Destaques

22 de junho de 2010

O Rufo na Moda Alternativa

Na postagem anterior vimos a história dos rufos, nesta postagem vamos falar sobre o uso do rufo nas subculturas, especialmente na subcultura gótica, que é a  subcultura que mais aceita a moda histórica e usa-a para criar adapatações para sua estética obscura.

Eu estava aqui concentrada pensando em o que escrever e quais imagens iria postar para mostrar a referência ao rufo na moda gótica e começei a refletir de onde essa paixão gótica pelo rufo pode ter vindo. Óbvio que a admiração pela moda histórica foi um dos motivos, mas como uma garota que sempre teve paixão pelo lado obcuro da vida, eu me peguei lembrando de minhas bruxas favoritas: a Evil Queen (Bruxa Má) da Branca de Neve e a  Maleficent (Malévola), da Bela Adormecida. Ambas usam rufo em seus evil-looks, a Bruxa Má tem um enorme rufo branco, enquanto que Malévola usa um discreto rufo negro pontudo por baixo da capa. E talvez, inconscientemente ou não, essas vilãs, completamente góticas, de batons fortes e vestidos negros e elegantes,  podem ter ajudado a difundir entre os góticos a aparência de poder, distância e maldade que um rufo pode provocar num visual.


A subcultura gótica ama o rufo. A peça é constantemente explorada em editoriais de revistas e por artistas alternativos como Viona Ielegens.


A fotografia de Silent View/Order e Annie Bertram também exploram looks com rufos.


Natalie Shau trás constantemente essa peça em sua arte fotográfica digital.


Na moda fetichista, os neck-collars são bem populares. Por que não dizer que eles são também inspirados nos rufos? A peça justa exige uma postura altiva, rígida e, em alguns casos, como exige a moda fetichista, imobilidade. Obviamente, com estilistas criativos, a peça toma novos formatos, mas ainda assim, lembra sua forma original.


Não só pela estética austera e aristocrática que a peça produz, mas também pela dramaticidade e beleza, o rufo pode fazer a diferença no visual. Seja numa reprodução fiel aos originais, seja como um detalhe discreto no look , um babadinho da gola aparecendo por baixo da roupa ou mesmo uma gargantilha imitando seu formato franzido. Os rufos ainda tem uma longa vida na moda underground.

Mais postagens sobre a relação entre moda história e subculturas aqui.

Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. Olá,Sana
    Amei as fotos e mesmo gostando muito dessas elegantes bruxas nunca prestei atenção nos rufos, adorei os novos posts.

    ResponderExcluir
  2. Amei o post!
    Rufos são tão lindos! *.*
    E eu nunca tinha reparado nos rufos das bruxcas da Disney hehe
    Mas tem cada rufo lindo nessas fotos que você postou! *.*

    Beijos
    Deze

    ResponderExcluir
  3. Fácil ver rufos nos eventos góticos europeus.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, mas queria saber se o nome Natalie Shau está correto, pois não consigo encontrar os desenhos pelo Google. Não aparece nenhum resultado para o nome.

    ResponderExcluir
  5. hmmm você deve estar com algum problema aí. Natalie Shau é o nome correto, eu digitei aqui no google e apareceu tudo certinho =)
    ^^

    ResponderExcluir
  6. Adorei saber mais sobre essas golas!
    Todas as imagens são lindas!
    Obrigada pela dica e gostei muito do seu post!

    bjs!

    ResponderExcluir
  7. Que fascínio esses rufos! Não esqueçamos dos modelitos da estonteante Tarja Turunen, tipo esse: http://nightwish.drxufa.info/images/music277.jpg

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  8. E olha só a minha musa ai, a Bruxa má da Branca de neve! *__*

    ResponderExcluir
  9. eu também adoro a Bruxa Má da Branca de Neve,mas nunca tinha reparado no rufo do vstido dela.Sempre adorei a moda gótica,mas não gosto muito de rufos,dependendo do tamanho.mas tem cada um que fica lindo,como na bruxa da bela adormecida.mas antigamente exageraram.Pra que este tamanho todo???pegue três rufos deste,desmanche e vai ter ano prafazer umacamiseta pra umaamiga da minha irmã caçula de 8 anos.belo blog,muito interessante msm,maravilhoso.Eu amei o post sobre a pasta pigmentadora e sobre os anos 50 e a moda viitoriana.boa sorte eboa tarde.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in