Destaques

23 de agosto de 2010

Saias Rodadas

A Cris sugeriu via comentário, que eu fizesse uma postagem sobre a moda atual das saias rodadas
Eu adorei a sugestão, há um tempo atrás estava mesmo pensando em fazer uma postagem só sobre os tipos de saia. Aos que não sabem sou viciada em saias! Foi a primeira peça de roupa que aprendi a costurar e é a peça de roupa que mais uso, já que a cidade que moro é bem quente. Assim como a Cris, eu adoro as saias rodadas da moda atual.

A saia que está na moda hoje é a Godê. Essa saia é a que mais precisa de tecido para ser feita e tem 4 tipos diferentes de modelagem - de pouco rodada com pouco volume a muito rodada e volumosa. Fora as variantes com babados ou recortes que também são possíveis de fazer. Todas os outros tipos de saias são baseadas em um retângulo, a saia godê é baseada em um círculo.
 
A saia godê ficou mais conhecida na década de 1950 devido ao New Look - um estilo criado pelo estilista Christian Dior. É também a saia que embalou o som do Rock n Roll, recém surgido na época. Em 1950, a saia era usada com uma anágua como armação. Hoje em dia só as garotas subculturais usam assim.

Esse tipo de saia, é um grande círculo e suas variações. Nesse circulo, deixa-se espaço no meio para a cintura. Ela tem um caimento fluido que forma franzidos e cria volume na parte inferior do corpo. Isso faz as saias rodadas ideais para as mulheres de quadris estreitos ou ombros largos, equilibrando a silhueta. Ela também fica ótima em mulheres com corpo ampulheta, por isso muitas garotas usam esse tipo de saia com corset e corselets. Quem tem quadril largo e coxas grossas também pode usar saias rodadas, contanto que elas não sejam volumosas, já que, por ser um modelo fluido, disfarça grandes medidas.
Uma das tendências atuais é o cós largo e alto. Mas essa cintura alta é mais adequada para quem tem tronco comprido, peito pequeno ou médio e cintura definida. A cintura alta alonga as pernas, mas encurta o tronco, por isso não é  indicada para todas as mulheres.

Não é preciso entender muito de modelagem pra fazer sua própria saia godê, visto que ela é, ha minha opinião a saia mais fácil e rápida de ser feita, já que é baseada num círculo.
Essa imagem é do meu livro Modelagem Industrial Brasileira: Saias, de  Sonia Duarte e Sylvia Saggese. Embora eu tenha aprendido modelagem na faculdade, uso esse livro direto pra tirar uma dúvida ou outra que a gente sempre tem, na hora de fazer modelagem.
Por favor, se forem espalhar essa imagem por aí, creditem ao livro e às escritoras, porque é uma imagem com direitos autorais, ok!?

 
Como podem ver pela página do livro, há quatro modelos de saia godê:

A saia godê de 4/4, também chamada de Godê Completo ou godê guarda chuva. Fica bem volumosa como as dos anos 50.
A saia godê 3/4 de círculo.
A saia godê 2/4 de círculo, também chamada de Meio Godê - esse o modelo que mais uso.
E a saia godê 1/4, com pouco volume, ideal pra saias mais sociais, já que fica com bem pouco volume.


Fazer a barra de uma saia godê é meio chatinho pra quem não tem experiência, pois pode-se sem querer, costurá-la torta.
Dicas: após modelar, cortar e costurar as laterais e o cós da saia, pendure-a em um manequim ou em um cabide e veja se a barra está certinha, se não tem  nada torto. Se você fez a saia em malha, não costure ainda, espere até o outro dia e aí sim costure. Porquê? Porque a malha "se ajeita" e muda a forma. No dia seguinte, a malha terá se "ajeitado" e aí vc confere se a barra não entortou e daí sim, faça a barra. 
Em fábricas de roupas, a malha descansa antes de ser cortada, mas quando costuramos em casa não temos esse hábito, por isso, sempre que for fazer peças em malha,  o recomendado é abrir todo o tecido e deixar descansar por um dia.

Quer fazer sua própria saia rodada?
Tutoriais e moldes:
No blog Via Vestir, há dica para o cálculo do raio (onde fica a cintura) e exemplos de saias que ela fez.
A explicação dada pelo blog Fazedora de Artes, está facílima, acho que todo mundo vai entender.
No site Cortando e Costurando, há a dica da saia godê dupla, que fica bem volumosa e da godê simples, menos volumosa.
Mas se você não quer fazer a modelagem ou não tem habilidade para isso, recomendo imprimir o molde do site do Roberto Marques, é só imprimir e depois montar como na imagem, cada linha colorida é um tamanho. Fácil assim, não vai ter desculpa pra não fazer sua saia rodada!

Idéias pra se inspirar:



Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Muito bom o post.
    Eu dificilmente uso saias hoje, mas já usei bastante, acho muito bonito... Não sei exatamente porque parei de usar, acho que por preguiça hehe (jeans parece ser muito mais prático hehe).
    Mas adorei as dicas, quem sabe eu não me inspiro pra voltar a usar saias hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amei o post!!Obrigada por aceitar minha sugestão!!Estou fazendo curso de corte e costura faz um mes e por conta propria fiz uma gode, ficou bonita só não gostei muito do caimento (comprei uma viscose simples e preta, afinal de contas era a minha 1ª gode,rsrs).Para ficar com o caimento como o da xadrez que você colocou, que tecido me indicaria? ;) Ah desculpa responder só agora ,fiquei sem net :/ Parabéns e beijosss!!

    ResponderExcluir
  3. Cris,
    Repara nos tutoriais que postei, a forma como a saia godê é cortada no tecido. Cada um dos 4 tipos da saia é cortada em um posição do tecido. E é cortando nessa posição correta no tecido que a saia terá o caimento certo. Se você não cortou sua saia de viscose da forma certa no tecido, pode ser que ela tenha ficado estranha.

    As saias normais são cortadas no sentido do fio reto do tecido, mas as godês são cortadas na diagonal(em viés), por isso ficam tão rodadas. O corte certo sempre fará uma roupa, seja ela qual for, ficar com o caimento perfeito.

    Para a saia xadrez, recomendo 100% algodão ou um tecido com poliéster e algodão (fino) e o godê dela pode ser o godê 3/4. Repara na foto que ela tem uma costura lateral. Esqueça essa costura. A modelista da saia já é experiente e fez um godê frente e costas separado. Se você ainda não tem experiência faz o godê como é: com a costura só nas costas e quando vc for mais experiente, faça com frente e costas ou como quiser.
    ^^
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. adoro saias assim *_* acabei de usar um modelo que customizei para o natal e ficou muito feminina...passei fita por dentro dos ilhoses e quebrei a agressividade finalizando com um laço.
    Foi sucesso no Natal^^

    ResponderExcluir
  5. praticamente não sei costurar,mas com essas dicas completas,eu vou fazer minha saia SEM DÙVIDA!!!muito obrigada

    ResponderExcluir
  6. eu queria fazer uma saia longa com godê completo, tipo um vestido vitoriano que vi, mas não consigo fazer sem ter o remendo no pano ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mai.
      Pelo que sei, a modelagem das saias vitorianas não eram em formato godê completo.
      Normalmente saias longas são feitas em retângulo franzido (inclusive algumas do early victorian), você já pensou em fazer assim? Assim com certeza vai dar certo. ;)

      Excluir
  7. Qual tecido da saia xadrez




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, não posso te responder com certeza, pode ser um algodão, pelo caimento...

      Excluir
  8. Adorei o blog, Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. estou precisando saber com urgencia se a saia de carimbo é feita com corte circular como a gode ou retangular.

    ResponderExcluir
  10. Queria saber como fazer como fazer o cálculo da cintura para o modelo 3/4...Alguém poderia ajudar?
    Se eu dividir o valor por 4 e multiplicar o resultado por três vai dar certo? Existe outra forma mais exata?Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. para medir a circunferência seja 4/4, 3/4, 2/4 ou 1/4, voc~e deve pegar a medida da sua cintura e dividir por 6,28. Circunferência = raio x 2 x Pi (lembrando que Pi = 3,1416....)
    Por exemplo, com uma cintura de 80cm, raio = 80 / (2 x 3,1416) = 80 / 6,2832 = 12,7 cm

    ResponderExcluir
  12. circunferência = raio x 2 x Pi (lembrando que Pi = 3,1416....)

    Por exemplo, com uma cintura de 80cm, raio = 80 / (2 x 3,1416) = 80 / 6,2832 = 12,7 cm

    Serve para qquer modelo.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in