.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: Música Gótica de qualidade: The Birthday Massacre

25 de janeiro de 2017

Música Gótica de qualidade: The Birthday Massacre

Pense numa banda que mistura darkwave, rock industrial, gótico, eletrônico, terror e letras tão profundas que são capazes de tocar a alma... O resultado disso é a The Birthday Massacre. A banda vai agradar até mesmo aos que se intitulam "Góticos Suaves".

Também conhecida pelos fãs pela sigla TBM, é uma banda canadense de darkwave (em poucas palavras consiste na mistura de new wave com o gótico) fundada em 1999. Sua formação atual conta com Chibi no vocal, Rainbow na guitarra base e backing vocal, Falcore na guitarra solo, Rhim na bateria, Owen no teclado e Nate Manor no baixo.

A julgar pelos nomes artísticos, visual dos integrantes e pelo vídeo da música “Looking Glass” percebe-se que há muita influência da cultura anime no grupo.

Fonte:metalexiles.com


Com um total de sete álbuns lançados - Nothing & Nowhere (2002), Violet (2005), Walking with Strangers (2007), Looking Glass EP (2008), Pins and Needles (2010), Hide and Seek (2012) e Superstition (2014) - uma das coisas que me chamaram bastante atenção foi o fato de que a banda permaneceu fiel ao seu estilo musical em todos os seus trabalhos. É possível observar a evolução na qualidade das composições, o que muitas vezes não vemos no cenário musical, especialmente no rock, pois as bandas geralmente lançam um ótimo álbum de estreia, mas depois não conseguem “manter o ritmo” por assim dizer.

Além disso, embora seja uma banda relativamente atual, as músicas possuem fortes características dos anos 1980 que adicionam certa nostalgia ao seu som, além de letras reflexivas que são capazes de fazer você chorar... Sério, se você ouvir a faixa “To Die For” sem rolar uma lagrimazinha você não tem coração!

Sobre o estilo visual dos integrantes, conforme citado antes, percebe-se influências da cultura anime com fortes elementos do visual kei (movimento japonês surgido na década de 1980). No que se refere à aparência, é caracterizado pela extravagância misturada com a androginia) do scene e do punk.

Quando falamos sobre subculturas musicais, é quase uma regra que as bandas influenciem os ouvintes no modo de vestir. Góticos, punks ou headbangers em algum momento (ou em todos) criam seus visuais baseado no que artistas destas subculturas vestem. Vamos analisar agora, o visual dos integrantes da The Birthday Massacre.


Chibi 
A vocalista Chibi possui um estilo bem feminino com uma pegada "Lolita Rocker". A cantora é versátil, usa desde peças estilo retrô e franja pinup e é possível notar diversos elementos da estética punk em seu visual, como o look saia xadrez, gravata e camisa branco (também usado pelas riot grrrls) e de gótico vitoriano. Particularmente gosto bastante, pois acrescenta presença de palco e esse é um fator super importante para qualquer banda de rock.



Rainbow
O estilo do guitarrista base é bem marcante e andrógeno com muita maquiagem ao redor dos olhos, lentes de contato e batons avermelhados. Seu visual tem clara influência do cantor Marilyn Manson de quem recebe várias comparações. Seu visual se alterna entre peças de moda gótica e peças clássicas masculinas como camisa, calça social e colete.



Falcore
O guitarrista solo tinha um estilo mais punk no início do TBM com um cabelo loiro espetado à la Sid Vicious. Depois adotou um cabelo mais escuro e comprido, complementando seu visual com peças masculinas clássicas aliadas com acessórios como correntes, chapéus e cartolas.



Rhim
O estilo do baterista Rhim é bem mais contido se comparado ao restante da banda. O contorno forte nos olhos e o look total black são sua marca registrada.





Owen
O tecladista Owen possui vários elementos scene em seu estilo, como cabelos coloridos e maquiagens temáticas. Considero ele como o panda da banda por causa do grande círculo rosa maquiado em torno dos olhos...[risos].



Nate Manor
Assim como o batera, o estilo do baixista Nate é mais discreto. Diferente dos seus companheiros de banda ele usa pouca maquiagem e tem um visual mais metaleiro por conta dos looks total black e das jaquetas de couro.




Curiosidades:  

☠ O logo de coelho começou como uma tela de carregamento no site da banda. No entanto, fãs começaram a usar orelhas de coelho nos shows, fazendo com que a banda adotasse o logotipo como sua marca. 

☠ Há um cover da música "I Think We're Alone Now" da cantora Americana Tiffany no EP Looking Glass.

☠ Eles estiveram no Brasil em 2015 fazendo shows nas cidades de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. 


Pra quem quer conhecer um pouco mais sobre o The Birthday Massacre, a melhor forma é escutar suas músicas:




Espero que tenham curtido! ;)


Autora:

Sammy Vieira - Coffee lover, Cat Lady & Geek Rocker. Cursa Produção Multimídia, mas é formada em Gestão de Recursos Humanos e especialista em Docência e Educação Corporativa. Apaixonada por design, música, fotografia, moda e cultura alternativa. É noiva, professora de RH, vocalista de uma banda de Pop Rock e inquieta por natureza: está sempre fazendo malabarismos para conciliar o relacionamento, a profissão, os estudos e os hobbies.




Acompanhe nossas mídias sociais: 

  • 4Blogger Comment
  • Google+ Comment
  • Facebook Comment
  • Disqus Comment

4 Comments

  1. Olá!
    Gostei muito da banda, já vai pro celular. Sabe de algo que me chamou a atenção no TBM? Aos poucos, eles estão evoluindo como banda, mas sem abandonar o som deles. Notei mais é o vocal da Chibi - se reparar a voz dela em Looking Glass e Superstition, vai ver que há certa diferença, ela melhorou até (não tenho muito estudo no canto, então não posso entrar em detalhes, acho que foi só meu ouvido que percebeu isso). Enfim, gostei da banda, vou procurar mais!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana. Sim, com certeza houve uma evolução não só em relação às composições, mas também nos vocais da Chibi. Além disso, a qualidade das gravações melhorou bastante, de forma que o vocal ficou mais limpo (com menos efeitos e tals) e isso faz toda a diferença.
    Fico feliz que tenha curtido a dica! :*

    ResponderExcluir
  3. The Birthday Massacre é a minha banda favorita da vida, amo demais!! Tive a oportunidade de vê-los ao vivo em 2015 no show do Rio de Janeiro, foi incrível. Um momento inesquecível para mim...

    www.decoturnoespikes.com.br

    ResponderExcluir
  4. A cancao ..por assim dizer "to die for" é sem duvida alguma a marca de quem gostaria de estar so no universo ouvindo essa musica e meditando sobre a vida

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

comments powered by Disqus
Pin It button on image hover