.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: A influência das Subculturas nos Animes

31 de julho de 2017

A influência das Subculturas nos Animes

Um dia pensava sobre quais teriam sido as minhas primeiras influências subculturais, porque muita gente me pergunta isso, sempre se referindo à bandas de rock ou outros estilos musicais. Pensando sobre isso, me dei conta que as minhas primeiríssimas influências foram os animes, que permearam minha infância e adolescência.

Sailor Mercury, de Sailor Moon

Sim, os animes! Aquelas animações japonesas que são super populares hoje em dia. Só que nem sempre foi assim... gostar de animes e mangas 15 anos atrás era carregar um estigma de excluído e esquisitão, principalmente se você fosse adolescente, visto que os animes eram vistos como “coisa de criança”. Os eventos para fãs eram raros, muito espaçados e se descobrissem que você frequentava-os, era bullying e perseguição na certa. Fazer cosplay (se vestir como os personagens dos animes, é bem popular nos eventos até hoje) e alguém fora no círculo descobrir, era enterrar completamente a sua vida social.

Hoje isso mudou completamente! Os animes são populares entre a gurizada, se eles não assistem, ao menos conhecem e sabem do que se trata, visto que atualmente há muita informação disponível sobre isso. Os eventos se multiplicaram de norte a sul do país, virando um negócio que move uma quantidade considerável de dinheiro (visto que os primeiros eventos do tipo no Brasil nem ingresso cobravam!). Ninguém precisa se envergonhar por fazer cosplay e há animes de todos os tipos disponibilizados atualmente na tv aberta, na fechada, na internet e no Netflix.

Shun, Cavaleiros do Zodíaco

Acredito que isso se deve à iniciativa das redes de televisão aberta, que após o estouro de alguns animes como Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon, Guerreiras Mágicas de Rayearth, Dragon Ball – todos da falecida TV Manchete – resolveram investir pesado nesse segmento, e bem, funcionou.

Mas onde estão as influências subculturais nos animes? Bem, primeiro, nos cabelos! TODO anime tinha alguém de cabelo colorido! Era praticamente uma coisa “normal” - como vemos nas imagens que ilustram a postagem. Se ninguém tinha um cabelo berrante em algum anime, isso sim era de se estranhar.

Trunks, Dragon Ball Z

Ayanami Rei, Neon Genesis Evangelion



Nana, Elfen Lied

Lucy, Guerreiras Mágicas de Rayearth

Os exemplos são infinitos! Depois quando me perguntam porque eu gosto tanto de cabelos coloridos, eu paro e penso: sim, toda a minha infância foi recheada de heroínas e guerreiras de cabelos coloridos. Não tinha como não gostar.

Existia também a questão das roupas: eram muito loucas, pelo menos para os nossos padrões ocidentais. Até os uniformes escolares japoneses e roupas tradicionais eram estilizados. Nós queríamos nos vestir todos os dias como esses personagens, e por isso boa parte dessa galera foi para os cosplays – você podia ser um personagem desse pelo menos por um dia. Após conhecer as subculturas nos damos conta que podemos nos vestir assim sempre – basta querer.

As roupas maravilhosas de Card Captor Sakura 



Vampire Princess Miyu: 
uma versão atualizada de um kimono


Influências góticas na Dark Chii, de Chobits, e na Black Lady, de Sailor Moon

Para as mais discretas, tinha o visual “garotinho” da Pan, 
 de Dragon Ball GT:
E o visual andrógino da Haruka Tenoh, de Sailor Moon.
Os exemplos aqui são infinitos também, tem para todos os gostos. Antigamente era complicado encontrar também roupas estampadas com temas de anime, e hoje tem até loja especializada nesse tema. 
Existe também uma influência de via dupla: os animes influenciaram a moda subcultural, mas a moda subcultural também influenciou – e muito! – os animes. Os casos acima, personagens como a Dark Chii e a Black Lady demonstram bem isso. Mas o melhor exemplo são as obras de Ai Yazawa: Princess Ai (baseado na vida de Courtney Love), Paradise Kiss e Nana. Já tem um post sobre esses trabalhos aqui e a influência de Vivienne Westwood neles. Dessas obras de Yazawa, a que mais me toca é Nana, por causa da estética punk e do enredo trágico. 


Teria muito mais exemplos para colocar, mas estes já são bem ilustrativos. Acredito que os animes tenham sido a primeira referência subcultural de muita gente, e lembro também que foi o primeiro tipo de música que eu me liguei. Música para mim era música de anime, não fazia a mínima ideia que existiam outros tipos de música que eu fosse gostar (risos!).
 

Então é isso! Eu queria saber também quais foram os animes que os leitores utilizam como inspiração de moda, porque certamente faltaram centenas nesse post. Escrevam aí!!



Autora: 
Nandi Diadorim. Historiadora e professora na rede municipal de ensino no Rio Grande do Sul. Guitarrista em uma banda de punk rock. Cachorreira, gateira, vegetariana, feminista...em suma, a incomodação em pessoa.




Artigo de Nandi Diadorim em colaboração com o blog Moda de Subculturas. É permitido citar o texto e linkar a postagem. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui presente sem autorização prévia do autor. É proibido a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos; a seleção e as montagens das imagens foi feita exclusivamente para o blog baseado na ideia e contexto do texto.


Acompanhe nossas mídias sociais: 

  • 8Blogger Comment
  • Google+ Comment
  • Facebook Comment
  • Disqus Comment

8 Comments

  1. Gente do céu, com certeza uma das minhas primeiras influências também! O quão obcecada por Sailor Moon e CZD eu era hahaha De vez em quando eu ainda pego algo pra assistir, acabei de começar no Netflix Little Witch Academia <3 Mas na maneira de vestir acho que não cheguei a compor outfits, no máximo era uma influência na adolescência usar saia de pregas com meias até o joelho e All Star pra parecer o uniforme colegial <3 saudades dessa época, saudades 13 anos hahaha bjuss!

    www.vandabooks.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legaaal!! :D
      É impressionante como algumas coisas marcam a gente pela vida toda!
      Bjs e obrigada por comentar! <3

      Excluir
  2. Ameeeiii essa matéria! Com certeza os animes tbm exerceram influencia sobre mim nesse sentido. Amava CDZ, Sailor Moon e a maioria dos outros citados na matéria. Adorava os cabelos coloridos e o estilo diferente das roupas. Lembro que fui repudiada no colégio quando apareci usando tênis vermelho e esmalte azul... Devo ter sido a primeira pessoa da cidade a usar! kkkkk. Mechas coloridas no cabelo, camisetas de banda, calça rasgada... O pessoal odiava! rsrs. Um anime/mangá que eu posso acrescentar a essa lista é X-1999!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estilo de moda nos animes é muito marcante, é difícil não ficar impressionado com a criatividade! Tudo que é diferente incomoda as mentes pequenas haha!
      Obrigada por indicar mais um mangá! <3

      Excluir
  3. Acho que Dragon Ball nao era da Manchete... Passava no SBT e depois na Band e Globo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela correção Freon! Vamos conferir e editar o texto ;D

      Excluir
  4. Nossa, nunca me liguei nisso, mas siiim! também posso dizer que minhas primeiras influências vieram dos animes, até hoje sou obcecada por Sakura Card Captor, e lembro de me encantar pelo visu dela na primeira vez que assisti, na pré escola <3
    Post maravilhoso!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

comments powered by Disqus
Pin It button on image hover