Destaques

6 de janeiro de 2010

Hijab na Winter Wonderland

Eu não gosto quando uma peça cultural entra na moda. Um exemplo disso é o lenço palestino, que estava muito em voga no ano passado.
O motivo é simples: uma peça como essa não é apenas um acessório. Ela é um símbolo da luta palestina por seu território. Pegar esse simbolo, transformar em tendência e vender a todo preço no mundo todo é vergonhoso, é a moda passando por cima dos ideais de um povo em busca de uns trocados.

Mas quando a moda usa uma peça cultural e forma artística ou que nos faça pensar, eu não tenho quase nada contra, dependendo do contexto, se o editorial é feito apenas voltado para a arte ou para nos fazer pensar.

Eu vi umas fotos que sairam na Winter Wonderland Magazine que eles usaram o Hijab, aquele lenço que envolve a cabeça de homens e mulheres no Irã. As fotos são de Rick Owens e o título é Lost Little Girl. O curioso é não podermos identificar quem é a modelo e ela usa uma maquiagem ao estilo Siouxsie Sioux. O que nos instiga nesse editorial é a história que se forma a partir do título, o modo como as fotos foram feitas. É dramático e opressor e o olhar da modelo ter um certo ar "perdido" de desilusão. O que me fez pensar na vida limitativa das mulheres iranianas. É assim que a moda pode nos fazer refletir sobre certos hábitos.


Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in