Destaques

14 de novembro de 2012

O que é Pastel Goth? Subestilo Gótico ou Modismo? (+ O que é Creepy Cute)

Há um tempo atrás troquei emails com uma leitora do blog sobre o que é um estilo o que está sendo chamado de "Pastel Goth".* A leitora estava confusa porque em blogs que exploram o estilo existem discordâncias e há quem discuta sua existência como uma tendência hispter ou fashionista

*Postagem criada em 2012 quando haviam poucas informações definitivas sobre o Pastel Goth e o Creepy Cute. Hoje já sabemos que ambos eram/são tribos de estilo e já sofreram modificações de seus conceitos originais. A postagem se mantém como foi escrita na época como registro histórico.

Dizem que o Pastel Goth surgiu em 2010 no Tumblr, mas existem poucas informações consistentes na internet.  
As possíveis influências são:
- a cantora Kerli com seu bubble gum goth, já que ela incorporou elementos da moda japonesa aos seus trajes mais góticos;
-um grupo de meninas que tem páginas no tumblr e no lookbook e que gostavam de coisas góticas e também de coisas fofas em tons pastéis, o compartilhamento de suas fotos gerou uma disseminação dos looks;
- há também quem diga que é uma interpretação mais leve do gótico misturado com a cultura japonesa Kawaii, com as Fairy Kei, Sweet e Hime Lolitas. 

Observei algumas coisas:
1. A semelhança do Pastel Goth com as Scene Girls (na questão do surgimento).
As Scene Girls eram garotas que tinham determinado cabelo e estilo e possuíam perfis no myspace. A estética se proliferou por fotos na rede social, fazendo estas moças serem copiadas e terem status virtual. Assim que o myspace decaiu e houve a migração pro Facebook, a estética scene também decaiu. 

No caso do Pastel Goth, é um estilo que também nasceu numa rede social (tumblr) e se espalhou através de algumas garotas.

2. Notei a proximidade do estilo Pastel Goth com as tendências da moda mainstream e com o estilo Hipster. É notável como o Pastel Goth tem elementos que soam como um "alternativo amenizado", é um gótico que não "assusta" a sociedade e sim, passa uma imagem fofa, aceitável e desejável.
Vejam quais são as peças de roupas preferidas das Pastel: tons pastel, cruzes invertidas, creepers, sapatos com spike ou de modelos com plataforma, estampas degradê, estampas galaxy, short curto com cintura alta, leggings, meias calças, caveiras, blusas largas, tiara de spikes. Reparem que tudo isso são tendências atuais da moda hipster.

3. Cabelos: A onda recente de colorir os cabelos em tons pastel na cena alternativa (que antes era de majoritáriamente cabelos negros), pra mim, tem uma explicação óbvia: não existiam tintas em cores pastéis até pouco tempo atrás!
Pra ter um cabelo em tom pastel era necessário misturar tintas, o tom não vinha pronto de fábrica. E tudo que é novidade atrai. É normal essa novidade querer ser experimentada por todos até cair na mesmice.
As Pastel Goths usam cabelos preferencialmente em tons pastéis, claro! Mas roxo, preto e platinado são aceitos. Mas devem ser longos! Mesmo que através de extensões capilares ou perucas (lolita feelings...).

4. Acessórios: poucos e de preferência fofos como pérolas ou temas infantis de cupcakes e bichinhos, pôneis...
 

5. Maquiagem: batom preto e sombras em tons pastéis coloridos ou o contrário.
Tatuagens e piercings não costumam ser aceitos porque o estilo remete à inocência e infantilidade.

Góticas?
Para ser um subestilo gótico, o Pastel Goth teria de ter características muito definidas, como por exemplo escutarem um determinado tipo de música gótica e terem um determinado estilo de vida. Então, não vejo como um subestilo goth, porque não nasceu na cena gótica, mas futuramente, caso as góticas aderirem ou adaptarem à subcultura, possa vir a se tornar.

Outro elemento que causa confusão é o "goth" no nome já que este termo designa a subcultura. Por não ser parte da subcultura gótica, o ideal é que se chamasse "Pastel Gothic". Mas pode ser que o "Goth" tenha sido usado como referência à subcultura mesmo.

Considerações:
Além dos meus pontos de vista citados nos tópicos acima, quais são os seus?
Pastel Goth é um subestilo do goth, uma tendência hispter, fashionista ou um estilo isolado?
Estes aspectos podem ser levados em consideração se formos estudar o Pastel Goth em termos de subculturas e sociologia da moda?


pastel-goth-kawaiipastel-goth-harajuku
pastel-goth-styleO-que-é-Pastel-Goth

Imagens: google.com



Atualização 2014: 
Este post precisou de uma atualização, já que o Pastel Goth está mais difundido na cena alternativa e também apresenta novas influências e referências. Entre elas a adoção de tendências que são inspiradas na moda da década de 1990.


A inserção de elementos Deathrock, Heavy Metal 
e a nomenclatura "Creepy Cute"

No presente ano de 2014, já é possível notar que o Pastel Goth se popularizou e também adquiriu novos elementos estéticos de outras subculturas.
Atualmente, o lado dark (ou goth) usa também de referências da cena deathrock e heavy metal, sendo comum cruzes invertidas, pentagramas e muitos spikes e tachas. O uso de tendências alternativas/hipster/mainstream amenizadas também permanece. 
Esse aumento das referências deathrock pode ter gerado o nome Creepy Cute, que é uma outra versão, quase um subestilo do Pastel Goth. Uma das caracteristicas é ter os elementos retrô com referencias à bandas dos anos 80. 
A moda dos anos 90 também tem aparecido tanto no Pastel como no Creepy.
Os cabelos mudaram um pouco, agora não precisam mais ser necessariamente tingidos de tons pastel, o uso de perucas (longas, sempre) se popularizou e é possível trocar a peruca e a cor todos os dias.
As adeptas do "Creepy Cute", já até usam cores de cabelo mais vibrantes, não apenas pastel, é possível até mesmo ver cabelos pretos e também fazem o uso das perucas. 

Acessórios: além das tradicionais circle lenses, lentes coloridas ao estilo fantasia (olhos de gato, olhos vermelhos, brancos) também tem sido usadas, assim como lacinhos de olho e as mãozinhas de caveira enfeitando os cabelos ou perucas.

Nas fotos a seguir, vemos um pouco da evolução do estilo pra um lado mais "creepy", o preto é mais presente, as perucas já não são pastel, os lacinhos de olho como presilhas; creepers e estampas que lembram deathrock e os anos 80 e um toque hipster.

kawaiikawaii

Nestas imagens, o cute se faz presente nas estampas dos vestidos e nas meias e creepers. As perucas não são tão pastel e o preto serve de plano de fundo base dos visuais.

Kawaii_stylekawaii


Resumindo: O pastel goth e/ou creepy cute tem sido um balaio de referências de outras modas de subculturas e de tendências mainstream atuais. Mas sempre tendo o "kawaii" como parceiro estético.




Acompanhe nossas mídias sociais: 

Direitos autorais:
Artigo original do blog Moda de Subculturas. 
É permitido usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos, para isso precisa obrigatoriamente linkar o artigo do blog como fonte. Compartilhar e linkar é permitido, sendo formas justas de reconhecer  nosso trabalho. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui presente sem autorização prévia. É proibido também a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, porém, a seleção e as montagens de imagens foram feitas por nós baseadas no contexto dos textos. 


Comentários via Facebook

29 comentários:

  1. Pra mim pastel goth ERA um estilo alternativo que deu uma influenciada na moda mainstream, ex: tiara de spikes e caveiras. Mas agora quem usa o tumblr e vê uma foto de alguma menina do estilo não acha estranho porque na internet virou algo normal mas nas ruas continua sendo estranho e raro de se ver por aqui!
    Mas não chega a ser um subestilo do goth mas também não é algo hipster ou fashionista.

    ResponderExcluir
  2. Você definiu tudo. Pastel Goth não tem nada de gótico já que não tem características bem definidas. Eu não acho que vai durar muito, sinceramente. Eu acho bonito, uso coisas que agora são mainstream por conta do estilo como creepers por exemplo, mas acho que só é algo repentino que vai morrer lentamente que nem scene.

    ResponderExcluir
  3. Nunca vi esse estilo... Como eu prefiro o estilo do gótico mais "clássico", acho que isso pode ser também uma influência da moda dos tons pastel, talvez seja passageira dentro das subculturas ou não.
    Abraços!

    http://pinupinsana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Mas já dá para considerar um subestilo em tão pouco tempo??? Não sei o que vcs acham, mas para mim teria que esperar passar essa onda do "pastel", caso pastel goth sobrevivessem ai sim podiamos pensar sobre serem ou não um subestilo, por enquanto para mim é apenas resultado desse boom de malditos tons pastéis (já não aguento mais só ver essas cores huahauhauah). Bjss

    ResponderExcluir
  5. Acho que o Pastel goth é um estilo separado do gótico e mais ligado com a moda de rua japonesa.
    Sobre ser uma moda passageira, eu discordo porque vejo muitas pessoas gostarem dessa mistura do dark com o fofo, e esse é um estilo que de certa maneira " liberou" que as pessoas possam gostar desses opostos e se vestir os misturando, Mas mesmo que o pastel goth desapareça, acho que essa mistura do fofo com o dark ainda continuará, só que feita de uma nova maneira. :))

    ResponderExcluir
  6. Oi =)
    Tudo bom??

    Adorei seu bloguito, muito lindo e com conteúdos incríveis! E é claro que já estou seguindo!

    Ficaria muito feliz se pudesse visitar o meu também! Tenha uma linda noite!!

    Beijocas,
    www.samifobia.com

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a Melani. "Pastel Goth" sempre me remeteu muito mais a "Harajuku" do que ao estilo gótico de verdade. Não acho que há como chamar de subestilo Gótico, pois quem realmente usa o gótico e conhece a subcultura, com certeza abomina essa conexão, que na verdade não possui ligação alguma.

    Pastel Goth, pra mim, é um "Fairy Kei ocidental com batom preto".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha pesquisa, vi uns looks BEM Harajuku, mas vi outros bem moda ociedental também. Como explicar essa diversidade de estilo? São duas linhas diferentes de moda Pastel Goth ou tudo é permitido.
      Quanto a conexão com a subcultua gótica, também considero fraca.

      Excluir
  8. Sinceramente não curti esse estilo.
    Acho que não combina esse tipo de mistura...curto mais as gothic lolitas!
    Tons pasteis com tons fortes misturados nesse estilo, pelo menos aos meus olhos, ficam "brigando entre si"...ou se é fofa delicada em tudo, ou fofa sendo gótica dentro do estilo que já existe.

    bjs e bom feriadão pra ti!
    http://lekahernandes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Acho que esse Pastel Goth é + uma tendência mainstream q foi incorporada por pessoas de estilo alternativo. Em alguns casos fica bonitinho, em outros estranho, é questão de bom gosto ou não como qquer modinha.

    Acho que teria q esperar mais um bom tempo para defini-lo com estilo, e como já citado, isso parece + ser remetente aos estilos alternativos de Harajuku do que com o gótico propriamente dito. Me lembra bandas de rock japonesas, mas com cores pastéis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra sugestão interessante: a incorporação da tendência mainstream! Tanto que tem looks bem mainstream mas que a pessoa tem cabelo pastel e make preto.
      Também acho mais próximo de Harajuku que do gótico...

      Excluir
  10. Fiquei um tempo sem internet e sem poder ler o "Moda de Subculturas" :(
    Mas agora a net voltou e está tudo bem!
    Hmm, é mesmo uma discussão bem interessante. Concordo com uma coisa que foi levantada, ainda é muito cedo pra dizer se o Pastel Goth é uma subcultura, esses dias andando por Curitiba vi umas meninas usando roupas assim, e com o cabelo tingido com cores claras, embora o visual fosse 'alternativo' o jeitinho delas era de patricinha (a música que ouviam 'aquele bicha bieber', o jeito como agiam não combinavam com o visual).
    Pensando bem, deve ser um tipo de coisa passageira, não creio que vai pegar.
    Obrigada por ter respondido aquele email!
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o que me intriga! Se você procurar pelo estilo, cairá tanto em imagens dessas patricinhas de cabelo pastel visual 'alternativo', quanto cairá em imagens mais ao estilo 'harajuko'. E aí surge a dúvida dele ser estilo que está acompanhando as tendências da moda (porque ser alternativo tá na moda né?) ou ser um estilo alternativo de fato.
      Ah que bom que pode voltar a ler o blog!! =D

      Excluir
  11. Não sei se pastel goth é subestilo, também acho que é necessário esperar até passar a moda de "candy colors". No entanto, como alguém que sempre gostou de tons pastéis e escuros misturados, cabelos longos coloridos (em cores vivas ou suaves), maquiagem preta e delicada, tudo isso junto, e ante das pastel goths existrem, não consigo ver qual o problema...
    Não em relação ao post, que realmente não caiu nesse erro, mas a comentários que vejo por aí: o que me irrita mesmo é a cabeça fechada das pessoas. Mesmo em subculturas, que, teoricamente, deveriam ser compostas de pessoas mais abertas, sem preconceitos dignos do mainstream dos mainstreams... Concordo plenamente que é chato ver as fashionistas se apropriando de coisas que gostamos e tratando como tendência da estação, depois jogando fora e voltando a considerar impensáveis. No entanto, de onde surgiu a regra de que não se pode mesclar estilos? De que uma pessoa não consegue gostar de coisas infantis e pesadas ao mesmo tempo? De que ela tem que ser 100% gótica, punk ou o que quer que seja?
    Muitas pastel goths se vestem assim apenas para fazer bonito em blogs, lookbook e etc... Porém, certamente há mulheres que realmente gostam de mesclar delicadeza e sombra fora do estilo lolita, e não merecem ser taxadas de fashion victims porque seu estilo combina com um que está na moda e não é reconhecido por "alternativos" de gêneros tradicionais e cabeças fechadas...
    Subestilo e subcultura não devem ser desculpa para rótulo!

    (Novamente, não foi um desabafo contra o post, mesmo.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não vejo problema na mistura do fofo com o dark. Eu gosto. Mesmo porque várias outras modas de subculturas tem misturas diversas.
      Acho que o preconceito aparece porque as Pastel estão usando uma tendência mainstream e não 'fugindo' dela. Mas como alguém comentou ali em cima, a tendência dos tons pastel pode ter vindo de Harajuko, e se foi assim, na verdade, foi o mainstream que se apropriou.
      Existiram modas subculturais que tiveram seu auge e minguaram em pouco tempo (mas não desapareceram) como as scene e o emo. Vamos esperar pra ver se o Pastel seguirá esse caminho ou vai permanecer firme ;)

      Excluir
  12. O pastel goth não é subestilo do gótico e as meninas que são adeptas já esclareceram isso. Na verdade, boa parte das meninas que o usam gostam mais da moda harajuku.
    Não acho que pareçam com scenes, embora algumas meninas que já foram scenes tenham aparecido no estilo. A verdade é que o pastel goth atual aceita qualquer tipo de cabelo, não precisa ser pastel. Mas os scenes em si usam cabelos chamativos e volumosos, então acho que não é nada difícil diferenciar. Mesmo porque até os gostos dos dois estilos são diferentes. Como disse, as meninas do pastel goth parecem gostar da moda harajuku, mas várias delas também são adeptas a mangás e animes (dá pra notar que principalmente mahou shoujos).
    O estilo praticamente acabou de nascer, e os adeptos a ele não querem se colocar limites, então sim, vão haver looks mais fofos e outros muito mais darks. A verdade é que estiveram buscando um nome pro estilo muito tempo, e por pastel goth ter ficado popular, tem muito gótico revoltado com isso, e sem razão... além disso, é só um jeito de misturar roupas fofas e darks, cabelos coloridos sem ser scene e criar uma moda meio japonesa sem precisar sem japonês.
    Por último, queria falar que eu disse meninas no meu comentário porque pelo que eu vi nem mesmo as grandes representantes do pastel goth por aí conhecem meninos que sejam adeptos do estilo. Se o estilo sobreviver, talvez tenha alguma mudança pra eles, não sei. Mas olha, se você quer estilos que podem ter influenciado o pastel goth, o que imagino são: cult party kei, pelos elementos religiosos, o seapunk, pelo sentimento de outros tempos. O bubblegum goth não influenciou tanto pois se você olhar na goth wiki (acho que é goth wiki, mas não tenho cem por cento certeza), é um estilo mais com vestidos brancos e elementos cyber. Acredito que Marina and the Diamonds influenciou em questão de certas coisas, como os quotes com corações no começo e no fim. Mas é meio difícil mesmo definir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora tudo está claro sim! O estilo se popularizou mais e muitas coisas já foram melhor "explicadas". Lembre-se que o post é de 2012, quando pouco ainda se tinha de informação sobre.

      Atualmente (abril de 2014) acho que o estilo se diversificou mais ainda. É curioso eles não quererem se colocar limites porque os estilos subculturais "antigos", sempre tinham um limite exatamente para manter um espírito de grupo, ao contrário de hoje em que a individualidade impera. E essa duvida da referências e influências faz tudo virar uma grande salada de frutas pastéis!

      Excluir
  13. O que essas garotas não sabiam é que o fofo e o dark já existia antes. Para quem não conhece procurar: Perky Goth. E Bubble Goth não é gótico, é o estilo da cantora estoniana Kerli e nao tem qualquer co-relação com os góticos já que ela é uma cantora pop!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque assim, a palavra goth pode ser: (adjetivo) ou (subcultura).
      Tudo depende do contexto em que a palavra está inserida.
      O "goth" do Pastel Goth e do Bubble Goth é usado como um adjetivo para se referir à: temas obscuros, macabros, morte e escuridão.
      Já o "goth"do Perky Goth é um subestilo da subcultura gótica (ou goth).

      O Pastel me parece ser apenas uma estética que pegou referências de outras subs e usa o goth como adjetivo de obscuridade sem ter relação com a subcultura gótica ;)

      Excluir
  14. para mim, é uma tendencia hipster e fashionista que a partir dos tons pasteis de tinta de cabelo, virou moda. Foi aderido a diversos estilos de pessoas... então nao acho que seja uma moda especifica com estilos especificos como o gotico

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre separei pastel goth e creepy cute dessa forma XD :

    Pastel goth: Mais influência da moda ocidental (seja scene, gótico, hipster ou outra coisa). Mais mainstream também.
    Creepy cute: Mais influência de estilos de Harajuku, animes e anos 80 - basicamente um Fairy Kei de Halloween.

    ResponderExcluir
  16. Apesar do 'Goth' não tem nada a ver com gótico em si. É igual Gothic Lolita. Tem elementos mas não é gótico. Para mim ambos são bem Harajuku e não é conflitante essa oposição de cores e temas fofos x temas creepy.
    Agora subestilo eu posso considerar. Subestilo de fairy-kei. Tem todos os elementos fairy-kei ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu enxergo o goth como adjetivo, neste caso, e não como a subcultura. Embora o uso abreviado de "gothic" tenha sido usado pra indicar a subcultura e foi isso que me confundiu inicialmente.
      Mas me diz uma coisa, as Fairy-kei reconhecem o pastem goth como subestilo? Isso é importante.

      Excluir
  17. Tudo que entra pra moda perde seu valor, sua cultura e a filosofia e significados por trás das roupas
    A cena goth surgiu com o pós-punk* só na década de 60 que o goth se desencadeou do pós-punk como algo mais amplo...
    O termo goth veio dos visigodos ou godos, o pastel goth n tem nada a ver com o gótico
    O preto no mundo dos góticos tem como o significado do luto eterno pela morte da felicidade no mundo e como na época em q o pós-punk surgio nos tempos da segunda guerra mundial e o visu bem carregado passava a ideia de como o mundo estava
    Depois foram surgindo outros estímulos" do gótico com o passar dos tempos
    Mas n se pode chamar de goth oq n tem nada de goth
    Qualquer um pode sair por aí de preto e rasa pastel mas pouco conseguem obter a consciência de que moda eh uma coisa é contracultura ou subculturas e outra!

    ResponderExcluir
  18. A moda fãs com que as coisas percam sua ideologia, significados por trás das roupas e cores e faz com que os estilos percam seus valores
    O pastel goth n tem nada de gótico nem subculturas nem porra nenhuma
    É só mais uma roupinha que alimenta o modismo e o comssumismo
    Qualquer um pode sair por aí vestidos de pretende e cores pastel agora
    É saem se rotulador como góticos pastel como se isso fosse uma contra cultura ou uma sub...
    No mundo goth tudo tem seu significados por exemplo o preto no mundo dos góticos significa o luto eterno pela morte da felicidade no mundo
    É o quanto que a sociedade oprime e ridicularisa tudo oq n está nos padrões
    O visu gótico é bem carregado pra chocar mesmo é afrontar a sociedade moralista e operadora
    O gótico se degeneralisou do pós-punk nos anos 60 com ênfase e misturas dos visigodos ou godos q era um povo que vivia na Escandinávia, existem vários subgeneros do movimento gótico é tenho certeza de que o pastel na tá dentro dele !

    ResponderExcluir
  19. É góticos scenes e hippies n se misturam por causa da ideologia
    Podem ter surgido um do outro com misturas de outros

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in