Destaques

1 de junho de 2021

O que são subculturas?

Segunda feira dia 31/05/2021 estreou no Instagram do blog, nosso Projeto de Comunicação Educativa. Ao longo dos anos, percebemos que falta no Brasil informação básica de grande alcance sobre conceitos científicos. O que existe é um grande senso comum sobre subculturas, o que não ajuda em nada. Então decidimos trazer uma sessão de conceitos científicos, porém de forma sucinta/objetiva e com linguagem simples. Além de subculturas, tribos e estilos alternativos, também traremos temas polêmicos e um pouco incômodos - o que é bom, porque o incomodo tráz reflexão sobre nossa construção social e identitária - que envolve politica (na cultura alternativa) e moda alternativa (lembram dos stories polêmicos sobre moda fetichista (rolou esse post aqui), foi uma treta das tretas, porque apontei que usamos muitos símbolos de opressão sem ter consciência, pois os naturalizamos (não só na moda fetichista mas em outras modas, como o retrô), o que chamam de 'ressignificação'. Mas será que realmente ressignificamos algo? O que conseguimos 'ressignificar' e o que não conseguimos? Já fica aí a reflexão. Separei um dos meses pra gente conversar sobre isso. Terá também as respostas das ótimas questões que vocês deixam neste post aqui e nas DMs.

O que tem de novo?
- Um perfil do Instagram mais informativo, educativo, direto/sucinto/objetivo.
- Facinho de salvar e compartilhar!
- Uma sessão de conceitos (científicos).
- Subculturas e Tribos
- Estilos Alternativos.
- Cupons de Descontos.
- Questionamentos sobre cultura alternativa.
- Temas políticos referentes à cultura alternativa.
- Respostas das dúvidas que vocês deixam nos posts.

Na sociologia, “cultura” envolve conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e outras capacidades adquiridas pelo homem como integrante de uma sociedade.
Uma cultura é construída também em contato com outras culturas.
"Subcultura" são culturas presentes em culturas maiores, possuindo um conjunto diferenciado de valores, crenças, normas, padrões de comportamento, símbolos e representações próprias.
Ao contrário do que muitos pensam, o prefixo 'sub' não significa algo inferior.
Algumas subculturas desaparecem em pouco tempo, mas outras permaneceram por um longo tempo. Dentre suas características estão a translocalidade, a diferenciação consistente, identidade, comprometimento, autonomia.
Subculturas não são apenas urbanas, nem apenas juvenis e não são tribos.
Podemos também chamar as subculturas de “culturas alternativas” se tivermos em mente o que são “culturas alternativas”.

Fonte: KIPPER, H. A. A happy house in a black planet: introdução à subcultura gótica [livro eletrônico]. São Paulo: Edição do Autor, 2008.

Punks em Londres, 1983.

Acompanhe nossas mídias sociais: 


Direitos autorais:
Artigo original do blog Moda de Subculturas, escrito por Sana Mendonça e Lauren Scheffel. 
É permitido compartilhar a postagem. Ao usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos precisa obrigatoriamente linkar o texto do blog como fonte. Não é permitida a reprodução total do conteúdo aqui presente sem autorização prévia. É vedada a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, não fazemos uso comercial das mesmas, porém a seleção e as montagens de imagens foram feitas por nós baseadas no contexto dos textos.
Clique aqui e leia o tópico "Sobre o Conteúdo" nos Termos de Uso do blog para ficar ciente do uso correto deste site. 

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in