Destaques

8 de outubro de 2016

15 imagens de nosso Instagram que celebram as Subculturas e a Moda Alternativa!

Em recente pesquisa de público realizada no blog, que ainda está aberta a quem queira responder, uma de nossas perguntas era "o que você quer ver em nosso Instagram"?

A resposta ficou bem dividida, não houve uma maioria, a diferença ficou em no máximo 3% entre uma opção e outra. Em primeiro lugar ficou "imagens de moda alternativa", seguido de "imagens de subculturas" e "imagens de pessoas alternativas". 
O que de certa forma acho ótimo, pois é bom mesmo mostrar toda a riqueza e variedade da cultura alternativa em imagens e breves textos aliado à divulgação de novas postagens.




Pra celebrar essa votação democrática, selecionei algumas postagens que ilustram um pouco de nosso perfil - que atualmente está sendo atualizado em média duas vezes por dia.


Esta imagem postei recentemente, são duas garotas Skinheads. Ao contrário do que muitos pensam a subcultura Skinhead originalmente não é nazista. Uma parte da subcultura se desvirtuou dos propósitos, mas não podemos condenar uma subcultura inteira por causa de um segmento dela. Se fizermos isso estaremos fazendo exatamente o que o mainstream faz: julgar sem conhecer e criar preconceito. Isso é também um reflexo de como a mídia está sempre pronta à distorcer informações sobre subculturas e convencer pessoas que aquela é a única verdade.
Por isso deixo pra vocês a mensagem de que, se vocês tem alguma dúvida sobre algo em específico, nos contate. Nós faremos o que estiver dentro do possível pra ajudar a sanar as dúvidas de vocês. Acredito que caso semelhante se aplique aos Punks que usavam a suástica. Enquanto o nosso post sobre o tema não sai, no post Estética Punk Feminina de 1976-79 e no "CBGB O Berço do Movimento Punk" damos uma pincelada sobre os motivos da suástica nos punks.

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Um pouco sobre os Rockers!

Subcultura do dia - Rockers: Em 1954, o rockabilly de Elvis Presley domina as rádios junto com Bill Hayley, Jerry Lee Lewis, Little Richard, Chuck Berry e Buddy Holly. Era um som visto como perigoso, subversivo e até mesmo obsceno já que rebelião e agressividade caracterizavam essa subcultura. Os rockers surgiram na Inglaterra, eram avessos ao uso de drogas, se reuniam em cafés ou na Chelsea Bridge Tea Stall em Londres e depois partiam para correr com suas motos. Os rockers posteriormente influenciaram o movimento punk nos anos 70. Usavam camistas brancas, jaquetas curtas de couro (jaqueta perfecto), jeans Levi´s, calças de couro e botas, como acessório: uma echarpe amarrada sobre a boca e pescoço (inspirados nos aviadores da 1º Guerra Mundial) e uma bela moto. O cabelo dos rockers era o mesmo dos Teddy Boys, pois os Teddies são considerados os antecessores dos rockers: cabelo com brilhantina ao estilo quiff, rabo de pato ou simplesmente bagunçados. As meninas usavam camiseta e jeans com tênis ou bota ou uma versão mais jovial do new look: saia godê completa ou saias franzidas, apoiadas em anáguas; saias plissadas ou pregueadas também eram populares. Blusas gola colher, cardigans, lenços amarrados no pescoço, luvas brancas ¾ e sapatilhas ou tênis baixo. Mas para os passeios de moto, usavam uma versão das roupas masculinas: jaqueta, calças de couro justas e botas.
Para ver o post sobre eles, acessem o arquivo do blog (versão web) de novembro de 2011. #subcultura #subcultures #rockers #motociclistas #youthculture #bikers #styletribes #altfashion #modaalternativa #alternativexfashion #modadesubculturas #rocknroll #youthclub #pymca #streetculture
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Um pequeno texto sobre Teddy Boys

Teddy Boys, este estilo, usado por jovens ingleses desde o final dos anos 1940, não era uma releitura da Era Eduardiana, era literalmente uma cópia das peças da época. Esses neo-eduardianos rejeitavam a norma tradicional de vestimenta; rebeldes, bad boys e elegantes, eles se reuniam em cafés e nas esquinas. Casacos longos até os joelhos com gola e punhos enfeitados com veludo ou cetim e abotoamento simples, coletes de brocado, ombros naturais, corte ajustado, drape jacket, casacos de lã com vários bolsos, camisas brancas com gola alta; calças de cintura alta e estreitas; lenços e chapéu coco eram o que vestiam. O acréscimo ficou com meias brilhantes e gravatas finas aos estilo cadarço (bootlace ou shoestring); sapatos de camurça ou creepers.Cabelo penteados com brilhantina em estilo quiff, costeletas longas e “rabo de pato” (ducktail) onde o cabelo era penteado pra trás e no topo da cabeça era feito um rolo que formava um grande topete. Porém, essa imagem de bad boy elegante era cara, as roupas deveriam ser feitas sob medida pelos alfaiates de Saville Row, que dominam a alfaiataria masculina britânica desde 1806.
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Um pouco sobre subculturas: "As subculturas não são perfeitas pois são moldadas de acordo com os interesses do grupo..."






Góticos ingleses de meados dos anos 80!

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Sobre as divas do terror que amamos:




Rocker nos anos 80 usando um imenso beehive :D



Dividindo um pouco das minhas leituras...




Mais leituras: "Apesar do estereótipo (moicano, alfinetes) o amadorismo punk gerou um rico ecletismo, fundado nos princípios da inovação individualista do DIY (faça vc mesmo)."



Subculturas e pós modernidade: "Se você não se encaixa em nenhuma subcultura e gosta de usar os mais variados estilos de moda alternativa quando lhe der na telha, você não é exceção. Esse comportamento é regra desde pelo menos 1994, segundo alguns teoristas de culturas juvenis. Essa atitude já está indo pra terceira geração de jovens (gerações X, Y e Z)."

Se você não se encaixa em nenhuma subcultura e gosta de usar os mais variados estilos de moda alternativa quando lhe der na telha, você não é exceção. Esse comportamento é regra desde pelo menos 1994, segundo alguns teoristas de culturas juvenis. Essa atitude já está indo pra terceira geração de jovens (gerações X, Y e Z). Já dei pinceladas sobre esse tema em alguns artigos do blog como o intitulado Monocultura (de maio de 2012) e a sequencia de 3 posts sobre individualismo (publicadas em dezembro de 2015). Subculturas, tribos, culturas juvenis são temas ricos e por vezes, complexos, mas que apontam algumas explicações para o comportamento dos jovens da pós modernidade! Em meus estudos, tenho observado que alguns alternativos ainda se interessam em fazer parte subculturas e outros estão revivendo as estéticas destas, quase que por completo mas sem desejar ser parte delas. A música, antes um fator primordial, hoje não é tanto. #subculturas #subcultures #styletribes #tribosdeestilo #stylesurfing #modaalternativa #altfashion #pymca #tedpolhemus #book #instabook #livro
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O estilo dos alternativos, tema bem votado na pesquisa!

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Mais estilo...

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Um pouco de moda alternativa

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O mainstream influenciando a moda alternativa:



Aguardo todos vocês lá! 
E se vocês quiserem aparecer no nosso insta como "pessoas alternativas/estilo alternativo/look do leitor é só usar #modadesubculturas que a gente acha tua foto e te posta lá! :D ♥

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7 de outubro de 2016

Dica de Loja: Punk Rave

A dica de hoje é de uma loja internacional que nos contatou recentemente propondo parceria, é a Punk Rave! O banner vai ficar um tempo na lateral do blog e sempre que vocês quiserem acessar a loja, é só clicar pra ser redirecionado ao site. :)

Black long-furry Jacket with Sleeves [aqui]

Eu já a conhecia pois sempre via peças da marca à venda em lojas alternativas online tipo The Gothic Shop e a Attitude Clothing e já vi blogueiras, youtubers e instagram girls alternativas estrangeiras usando peças. Mas daí corri atrás de saber um pouco sobre a história, que conto logo abaixo.
  
Decadent Goth black dress [aqui]


A loja é coreana e foi fundada em 2006. A princípio vendia peças de outras lojas mas um belo dia a proprietária, chamada Joey, decidiu criar as próprias peças e vender para o exterior. Sobre o nome, a escolha de “punk” é no sentido de ser um estado de espírito e “contra” o sistema mainstream, já “rave” é no sentido de rugir. Algo como “Rugido Punk” significando, segundo Joey, “não se importe com os outros, seja corajosa consigo mesma”.  Atualmente a marca exporta pra lojas alternativas do mundo todo.

Red Scotland Punk plaid skirt/dress [aqui]


Sobre o estilo, é variado, mas tudo dentro de um conceito “gothic clothes”, com algumas releituras; por exemplo, notei que eles tem peças femininas e masculinas inspiradas em moda histórica, estilo século 18 e 19 e alguma coisa medieval, dá pra ver aqui no Gothic Dresses alguns exemplos. Mas a maioria das peças é mais gothic mesmo, mesmo as peças de inspiração punk são escuras.

Black spider web blouse [aqui]


Club military uniform dress [aqui]

Pelo método standard, a compra demora de 15 a 30 dias pra chegar aqui no Brasil.

Corporate Jacket with Corset [aqui]

Estes casacos masculinos estão com um design muito legal, o da esquerda lembra o visual de algumas bandas de metal, é uma peça de bastante impacto visual; e o da direita já faz um estilo mais "Drácula" :D

Trench coat military double zipper [aqui] e Trench coat england style [aqui]


Sempre que quiserem, cliquem no banner lateral pra serem redirecionados para a loja.
E se tem peças da loja não deixem de contar pra gente!



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6 de outubro de 2016

Punk Inglês 1976 - 1979 │A estética das meninas do Punk (fotos)

Com foco em análise e descrição de imagens, esse post aborda a estética das meninas da cena Punk inglesa de 1976 a 1979, sendo uma continuação do post anterior (A estética da primeira geração punk")

Se você chegou agora, sugiro antes ou depois de ler este ar
tigo ler também os listados abaixo pois todos juntos contam um pouco da história do Punk de 1976 a 1979:


Garotas punks: 
cabelos curtos, maquiagem cat eye, gargantilhas, alfinetes, correntes...


Sobre a suástica: os pais e avós dos punks foram os que viveram a II guerra mundial. Os punks contestavam aquela geração careta, o uso do símbolo era uma provocação, choque, "uma forma de demonstrar-se entediados com os pais falando de Hitler o tempo todo" - declarou Siouxsie. Uma atitude bastante atrevida.

 
O cat eye exagerado foi uma maquiagem originalmente punk. Algumas pessoas veem fotos da época e dizem que é maquiagem "pós-punk". Isso não faz sentido já que o pós-punk, como o próprio nome diz, veio depois do Punk. Então esse make, colorido, rabiscado, puxado, sem sobrancelha/sobrancelha redesenhada é punk e depois se estendeu ao pós-punk e ao gótico (que desenvolveram suas próprias versões). A estética punk foi algo tão impactante que influenciou fortemente outras subculturas sendo muito importante em termos de criatividade, tanto que até hoje reproduzimos o que eles usavam!



 


Há quem diga que cabelos curtos não permitem penteados elaborados ou diferentes. Deve ser porque eles não conhecem as meninas Punks de 76-79! XD


O vídeo de Liisa Ladouceur sobre os 40 anos do estilo gótico teve repercussão nacional e internacional. O look punk daquele vídeo foi muito criticado por "não ter moicano e coturno". Mas a garota punk do vídeo de Ladouceur está correta, ela se inspirou nas garotas de 1976 como o próprio vídeo indicava. Em 1976, minissaia e salto alto eram parte do look das garotas. E essa falta de informação não é só nossa, muita gente do exterior revelou não saber disso, o que demonstra que a informação histórica sobre a moda das subculturas existe, mas por algum motivo não chega a todos.


As meninas usando saltos
Os looks variam entre uso de minissaia (super comum) e calças tanto baggy quanto mais ajustadas. Blusas de tela e meia arrastão usada com as saias ou com calcinhas por cima. Couro em jaquetas e blazers com bottons, gargantilhas, gravatas, maquiagem cat eye, cabelos curtos e/ou armados.
Cintos com studs, decotes profundos, tornozeleiras e cabelos arrepiados.
Observem na foto central abaixo, com 3 garotas, que a menina da esquerda usa salto com spikes, a do centro uma sandália que se assemelha a Melissa e a da direita, sandália com meia.
  
®Steve Johnston / Derek Ridgers

Além dos elementos citados na imagem acima, saias com fendas também eram habituais.
Look de blusa/camisa, com gravata, saia curta, meia e salto, é a estética punk feminina que se perdeu com o tempo. Uma estética semelhante, sem a gravata e sem a camisa, foi usada pelas meninas do Hard Rock oitentista.
Mas pra gente analisar referências: a cantora Avril Lavigne, vendida como "pop-punk" usava uma gravatinha, demonstrando que seja lá quem cuidasse da imagem da cantora, conhecia essa referência estética.


1.® Jim Jocoy / 2: ?

Blazers soltos ou acinturados, casacos, xadrez, gravata e cabelos curtos com penteados diversos...mas o olho sempre no estilo gatinho!





Mais penteados diversos e maquiagens... 
Jaquetas , studs, bottons, correntes e estampas de bicho.
Numa determinada época, podemos notar os indícios de uma tendência ao surgimento do moicano (cristas no centro ou lateral) na cena, como na foto à esquerda.
2.®Derek Ridgers

Garotas se divertindo nos clubes! Apenas underwear, muita cinta liga, tricô arrastão, correntes, colares e gravatas!


Siouxsie em alguns momentos. Na primeira foto usa um baby doll; o rapaz que está com ela usa tela arrastão e calça baggy; a seguir, dança em show dos Pistols com os seios à mostra e vestindo apenas lingerie/harness. Embaixo usando visuais mais masculinos com calça, blazer e gravata. 


À direita peças em couro, minissaia e meia arrastão, à  direita Nina Hagen e sua jaqueta tem patches e escritos. Olhos pintados de preto. 



Polly Styrene da X-Ray-Spex: peças em tecidos plásticos, meia calça e salto.



Pauline Murray no clube The Vortex e Toya Willcox que também foi punk! Citamos ela [aqui] também.

1.®Derek Ridgers

 Alguns looks bem variados de Jordan, vendedora das lojas de Vivienne Westwood. Destaque para a maquiagem nos olhos bem marcados.


The Slits [aqui] e dois looks comuns na época: camiseta detonada (a da esquerda criação de Vivienne Westwood para SEX) e minissaia com jaqueta, animal print e meia arrastão.




As garotas punks tinham muito estilo! 
Vários elementos que elas usavam são vistos hoje em outras subculturas ou na moda alternativa num geral. A frase "Punk is not dead" (Punk não está morto) faz sentido até quando se trata da estética!


Espero que tenham gostado dessa sequência de artigos em homenagem aos 40 anos do Punk e não deixem de comentar e espalhar por aí! Acompanhem o blog em nossas redes sociais, tem mais coisa em homenagem ao Punk vindo por aí :)



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30 de setembro de 2016

Punk Inglês 1976 - 1979 │A história e estética da primeira geração Punk

O ano de 2016 é de celebração aos 40 anos do Punk. Esta postagem é sobre a história e a estética da cena britânica de 1976 a 1979, tendo como foco os primeiros punks. O período é chamado por alguns como a "única e verdadeira época punk".


Outros artigos em homenagem aos 40 anos do punk:
CBGB - O berço do movimento Punk
Punk: a influência das lojas de Vivienne Westwood e Malcolm McLaren na estética da subcultura



Icônica foto da época: 
Soo Catwoman - O cabelo, que imitava orelhas de gato, anos depois seria relido por Prodigy. Maquiagem "gatinho" nos olhos, típica das meninas punks da época. Brinco de caveira e choker com correntes e alfinetes. Estrela na bochecha, lábios contornados.

Punk Fashion 1976 1979
®Ray Stevenson

A música Punk deu seus primeiros passos nos Estados Unidos com bandas proto-punks como The Stooges, MC5, Television, Dead Boys, Velvet Underground, Patti Smith entre outras. Embora desde 1974 os Ramones tocassem no CBGB [aqui], seu primeiro álbum saiu apenas em 1976. Para os americanos, o visual também tinha carga de importância, tanto que o visual dos Ramones foi deliberadamente criado por eles, cheio de simbologias propositais. A diferença entre o visual dos EUA e do Reino Unido é que em Londres havia o exibicionismo. A diferença entre as cenas é que nos EUA era sobre a música a ser tocada e na Inglaterra era um movimento social. E foi através de um show dos Ramones em Londres que o som punk chega no Reino Unido em 1976.


Dave Vanian, The Damned. 
Punk Fashion 1976 1979
 
No começo de 1976 tanto na América quanto no Reino Unido, o punk não tinha um nome, eram apenas bandas do underground. A palavra "punk" era gíria para prostituta e abuso sexual nas prisões. Hollywood usava-o em filmes gangsters para escapar da censura. A palavra sendo usada para música apareceu em 1970 quando o jornalista americano Nick Tosches da revista Fusion usa-a para citar New York Dolls, Iggy and Stooges e Velvet Underground. Mas era genérico, o nome demoraria um tempo pra pegar... o punk americano se manteria invisível (underground) por anos. O nome só pegou mesmo após o lançamento da Punk Magazine que em sua terceira edição, em abril de 1976 traria Ramones na capa.

Em Londres, jovens de classe média em sua maioria ficavam juntos pra passar o tédio, indo ao "lado errado" da King´s Road, numa região menos próspera da rua que já havia abrigado a loja "Bizarre" de Mary Quant na década de 1960. Lá eram localizadas as lojas de Vivienne Westwood e Malcolm McLaren [aqui].


Vivienne Westwood vestindo criação em latex e ao lado de sua vendedora,
Jordan, que usa make "cat eye".
Punk Fashion 1976 1979
 
As bandas se apresentavam na boate Roxy, Vortex e no 100 Club e foi nele que em setembro de 1976, ocorreu o primeiro festival internacional punk que fez o movimento sair do underground e ir pro mainstream. Lá tocaram Sex Pistols, Siouxsie and the Banshees, The Clash, Buzzcocks, The Jam, The Stranglers e The Damned. Outras bandas da época eram Eddie and the Hot Rods, Chelsea, UK Subs, X-Ray Spex, Cherry Vanilla, The Slits, GBH e Vibrators.


No contexto histórico, em ambos os países havia recessão e falta de inspiração política aliado à crise do colapso do modernismo sessentista e o avanço da tecnologia. A  euforia hippie de mudar o mundo havia ido embora, estes encaravam a maturidade. Crescidos na sombra do otimismo hippy, do sonho utópico, os punks, filhos ou irmãos de hippies, criavam uma rebelião contra o que veio antes deles: pessoas mais velhas controlavam a música, a moda e a mídia, tudo estava careta. Em 1973, Rocky Horror Picture Show havia surgido como um alento, o filme retratava o lixo e a decadência da sociedade da época.

E devido à esse controle dos "mais velhos e caretas", a ideia de Do it Yourself é aplicada em termos de música e mídia. As bandas decidem criar as próprias gravadoras e os fãs criam as próprias mídias (zines) pra falar sobre punk criando independência da mídia dominante. O DIY também seria aplicado no visual.


A mistura estética punk: 
roupas estranhas que chocavam a sociedade


Os primeiros punks britânicos eram uma turma pequena, que ia a determinados lugares, dentre eles um local lésbico/bi que existia há tempos em Londres. Lá se sentiam livres para vestir roupas "estranhas" que não podiam usar em outros lugares. Tinham estilos variados unidos pelo espírito da ousadia, na época, quem saía da norma enfrentava confrontos com a sociedade. Embora os looks fossem diversos há pontos em comum que vou listar abaixo:

-
Como vimos no post sobre as lojas do casal Westwood e McLaren, lá eram vendidas peças deliberadamente destruídas e desconstruídas. Estilos de fetiche, harness, calças bondage, peças em PVC, vinil ou látex, tudo com um valor bem alto.

- As lojas de Westwood e McLaren não eram o único local de compras, cada um criava o próprio look com roupas que eram descartadas do mainstream, de brechós, centros de caridade, roupas bregas e de anti-moda. E aí o conceito DIY (faça-você-mesmo) entra em ação, pois havia modificação ou desconstrução de peças prontas para ficar ao gosto da pessoa.

- As coleiras de couro e as coleiras de spikes usadas como gargantilha eram de fato coleiras de cachorro. Só depois este tipo de peça foi feita como peças de moda. 

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Inventavam personas como Johnny Rotten ou Soo Catwoman ou Poly Styrene.

- As meninas punks eram duronas e trazem os cabelos curtos de volta, já que ter cabelos longos era associado ao período escolar e a regra era não parecer hippy: sem cabelo comprido, sem peças boho, sem calça boca de sino. 


- Calças para ambos os sexos eram retas, baggy ou drainpipes (justinhas).


- A estética pessoal de Vivienne Westwood acabou influenciando a estética das meninas punks: os cabelos curtos armados, o estilo de maquiagem nos olhos, batom escuro e sobrancelhas desenhadas com lápis colorido
.


Cabelos sempre curtos: A menina da esquerda deixa uma pontinha preta na franja e Catwoman desenha um morcego com tinta preta nos cabelos descoloridos, as asas do morcego são os "chifres" (ou orelhas de gato). Sobrancelhas raspadas ou redesenhadas; delineado de desenho livre, pulseira de spikes.

Punk Fashion 1976 1979


Jordan com cabelos pra cima como a noiva de Frankenstein e cat eye exgerado acompanha batom e brincos de cruz invertida. Ao lado, a maquiagem geométrica tribal foi feita por Vivienne Westwood. Veste colar de pérolas e twin set cor de rosa, ironizando as peças conservadoras.


Punk Fashion 1976 1979


Siouxsie Sioux que viria a formar a banda Siouxsie and the Banshees era da turma dos primeiros punks. A maquiagem nos olhos era de desenho livre, sem regras.

Punk Fashion 1976 1979

Cada menina criava seu desenho de cat-eye: Garota imita o penteado de Catwoman e faz um cat eye "pra cima"; Moça com cabelos curtinhos e franja assimétrica bicolor. Já os cabelos curtos cor de rosa e boca sem batom destacam a maquiagem dos olhos de Debbie. Brincos de argolas.

Punk Fashion 1976 1979
 2.®Paul Revere

Trecho do documentário The Year of Punk (1978mostra duas meninas se maquiando e conversando com a jornalista. O original "maquia e fala"/"se arrume comigo" haha! Elas fazem tudo com lápis de olho, até os lábios. Tipo quando não encontravamos batom preto pra vender ;D




As mulheres fizeram parte do punk desde o início:
Chrissie Hynde, dos Pretenders de cabelos curtos e blusa de Westwood.
Viv Albertine/The Slits usam peças de Westwood, cintos de tachas/spikes, calças justas, cardigã e blazer: a moda punk era variada (pena não poder ver as cores). 


Punk Fashion 1976 1979

 Casacos ou blazers adornados com correntes, alfinetes, zípers eram comuns assim como mini saias.
Punk Fashion 1976 1979

O punk era aberto a qualquer pessoa que se identificasse. Negros(as) e asiáticos(as) estavam presentes no nascimento do punk, mostrando que ao contrário do que muitos pensam, havia diversidade. Aliás, elementos estéticos que hoje são usados no Afropunk já existiam nessa época, entre eles, os black powers coloridos.

Punk Fashion 1976 1979
®Derek Ridgers

 
A maioria das fotos da época é preta e branca, mas os punks usavam cores. 

Cabelos curtos e coloridos; maquiagem de olhos e/ou boca marcados; blazers com bottons; peças xadrez; tricôs; jaquetas pretas; camisas.

Punk Fashion 1976 1979

Cabelo rosa curto com corte em "chifres" acompanha maquiagem cat eye com cor de rosa, jaqueta lotada de bottons, correntes e coisas aleatórias como chupeta e absorvente interno, calça vermelha, meias coloridas e scarpin; 
Sid Vicious e Johnny Rotten mostrando um pouco das cores punks; jovens passam o tempo na King´s Road. Como podem observar em várias meninas, o uso de meias calças era bem comum.

Punk Fashion 1976 1979
1. ®Derek Ridgers, 1977.

Camisas todas riscadas e usadas soltas eram comuns, assim como o uso de meias arrastão com calcinha por cima. As meninas da foto à esquerda usam salto alto, o scarpin era um dos calçados mais comuns entre as punks assim como sandálias de salto. Na foto à direita: cabelos platinados também eram habituais assim como o uso de listras e tricôs.


Punk Fashion 1976 1979
2.®Jonathan Player

 Siouxsie com blusa listrada e calças justas; à direita, conversa com Jordan e usa blazer, meia calça e sandálias de salto com meia. Jordan usa blusa de tricô da loja SEX com calça e bota.
Punk Fashion 1976 1979


Os meninos punks compartilhavam elementos estéticos em comum com as garotas como os cabelos curtos, blusas rasgadas e com mensagens, muitos bottons em blusas, blazers e jaquetas. Correntes, alfinetes, pingentes, óculos escuros, chokers ou colares entravam como acessórios assim como as gravatas soltas. As calças tanto podiam ser retas quanto baggy ou justinhas. Nos pés, coturnos, botas ou Converse All Star.

Punk Fashion 1976 1979

As roupas do The Clash eram de Alex Michon e Krystyna Kolowska. A banda, ao contrário do niilismo dos Pistols, tinha letras políticas.

Joe Strummer todo de preto e Paul Simonon com blusa arrastão de tricô.
Punk Fashion 1976 1979


Como observado acima, o visual dos meninos do The Clash refletia a moda punk da época: variedade de estilo e muitas misturas! As fotos abaixo mostram que a banda ia do visual com elementos rockabilly de Joe Strummer, passando por calças ajustadas, camisas e peças sociais desconstruídas. Nos pés coturnos e sapatos sociais.


Punk Fashion 1976 1979
3.®Sheila Rock

Já o Sex Pistols devido à relação com a loja SEX [aqui], tinha o visual tão impactante quanto a música. Mas assim como todos na época, misturavam estilos. Na foto abaixo, podemos observar Johnny Rotten usando tanto um visual Teddy Boy quanto camisa e blazer cheio de alfinetes e pingentes.  

Punk Fashion 1976 1979
3.®Ray Stevenson

A banda Sex Pistols em dois momentos: nas imagens podemos observar uma variedade de elementos comuns, mas não necessariamente repetindo exatamente o mesmo look sempre.

Punk Fashion 1976 1979


Sid Vicious e seu visual vanguardista que se tornaria icônico. Ele só entra pra banda em fevereiro de 1977.  Acompanhado de Nancy Spungen, o casal usava cor preta com frequência:
Sid usando estampa animal; arrastão (com seu icônico colar de cadeado); junto com Nancy usando calças justas, casaco de couro preto, blusa com simbologia nazista e Nancy com calça de couro preto, top com fechamento frontal em zíper; ambos usam cinto com studs e argola.


Punk Fashion 1976 1979

Em 1 dezembro de 1976, devido à entrevista dos Pistols com Bill Grundy o punk se torna um fenômeno nacional. Foi a partir daí que jovens de Londres e do interior do país começaram a querer ser parte daquilo e copiar o visual dos pioneiros.




Em 1977, o visual era resumido pela mídia a um estereótipo sobre como os punks supostamente deveriam aparentar. Em 1978 este estereótipo chega aos EUA. Naquele ano dezenas de lojas surgem para vender o look aos jovens agora seduzidos pela rebeldia transgressora. 

As fotos do post e outras mais estão em nosso Pinterest.


Declínio e fim da primeira geração/cena punk 

Vários acontecimentos fizeram com que os primeiros punks declinassem na Inglaterra. A entrevista que Sex Pistols deu a Bill Grundy, chocou parte da população que passou a agredi-los com frequência, os fãs eram hostilizados na rua e ao mesmo tempo, quanto mais mídia em cima deles, mais adolescentes queriam ser punks. 

Os clubes que traziam shows das bandas começam a ser frequentadas por jovens "paraquedistas" que conheceram o punk através da mídia. Nos primeiros shows punks a plateia tinha atitude, dançavam de forma agressiva, mas pacífica. Os "paraquedistas de fim de semana", não sendo parte do grupo punks inicial, viam aquela dança e interpretavam que o punk (a pessoa) era agressivo. Esses jovens passam a ser os novos punks, agressivos nos shows e nas ruas. Os punks originais logo ficam desanimados pela violência que estava se formando na cena advinda destes novos adeptos.

Com cada vez mais jovens aderindo, o punk se torna algo imenso em torno de um ano e meio depois de ter surgido. Surgiram diversas bandas que imitavam as bandas pioneiras, e estas bandas se revoltam com a "falta de originalidade".  

O público punk inicial começa a parar de ir aos shows - o clima havia mudado. O pessoal que criou o movimento vai indo cada um pro seu canto, alguns deles iriam para o que se tornaria depois a cena pós punk/ gótica. Aliado a isso, em outubro de 1978, Nancy Spungen é morta por um traficante enquanto Sid estava dopado de drogas. Sid morre de overdose em 02 de fevereiro de 1979. Johnny Rotten sai dos Pistols e é aí que muitos consideram ser o fim da cena punk original.


A massa de jovens que conheceu o Punk pela mídia e o interpretou de forma diferente dos primeiros punks, tem sua carga de importância:
eles deram prosseguimento à subcultura fazendo surgir o Street Punk, o Anarcopunk, além das cenas Hardcore, Horror Punk, Psychobilly entre outras

Se os primeiros punks se afastaram da cena por causa das cópias, a própria cena aos poucos se reinventou. Sem a mídia, o punk poderia ter ficado por lá mesmo e tido uma vida curta, não teria se tornado internacional e chegado até nós. Em contrapartida, devido à esta mesma mídia as subculturas aos poucos vão tendo seus significados ideológicos esvaziados.

Punk Fashion 1976 1979
®Steve Johnston

Em termos de moda, acho importante comentar algo que não vejo ser muito abordado no Brasil, foi uma observação minha confirmada com uma informação que adquiri com um punk britânico que fez parte do grupo inicial: o look punk de jaqueta preta, jeans rasgado, coturno acompanhado de moicano colorido  não apareceu antes de os punks originais desaparecerem. Já haviam pessoas de corte moicano na sociedade, porém não da forma que membros da segunda onda do punk rock, que acontecerá a partir de 1980, trarão fortemente como visual de punk de moicano que virou o que hoje entendemos como o estereótipo do visual clássico.


"Punk is not Dead"
O punk mudou a moda: a partir dele sucessivas tendências para atrair os jovens são criadas. 
O punk foi integrado à moda, não morreu. 
O punk mudou a sociedade mais do que qualquer outro movimento juvenil do século XX, influenciou o mainstream, a cultura pop, várias subculturas que vieram depois e deixou como legado a mistura de estilos visuais num mesmo look. 
No fundo todos somos um pouco herdeiros tanto da atitude quanto da moda. Quando dizemos que "misturamos estilos" - não estamos sendo nada originais, é uma herança punk. 


"O punk é levantar e ir à luta pelo que acredita"
-
John Lydon


No nosso canal do youtube, colocamos um vídeo resumindo 
este artigo, assistam abaixo:



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