Destaques

27 de junho de 2013

Moda Alternativa Retrô: Inspiração anos 1940 e 1950

É verão no hemisfério norte e a tendência retrô alternativa continua firme e forte. Este post ilustrei com peças mais focadas na década de 1940 e 1950 mas esta estética está tão ampla atualmente que vou fazer mais uns posts sobre o tema.
Num geral, reparem como as coleções tem pouco preto. As cores entraram definitivamente na moda alternativa, o que não as deixa de jeito nenhum menos alternativas.

Um pouco de Retrô que já rolou aqui no blog.

Sempre que me perguntam qual a melhor forma de usar roupa alternativa no trabalho, eu respondo que uma época em especial se destaca: a década de 1940. O fato de ser a época da II Guerra Mundial onde muitas mulheres entraram no campo de trabalho faz com que a estética deste período seja o que imaginamos como "roupa feminina de trabalho", vide o tailler e a saia lápis, por exemplo.
As peças abaixo são inspiradas na década de 1940, porém não tem muito cara de trabalho e mais de lazer.
 

 

Aqui, já entra a moda característica a partir de 1947 com o New Look Dior. Este estilo de saias rodadas dominou a moda feminina da década de 1950 e a estética rockabilly daquela época. Novamente, reparem nas cores, leves, de verão. Mesmo que tenham estampas de plantas, pássaros, frutas tropicais ou caveiras, o alternativo não se torna "inferior".

 

Estes vestidos estilo New Look Dior, exigem uma anágua pra deixar o corpo com uma forma mais ampulheta, embora soltinhos (como em 3 imagens acima), fiquem muito bem também.
Anáguas como as ilustradas abaixo, no Brasil, podem ser encontradas em lojas que vendem roupas Lolita. Cada altura de vestido exige uma altura de anágua.



Abaixo, a diferença de silhueta sem e com anágua no mesmo vestido e mais abaixo, outros 2 vestidinhos retrôs com a mesma estampa.

 

Tops...

 

Saias...

 

Marinheiras...

 

E peças mais chiques! Penso naquelas meninas que sempre me perguntam que vestido elas podem usar em formaturas ou festas mais "mainstream"...

 


E eu continuo achando que o retrô é uma das estéticas mais legais pras plus size porque é uma estética que valoriza curvas. Mais em:


Tem mais retrô no próximo post.


Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in