Destaques

17 de junho de 2021

Nova coleção da loja Reversa traz a bota Western Moonchild (que lembra uma pike). Vem conhecer a história dos pikes e como o Western foi parar no Goth!

Há poucos dias, a loja Reversa lançou a coleção Vampire Heart, e dentre os lançamentos  está a bota Western Moonchild, que chama a atenção não apenas por suas características ‘western’, mas por lembrar MUITO uma pike, aquelas botas góticas pontudas que eram bastante usadas no começo da década de 1980 pelos trad goths e que se tornaram um clássico da estética da subcultura, tendo perdurado as quatro décadas de existência da mesma, apesar de outros modelos de botas terem tido seus momentos de popularidade ao longo do tempo. 


CUPOM DE DESCONTO: MODASUB5 - válido somente para o mês de julho de 2021.



No Brasil, houve por muito tempo o desejo de um lançamento das pikes por ser dos modelos de calçados da subcultura gótica que ainda tínhamos carência. A  Western Moonchild embora não seja uma pike ‘pura’ possui suas características, como o cano alto, as tiras afiveladas e o bico fino.

Esse ‘Western/Pike” da Reversa, tem também as características da bota cowboy no formato do salto, no design (exclusivo) das fivelas e no desenho do bordado na cor prata. O legal é que o bordado trás um motivo místico, característico da marca: uma meia lua, que também é o logo da loja.




Dá uma espiadinha no ensaio da coleção!


Mas vamos contar um pouco de história: 
Por que os góticos inventaram de usar sapatos pontudos?

Este tipo de calçado remete às ‘poulaines’, que eram os sapatos medievais com pontas enormes. No começo do século 19 acontece um revivalismo medieval na Europa e este modelo é novamente trazido à moda. No começo da década de 1980, Dave Vanian da banda The Damned buscou inspiração nas histórias de vampiros e na moda masculina do começo do século 19. É assim que o modelo vai parar nos pés da subcultura. 

Lá por 1380, na era medieval, os sapatos muito pontudos eram chamados de ‘poulaines’ e chegaram a ter até 30 cm de comprimento, tendo uma sola de madeira para poder manter a ponta sem estragar ou perder a forma. Quem usava esse modelo com as pontas em tamanhos mais extremos eram os homens de classe alta, por não fazerem trabalho pesado. 


E como o western / cowboy foi parar na subcultura gótica? 

As botas de cowboy são um modelo de bota de montaria, são criações do século 19, tendo origem nos desertos do oeste dos Estados Unidos, sua função era proteger e manter o pé firme nos estribos durante a cavalgada, o salto evita o deslizamento, o cano alto protege dos matos altos e da água.

Na década de 1980, é fundada a banda Fields of Nephilim, cujo nome foi retirado da bíblia. Se encontra escrito no Gênesis que os filhos de Deus seduziram mulheres da terra e geraram uma raça chamada nefilim. Foram eles que ensinaram aos homens a guerra, a astrologia e a magia. Este mito também está presente nos Evangelhos Apócrifos em que o líder dos nefilim é comparado à Satã. A música ‘Moonchild’, da banda Fields of Nephilim, tem referência ao ocultista Aleister Crowley. Desta forma, as trevas e o misticismo se unem na banda.

Devido ao interesse da banda ao lado obscuro da cultura americana, eles buscaram também referência no oeste dos Estados Unidos. O visual da banda foi inspirado pelos filmes de faroeste do diretor italiano Sergio Leone, um visual cowboy americano de longos casacos de couro, calças e botas de montaria. Um pouco de farinha dava um aspecto gasto e empoeirado às vestimentas e ao chapéu de abas largas. Assim, a imagem do cowboy adentra a subcultura gótica.

A principal diferença do Fields of the Nephilim para outros góticos é a masculinidade. Enquanto na subcultura o visual andrógino masculino é popular e valorizado, o Fields of the Nephilim não tem nada de feminilidade, nada de efeminado… a banda trás o macho, o machismo dark e o cowboy predatório místico.


O que torna a Western Moonchild um modelo peculiar, é essa mistura interessante de elementos da estética da subcultura que vieram de caminhos e referências tão diferentes entre si e tem um resultado harmônico. Outra diferença é que a bota é um modelo que consegue 'neutralizar' o aspecto mais 'macho' das botas de cowboy, embora o salto, o recorte e o bordado estejam lá porém mais observados ao ver o cal~çado de perfil, quando se olha de frente, a maior referência é a da pike.

Se você é uma garota ‘dark’ interiorana, do campo, do sítio, da fazenda ou da cidade, pode ter certeza que o western das trevas existe, e essa bota é a prova disso! 


Algumas peças da coleção Vampire Heart


Postagem em parceria com a loja Reversa


Acompanhe nossas mídias sociais: 

Direitos autorais:
Artigo original do blog Moda de Subculturas, escrito por Sana Mendonça. 
É permitido compartilhar a postagem. Ao usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos precisa obrigatoriamente linkar o texto do blog como fonte. Não é permitida a reprodução total do conteúdo aqui presente sem autorização prévia. É vedada a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, não fazemos uso comercial das mesmas, porém a seleção e as montagens de imagens foram feitas baseadas no contexto dos textos.
Clique aqui e leia o tópico "Sobre o Conteúdo" nos Termos de Uso do blog para ficar ciente do uso correto deste site. 

Comentários via Facebook

1 comentários:

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in