Destaques

29 de outubro de 2017

4 Bandas assustadoras para ouvir no Halloween!

O Halloween já está aí e não há melhor maneira de comemorar ouvindo músicas que casem com a ocasião! Hoje trago a sugestão de 4 bandas de temáticas assustadoras para vocês se inspirarem e não deixarem a data passar em branco musicalmente:

Ghost
A banda sueca ganhou notoriedade no cenário internacional em 2010 parodiando a Igreja, usando um Papa sombrio acompanhado por clérigos mascarados e sem nome, cantando letras satânicas de arranjos influenciados por bandas como Deep Purple e Black Sabbath. Tudo partiu da convivência do vocalista Papa Emeritus, cujo nome real é Tobias Forge, com sua madrasta religiosa, criando, assim, todo o universo tenebroso que conceitua o Ghost.


A cada álbum de estúdio existe o costume de "trocar" de Papa, tendo cada um sua própria personalidade e inspirados em personagens famosos de filmes de terror – Papa I era o típico senhorzinho assustador inspirado no vampiro Nosferatu; Papa II, inspirado em Frankenstein, era o mais misterioso de todos e Papa III, inspirado em Drácula, o mais dramático e querido pelas fãs.

No último show da turnê Popestar (30/09), Papa Emeritus III foi retirado do palco por seguranças no meio da última música do setlist, Monstrance Clock, e, para a surpresa de todos, um novo Papa apareceu no palco auto intitulando-se Zero.

“Eu sou Papa Emeritus Zero. A festa acabou. A Idade Média começa agora.”
Será mesmo este o novo Papa do Ghost?



Sugestão sonora para o Halloween: Square Hammer





Finntroll

Partindo para o país vizinho, os finlandeses do Finntroll são conhecidos pela pegada folclórica de suas músicas e de suas vestimentas de trolls – criaturas folclóricas que habitam a floresta. O nome veio de uma lenda finlandesa sobre um grupo de padres suecos que teriam ido à Finlândia e foram atacados por uma criatura selvagem, o Finn-Troll.


Na ativa desde 1997, suas letras remetem a lendas em torno do personagem “Rivfader” e seus súditos trolls, muitas vezes lutando contra invasores cristãos – estes geralmente representados pelos personagens Aamund e Kettil. Utilizam elementos do Black e do Folk Metal, principalmente uma espécie de polka finlandesa, a humppa.
Uma curiosidade é que o primeiro vocalista, Katla, preferiu fazer todas as letras em sueco por questões culturais, já que ele fazia parte de uma minoria falante de sueco da Finlândia – além deste também ser considerado um idioma oficial no país e combinar mais com o visual que os membros usam nos shows. Mesmo depois de sua saída da banda, tornou-se uma tradição escrever todas as músicas em sueco.

Sugestão para o Halloween: Under Bergets Rot





The Misfits
Talvez a banda que seja mais a cara do Halloween nesta lista, os americanos do Misfits marcaram a história do rock como percursores do estilo horror punk, influenciando futuramente o psychobilly também. O grupo surgiu em 1977 nos subúrbios de Lodi, New Jersey, e começou tocando no CBGB – casa de shows que foi berço do movimento punk. Seu nome vem do último filme, homônimo, estrelando a atriz Marylin Monroe, enquanto o som e visual dos integrantes teve grande influência da cena punk, filmes B de terror e sci-fi e da década de 1950.


Eles teriam parado em 1983 após a saída do vocalista Glenn Danzig, mas após várias batalhas jurídicas, voltaram em 1995 no comando de Jerry Only. Uma coisa legal é que a banda leva muito a sério o conceito punk do DIY (Do It Yourself, ou “Faça Você Mesmo”): são eles mesmos que fazem desde suas roupas até os instrumentos e amplificadores usados nos shows!

Sugestão para o Halloween: Monster Mash




Marilyn Manson

Chocando o mundo desde 1989, Manson e sua banda fizeram fama pelos sentimentos anti-religiosos e referências a temas polêmicos de suas letras, conquistando uma legião de fãs. O nome do grupo - que adotou o nome Marilyn Manson and The Spooky Kids até 1992 - provém da junção dos nomes da atriz Marilyn Monroe e do assassino Charles Manson, como uma forma de simbolizar a coexistência entre o bem e o mal, sendo este esquema adotado também para a criação dos nomes dos demais integrantes.


O cantor Marilyn Manson já foi comparado a David Bowie devido à sua androginia, sendo este também uma de suas influências.


O visual e as performances grotescas e chocantes fizeram com que se tornasse o alvo favorito de protestos e críticas de conservadores e religiosos, chegando a banda ser acusada de influenciar o massacre na escola Columbine em 1999 através da insinuação de violência em suas letras. Outras polêmicas também recaíram sobre o vocalista e, mais recentemente, o guitarrista Twiggy Ramirez, mas isso não interferiu na popularidade da banda.

Manson também chegou a se aventurar no mundo das Belas Artes como pintor em 1999, começando a expor seus trabalhos ao longo da década de 2000 e tendo uma galeria só sua, a Celebration Corporation Gallery of Fine Art, localizada em Los Angeles. Ele também disponibilizou algumas litogravuras suas para venda no site oficial da banda.


Sugestão para o Halloween: The Beautiful People




Autora: Annah Rodrigues
Estudante de Design, técnica em Multimídia e ilustradora freelancer.
Uma colcha de retalhos ambulante: gosta desde rock e cultura alternativa até coisas de época e animes.
Usa sua introversão e sentimento de (des)encaixe para refletir sobre coisas aleatórias nas horas vagas e desbrava aos pouquinhos a cena alternativa de São Paulo.

Instagram | DeviantArt | Art Blog | Fanpage






Acompanhe nossas mídias sociais: 

Artigo de Annah Rodrigues em colaboração com o blog Moda de Subculturas. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui presente sem autorização prévia do autor. É permitido citar o texto e linkar a postagem. É proibido a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, porém, a seleção e as montagens das mesmas foram feitas por nós baseadas na ideia e contexto dos textos.


Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in