Destaques

4 de dezembro de 2017

Cherry Taketani: o estilo e o legado da ex-guitarrista da banda NervoChaos

Neste fim de semana faleceu de câncer a vocalista e instrumentista Cherry Taketani,  (Cherry Sickbeat) uma das referências nas cenas punk e metal nacional. Pequena e de voz delicada, Cherry impressionava pela atitude e presença marcante, além de ser das poucas mulheres japonesas a se destacar neste meio musical. 


A cantora fez parte da banda Okoto na década de 1980, inicialmente com uma sonoridade mais eletrônica e posteriormente adquiriu uma pegada mais punk hardcore, assim como o seu visual que era mais "comum" e foi se tornando mais alternativo com o passar dos anos. Foi baterista da The Hats e Elektrobillys e vocalista da banda Hellsakura, de mistura sonora punk e metal que talvez seja a característica mais marcante também do estilo visual que a cantora adotou para si, incluindo nos cabelos coloridos. 

A cantora com um estilo mais punk hardcore.

Nas fotos abaixo, ostenta franja em V que virou uma de suas marcas, o estilo se torna uma mistura de referências alternativas, incluindo os cabelos coloridos. A meia calça usada nas fotos à esquerda (com uma cruz) é bem popular na moda gótica.


Cabeça toda raspada com cabelos só no topo que frequentemente ganhavam marias-chiquinhas.


Desde 2015 era guitarrista da banda de Death Metal NervoChaos, nessa fase incrível do metal nacional onde as bandas originalmente masculinas tem aberto espaço para colocar mulheres instrumentistas em suas formações, afinal não é o gênero que importa e sim a competência musical

 

Ao adentrar pra NervoChaos, seu visual perde um pouco da herança hardcore e ganha mais referências fetichistas, típicas da moda heavy metal, como vemos no corselet e nas peças que lembram couro. A cantora sempre usou shortinhos bem curtinhos, o que acabou virando sua marca registrada. 


Abaixo, na foto da esquerda ela adota um visual típico da cena Death, com colete e cinto de spikes, mas ao invés de calça rasgada, prefere manter o short e rasgar as meias. O cabelo permanece o mesmo corte há muitos anos, apenas mudando a cor da franja entre verde, rosa e amarelo. Ocorre  adoção das blusas "rasgadas/trançadas" semelhantes às que Alissa White-Gluz (Arch Enemy) usa.


Quebrando barreiras, Cherry usava as mesmas roupas que jovens alternativas usam, mostrando que a moda alternativa não tem idade.


Houve um tempo em que as garotas fãs de rock queriam ter banda pra expressar tudo que sentiam. Sejamos sinceros, se você era uma garota outsider você não tinha tantos caminhos a seguir, a sociedade não era tão aberta ao diferente como é hoje e mesmo que fosse, garotas punks ou headbangers não tem o tipo de comportamento padrão apreciado pela maioria das pessoas.


Nos dias de hoje ainda temos pouca representatividade de mulheres no rock, perder Cherry é perder também uma grande inspiração. Com ela se vai parte da história das mulheres do metal brasileiro, seu grande legado é que nós podemos sim ter bandas e fazermos tudo que quisermos, adotarmos um estilo alternativo e permanecer com ele não importa a idade.  Longa vida à memória de Cherry Taketani e  à todas as mulheres musicistas que estão na luta nas cenas punk, rock e metal e muitas outras: não desistam, precisamos de vocês! <3





Acompanhe nossas mídias sociais: 
Direitos autorais:
Artigo das autoras do Moda de Subculturas.
É permitido usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos, para isso precisa obrigatoriamente linkar o artigo do blog como fonte. Compartilhar e linkar é permitido, sendo formas justas de reconhecer nosso trabalho. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui presente sem autorização prévia. É proibido também a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, porém, a seleção e as montagens de imagens foram feitas por nós baseadas no contexto dos textos. 




Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Fiquei chocada quando li a notícia, a conheci a pouco tempo, infelizmente, mas já deu pra virar uma grande inspiração pra mim... :( RIP Cherry!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in