Você sabia que no século XIX surgiu uma espécie de "moda alternativa" que se opunha à moda vitoriana dominante?
Os Pré-Rafaelitas era uma espécie de "contracultura" (termo anacrônico) de artistas e escritores, que eram contra a desumanização provocada pela era industrial, eram defensores dos direitos animais e de melhores condições de trabalho nas indústrias.
Para eles, a rigidez das roupas e espartilhos vitorianos eram desinteressantes e artificiais. Eles viam a sociedade como rígida e obcecada por uma falsa aparência de respeitabilidade. Seus ideais de beleza remetiam à era medieval e à renascença.
A moda mainstream se opunha à esta moda alternativa e zombava dos pré-rafaelitas e de sua forma “estranha” e menos formal de se vestir. O movimento era frequentemente parodiado e ridicularizado pela mídia. Mas um belo dia, o mainstream se rendeu e se apropriou da estética deles, que influenciou a art noveau e o abandono dos espartilhos pelas mulheres no século seguinte...
![]() |
Arte Pré-Rafaelita |
sempre quis saber sobre outros estilos que não estão nos livros de história da moda/arte, porque não eram os predominantes/da nobreza. fascinante como a história se repete, não é? muito obrigada pelo texto, estou amando!
ResponderExcluirSiiiim!! Nossa, os livros de hist. da moda são tão elitistas que nem falam dos pré-rafaelitas. A gente tem que procurar outros meios como livros de hist. da arte ou exposições ou a internet mesmo pra saber sobre eles!
ExcluirHoje eu percebo que a história se repete bem mais do que imaginamos!!
Que bom que está gostando!! =D