.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: Os arreios de Zana Bayne

12 de janeiro de 2014

Os arreios de Zana Bayne

Vocês já devem ter notado na moda alternativa a popularização de acessórios que lembram arreios.
O que são arreios? São peças feitas de couro, fivelas e grampos de metal, usados para prender animais (cavalos) na montaria ou nas carroças.
De onde veio essa tendência do arreio? Muito simples, é filho de outra tendência que já está aí desde pelo menos 2008: o fetichismo. 
Não o fetichismo underground e sim um fetichismo light, perfeito pra ser vendido pras massas consumidoras.
Digamos que este objeto que no underground fetichista tem uma simbologia muito forte, pois ele prende, amarra e subjuga; ao ser relido e revendido pras massas perde sua função original. Como resultado, temos um acessório diferenciado e sem o peso de sua simbologia original.

Então, já que é pra falar de arreios, decidi falar do trabalho de Zana Bayne que tem as criações que mais me chamam a atenção pela criatividade e qualidade, não à toa ela já foi convidada pra fazer peças pra grifes mainstream de renome e já apareceu em diversos editoriais de alta moda, mas o ponto alto de sua carreira foi fazer peças sob medida pra Lady Gaga.
Zana lançou os primeiros arreios em 2010, logo que ela se graduou em Arte. A marca tem residência em Nova York e todas peças são feitas à mão, em couro e seguem as linhas do corpo. A diferença dos arreios de Zana é o requinte e a individualidade de cada peça.
Apesar de ter tantas peças legais, Zana diz que raramente sobra tempo pra fazer alguma pra ela. As influências dela são Thierry Mugler, Siouxsie Sioux, Rachael de Blade Runner e a Mulher Gato (personalidades fortes, hein!) e admira muito a estilista Ann Demeulemeester por manter sua visão de estilo e ser comercialmente viável.

A estilista Zana. Ela adora preto e brilho. Gosta de cores em situações específicas. Diz que se sente muito mais confortável em diversas texturas da cor preta. Ah, eu eu amoooo que ela tenha esse cabelo encaracolado! (Porque tantas alisam o cabelo hoje em dia, né?)



O estúdio onde ela e alguns assistentes fazem à mão os arreios:


Um pouco do trabalho da marca: 


E claro, a Moda Alternativa (que sempre usou do fetichismo) também criou suas versões "light" dos arreios. Acessórios para uso frequente:



  • 4Blogger Comment
  • Google+ Comment
  • Facebook Comment
  • Disqus Comment

4 Comments

  1. Que incrível Sana! Sempre gostei desse tipo de acessório, mas não sabia o nome ainda. A marca japonesa Venus Eccentric (http://venuseccentric.blogspot.com.br/) tem uns arreios interessantissimos e outros acessórios do gênero, tudo feito pelo Sho Asakawa, vocalista da banda Plasticzooms, que tem um estilo bem interessante... Pelo que vi eles até importam pra outros países, caso você faça contato com o Sho pelo facebook :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle! Obrigada pela sugestão da Venus Eccentric, adorei as peças deles também!! =D

      Excluir
  2. Adorei as peças dela, principalmente nas fotos, no corpo das modelos. Combinou demais com nude.

    http://www.cerejasnotopo.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, verdadeira artista a Zana <3
    e o mais legal dos arreios é que dá pra fazer um diy e se inspirar nas criações dela, super.

    beijinhos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

comments powered by Disqus
Pin It button on image hover