Destaques

15 de janeiro de 2021

Subculturas e conservadorismo - Subculturas só têm ideias progressistas? A subcultura Masculinista (Parte 2)

A invasão ao Capitólio incentivada por Donald Trump, tinha como objetivo impedir a oficialização da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos EUA, e revelou ao mundo uma subcultura que as feministas já conhecem há tempos: os ‘tribalistas masculinos’ ou ‘masculinistas’, conhecidos também como ‘mascus’.
 

Eles querem reviver uma suposta virilidade de caça e guerra, resgatando estéticas de vikings, espartanos, romanos e indígenas, que se reflete na estética do grupo composta de roupas de couro, peles, chifres e tatuagens.

O que os marca é o ódio profundo às mulheres, que seriam apenas objetos para reprodução humana. Eles têm extrema repulsa por elas e creem que elas devem ser caçadas, colocadas em cativeiro e estupradas servindo apenas para reprodução. O feminicídio é estimulado através um contexto político de dominação.

Nutrem também o ódio pelos LGBTs. Contraditoriamente, mantém relações sexuais com homens por amor à estética masculina, mas não se consideram gays, pois isso seria uma “fraqueza”. O que eles buscam é sexo com a imagem masculina.

Para Jack Donovan, ícone masculinista, gênero seria algo "natural" (o oposto do que teoriza o feminismo: que gênero é construção social não neutra, que sustenta a hierarquia do poder patriarcal) e imutável".

É habitual nos fóruns chans da deep web defender abertamente estupros e assassinatos de mulheres.

Estar entre homens, para eles, é resgatar uma virilidade perdida supostamente por conta das conquistas do feminismo e outros movimentos sociais e de direitos humanos.

Os masculinistas demonstram que não há como separar subculturas de contextos sociais e políticos. Existem subculturas voltadas aos ideais de direita.

Também comprovam a necessidade do feminismo, que luta pela libertação das mulheres de opressões históricas, combate a misoginia e as estruturas hierárquicas de gênero resultantes das formas de socialização.

Lei Lola

Se você é mulher e sofreu ou está sofrendo crime de ódio, saiba que isso deve ser investigado pela Polícia Federal. Em abril de 2018 foi sancionada a chamada Lei Lola, referencia à professora Dolores (Lola) Aronovich, autora do blog feminista “Escreva Lola Escreva”, que já  foi ameaçada de morte várias vezes e chegou a fazer 11 boletins de ocorrência.

A autora da lei foi a deputada Luizianne Lins (PT-CE), e cabe à polícia federal investigar crimes de misoginia na internet, combatendo ataques, assédios, piadas, depreciação, violência, objetificação sexual e perseguições cibernéticas mesmo que os ataques sejam anônimos, pois a política quebra o anonimato dos agressores.
Misoginia é quando um homem tem ódio, desprezo, preconceito, repulsa contra as mulheres e meninas, simplesmente por serem mulheres ou por elas não corresponderem ao padrão do que ele considera 'ser mulher'.

Referências:
@BBCBrasil ⁠
@blog.feminismocomclasse
@moanaaoliveira
Blog Escreva Lola Escreva
De Realengo a Goiânia cinco massacres que chocaram o país (notícias R7)
Agência Câmara de Notícias 


Acompanhe nossas mídias sociais: 
Direitos autorais:
Artigo original do blog Moda de Subculturas, escrito por Sana Mendonça e Lauren Scheffel. 
É permitido compartilhar a postagem. Ao usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos precisa obrigatoriamente linkar o texto do blog como fonte. Não é permitida a reprodução total do conteúdo aqui presente sem autorização prévia. É vedada a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, não fazemos uso comercial das mesmas, porém a seleção e as montagens de imagens foram feitas por nós baseadas no contexto dos textos.
Clique aqui e leia o tópico "Sobre o Conteúdo" nos Termos de Uso do blog para ficar ciente do uso correto deste site. 

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in