Destaques

24 de outubro de 2019

10 anos de Moda de Subculturas: Conheça a arte de Aline Lacroc, ilustradora do nosso zine Dark Pin-up!

Hoje vocês vão conhecer um pouco mais do trabalho ilustrativo da Aline Lacroc! Foi ela quem criou as ilustrações para o zine Dark Pin-up que em meados de novembro começará a ser enviado aos que colaboraram  com a Vakinha do aniversário dos 10 anos do Moda de Subculturas.

Conheci a Aline anos atrás através de seu blog Estilo Retrô Rock, onde desde julho de 2009 postava sobre seu estilo de vida, decoração, DIY, moda e cultura retrô e vintage. Há alguns anos ela desenha pin-ups, fazendo inclusive trabalhos de estamparia para lojas. Como admiradora do seu traço e da forma que ela aborda as temáticas nos desenhos, com pin-ups em atitudes super divertidas, convidei para colaborar com o projeto de aniversário do blog e agora, chamo vocês pra acompanhar a entrevista com ela pois vale a pena conhecer a artista por trás da arte! 
E fiquem de olho no Instagram dela para acompanhar as datas disponíveis para trabalhos comissionados.



Conta pra gente como você adentrou na arte do desenho? Frequentou algum curso?
Comecei a brincar de desenhar quando era mais nova e assistia animes na TV Manchete. Eu colecionava revistinhas e mangás e copiava os personagens para criar minhas próprias histórias. Nunca fiz curso de desenho, mas tenho vontade.
Muitas vezes olho desenhos mais antigos e vejo muitos erros que na época não percebi, isso significa que eu melhorei de lá para cá. Acho muito importante estudar anatomia, proporção, perspectiva, técnicas e materiais, para depois então, pensar em ter um estilo próprio. Eu tenho tanto para aprender mas minha rotina de mãe e meu trabalho me deixam com pouco tempo para praticar infelizmente.



Quais suas inspirações artísticas?
Minhas maiores inspirações vem do antigo tatuador Sailor Jerry, grande referência do estilo Old School, da ilustradora e também tatuadora Quyen Dinh. Já na comic art minha inspiração vem da russa Sveta Shubina como referência atual e das antigas artes de Eric Staton com suas mulheres poderosas em corsets e botas de cano longo. Me inspiro também nos cartoon antigos de Dan Decarlo.

Como foi o processo até chegar no estilo de desenho que faz hoje? E como você descreveria seu estilo de criação?
Dos desenhos que fazia copiando HQs até o bico que arranjei em um estúdio de tatuagem, tudo me influenciou a criar um estilo próprio.
Gosto de mesclar elementos da tatuagem old school com o mundo das pin-ups mid century. Não procuro fazer arte realista como alguns artistas de pin-ups consagrados como Gil Elvgren, pois gosto mais do  estilo cartoon . As HQs antigas eram impressas em poucas cores, com muito uso de traços grossos e sombras em nanquim preto e eu procuro manter essa característica no meu trabalho também. Atualmente meus temas preferidos são halloween, pin-ups e bondage.



Você pretende desenvolver produtos físicos ligados à seus desenhos, como pôsteres, adesivos, papelaria..?
Seria um sonho! Gostaria muito de desenvolver estes produtos, mas precisaria contar com ajuda de parceiros que já trabalhassem nessa área de produtos, pois desenvolver todo o processo é algo bem complexo e demanda tempo. Um exemplo de parceria que deu certo foi quando a marca retrô Rocket Clothing me chamou para desenvolver algumas estampas de camisetas.

Você já criou ilustrações para loja de roupas 'Rocket Clothing", como tem sido a experiência? Você também já criou pingentes com seus desenhos pretende investir mais em criação ligada à moda?
Trabalhar com a Rocket Clothing foi uma experiência incrível. Precisei aprender um pouco mais sobre ilustração digital para adequar os desenhos ao formato de impressão das camisetas. Fiquei muito orgulhosa do resultado final, principalmente porque a marca se preocupa muito com qualidade e acabamento dos produtos.
Já criei também alguns pingentes próprios de forma artesanal e até aprender todo o processo foram muitas peças pro lixo. Tenho em mente criar mais peças como essas, com temáticas mais góticas e fetichistas por exemplo. A escassez de produtos voltado para a moda rocker em geral me faz ter muita vontade de criar minhas próprias peças. Atualmente já temos algumas marcas como referência aqui no país que trazem moda retrô, rocker, gótica e rockabilly para um público que cresce cada vez mais e poder fazer parte disso é muito bom.


Falando em moda, você é uma das meninas que criaram os primeiros blogs de tematica retrô no Brasil. Hoje blogs pessoais já sairam de moda em detrimento de redes sociais como o Instagram, como você adentrou no estilo de vida retrô?
Tenho uma paixão muito grande pela história e o estilo mid-century, bem como a cultura do rockabilly. Acho que o estilo de vida tem muito a ver com as preferências musicais da pessoa, sempre gostei de rock e isso influenciou tudo  na minha vida.
Foi muito bacana ter o blog Retrô Rock e conhecer pessoas do país todo pela internet (e algumas pessoalmente), mas sinto que essa fase pra mim já passou. Ainda mantenho o blog no ar pois existem muitos posts que foram feitos com base em pesquisas que fazia na época para recontar um pouco da história dos anos 1950.
Agora meu hobbie passou a ser os desenhos e me sinto mais realizada assim. De qualquer forma, as amizades permaneceram e são justamente as mesmas pessoas que curtiam o blog que curtem minhas ilustrações. Pelo instagram é possível ter contato não só com o público quanto com outros artistas do mundo todo e de várias sub-culturas diferentes. 



Em 2017, a Aline criou estes adesivos super fofos pra ajudar na castração de gatinhos! Eu fui uma das que os comprei e hoje guardo-os com muito carinho! Tenho muito cuidado e admiração com quem cria arte alternativa! Então não deixem de acompanhá-la, de repente você pode ter a chance de comprar um de seus materiais quando disponíveis!

Espero que tenham gostado! Me digam nos comentários!




Acompanhe nossas mídias sociais: 
Direitos autorais:
Artigo original do blog Moda de Subculturas. 
É permitido compartilhar a postagem. Ao usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos precisa obrigatoriamente linkar o artigo do blog como fonte. Não é permitida a reprodução total do conteúdo aqui presente sem autorização prévia. É vedada a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, não fazemos uso comercial das mesmas, porém a seleção e as montagens de imagens foram feitas por nós baseadas no contexto dos textos. 

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in