em caixinhas personalizadas.


Conta pra gente o que achou da Gianne Vintage Knits e qual sua peça favorita!



Acompanhe nossas mídias sociais: 
Instagram Facebook Twitter - Tumblr - Pinterest - Google +  Bloglovin´


Direitos autorais:
Artigo original do blog Moda de Subculturas. É permitido compartilhar a postagem. Ao usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos precisa obrigatoriamente linkar o artigo do blog como fonte. Não é permitida a reprodução total do conteúdo aqui presente sem autorização prévia. É vedada a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, não fazemos uso comercial das mesmas, porém a seleção e as montagens de imagens foram feitas por nós baseadas no contexto dos textos. 

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in