.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: House of Worth (Haute Couture 2011/2012)

11 de março de 2012

House of Worth (Haute Couture 2011/2012)

Está havendo uma tentativa de que as lendárias marcas Madeleine Vionnet (sob o nome de Vionnet Departure) e House of Worth, voltem à ativa. Particularmente, as coleções da marca Vionnet, não tem me chamado a atenção. Talvez porque Madame Vionnet tenha sido tão revolucionáriamente criativa em seu tempo e a nova versão da marca não seja nada revolucionária...

E o que dizer da House of Worth? 
De volta há alguns anos, percebo que a ressuscitada marca ainda não encontrou sua característica própria: peças de puro luxo. Devo ser uma conservadora mas, acho que as peças apresentadas pela nova marca, ainda estão longe daperfeição e riqueza de detalhes de seu original criador, Charles Frederic.

Claro, os tempos mudaram! Não dá pra axigir que as duas marcas, criadas no final do século XIX e começo do seculo XX façam a mesma moda de antigamente, mas sempre se espera que a essência do criador permaneça, como no caso da Dior e da Chanel, que por mais que mudem os estilistas, mantém suas características originais.

Da coleção mais recente (2012), apenas estes dois corsets me chamaram a atenção, o primeiro porque me lembra o trabalho de Worth na Era Vitoriana e o segundo porque tem traços vitorianos mas é completamente moderno! Tomara que seja um sinal de que a qualidade e exuberância sejam agora, novamente, parte da marca.


Voltando um pouco no tempo, a título de curiosidade, acrescento imagens da coleção de 2011. Os comprimentos mais curtos e armados lembram o New Look Dior. Se os designers atuais continuarem investindo em longos vestidos e peças mais elaboradas, acho que é possível que a House of Worth honre com dignidade o que a marca representou no passado.


Quer saber mais sobre a casa Worth? Clique nos links abaixo:


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2 Comments

  1. Pelo o q tenho visto, infelizmente, há algumas marcas q deviam ter ficado só nos livros, pois as inovações vieram dos seus criadores, ou seja, sem eles é mais fácil perder o rumo. É uma pena, já que sem estas marcas, não teríamos a Moda q consumimos.
    Bjkassss

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