Destaques

26 de maio de 2014

Mãozinhas de Esqueleto: Quando uma criação supera o criador.

É sempre muito difícil dizer quem criou o quê quando se trata de Moda. Isso porque nem sempre quem leva a fama é o criador. E diz a lenda que quando você tem uma idéia, outras 6 pessoas ao redor do mundo tem a mesma, igualzinha. Acaba que em Moda as coisas acabam sendo de domínio público, exceto quanto a criação de um designer se torna a marca registrada dele, aí sim as cópias ficam mais restritas e quem ousa vender algo semelhante acaba com o carimbo de "cópia descarada" em suas versões.

Esse post apresenta outra mini-pesquisa autoral do blog, sobre a origem dos clips de cabelo em formato de mãos  de esqueleto



Na pesquisa, consegui chegar até o ano 2004 quando uma pessoa (dos EUA) chamada Cherish (não descobri mais detalhes sobre nome/sobrenome) começou a fazê-los artesanalmente adornados com uma flor de plástico, com o sucesso, em 2007 essa pessoa passa a vender pelo Ebay. 



Agora, vamos rapidamente ao ano de 2006 quando surge a pequena marca alternativa inglesa Kreepsville 666, focada em fornecer acessórios e roupas com temática de terror, horror e gore, pro público conhecido como psychobilly e horror punk.

Pulamos então para o ano de 2010, quando caveiras e esqueletos ganham seu auge na moda mainstream. No post Esqueletos no Armário falo sobre o bracelete de mãos de esqueleto, criado por Delfina Fendi e que logo ganhou cópias-versões de lojas alternativas. A peça fez grande sucesso e estampou editoriais. Logo depois, Delfina lançou o Skeleton Belt, também copiado por lojas alternativas posteriormente. [Neste post] temos mais exemplos de criações e cópias que circulam entre o mainstream e o alternativo.

Seria aquela coisa de 6 pessoas ao redor do mundo tendo a mesma idéia ou um se inspirou no outro? Não sabemos, pois as pessoas não revelam estas coisas, mas é verdade que entre 2009 e 2011 a atmosfera estava muito propícia para a fama dos esqueletos! Eles não assustavam mais ninguém.

Voltamos à Kreepsville...
Desde sua criação, a marca tem tido um constante crescimento exatamente por ser a loja alternativa que deu fama mundial às presilhas de mão de esqueleto quando começou a fabricá-las sob sua etiqueta e revender para lojas alternativas de todo o mundo.



Não demorou para que as mãozinhas ganhassem popularidade no Japão, como todo o mundo fica de olho no que se usa lá, a fama da peça só aumentou. Existem lojas no Japão que importam Kreepsville e daí pra cada loja asiática passar a criar as próprias mãozinhas foi um passo. Assim, depois de passar pelas cenas "billys" e pelos góticos, as mãos logo caem nas graças das adeptas do pastel goth. E como nunca antes na história desse mundo, as mãos de esqueleto foram tão fofas e populares, suas cópias existem de todas as cores, de vibrantes à pastel, de compridas à curtas, de com glitter à com unhas desenhadas!



A Kreepsville anuncia em seu site que é "sempre imitada mas nunca superada pela qualidade". Eles podem não ter sido os criadores das mãozinhas, mas lhes deram fama. A marca acabou de lançar a versão zumbi delas em formato de colar, bem capaz que esta também se torne um sucesso de vendas!



- - -  - - -


Você gostou deste post ou de alguma outra postagem do blog? Pode divulgar =D
O Moda de Subculturas não tem fins lucrativos, dedicamos horas de pesquisas para oferecer conteúdo autoral. Sempre tentamos trazer assuntos inéditos e interessantes para os leitores! Sua ajuda na divulgação de artigos que gostou pode fortalecer a moda alternativa, já que informação acaba com a ignorância. Nós lutamos para que ela seja levada à sério e tratada com o devido respeito! 
Ah, curtam também nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/pages/Moda-de-Subculturas/207882219254621), todos os dias postamos coisinhas lá! =D

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. nooossa, sempre me passa pela cabeça querer saber da onde exatamente surgiram algumas tendências, e se o "primeiro" criador está agora rico, frustrado ou indiferente. mas é realmente MUITO difícil de rastrear (e de driblar isso na hora de querer comprar algo "original" quando se pede pela internet)!
    outra coisa bem famosa por causa da kreepsville são os eyeballs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!! É difícil rastrear porque parece (impressão minha) que depois de uma certa quantidade de tempo, não se acha mais informações em site de busca (tipo coisa de 9 ou 10 anos atrás) e muitos sites fecham né?
      Quanto ao eyeball pelo que dei uma sondada, pode ser mesmo uma criação da Kreepsville porque eles chamam eles de "clássico da marca" coisa que não fazem com as mãozinhas. Mas também não posso confirmar 100%...

      Excluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in