Destaques

5 de junho de 2010

Renascimento, Barroco e Rococó na Moda Alternativa

Recentemente tenho notado um aumento da influência renascentista, barroca e rococó no vestuário das subculturas.
Há algum tempo atrás ao olhar fotos de eventos como o WGT, eram raras as imagens de pessoas vestidas com trajes destes períodos, o que se via eram looks teatrais ao melhor estilo "fantasia".

A Era Vitoriana é a época que mais influencia subculturas, isso é absolutamente notável na subcultura gótica.  E podemos ver claramente essa influência em eventos como os picnics vitorianos que acontecem em países europeus. O traje obigatório é, obviamente, Vitorianoe sua releituras: o Gótico Romântico, o Elegant Gothic Lolita e mais recentemente, a nova onda da moda underground: o SteamPunk. A moda Lolita japonesa também é um estilo que é inspirado na estética da Era Vitoriana. 

Já postei sobre a moda vitoriana e o século XIX no blog. Para os leigos em moda, quando dizemos que uma determinada época é uma influência, é porque foram pegos fragmentos dessa época e adapatados a uma visão moderna nas roupas atuais. Quando uma pessoa reproduz um traje 100% de época, este dificilmente é usado em sua forma original no dia a dia. No dia a dia, nas peças góticas e lolitas, as influências da Era Vitoriana são observados nos cortes das peças (ex: saias volumosas), no uso dos materiais (ex: tecidos como a renda) e acessórios (sombrinhas, chapéus) que as roupas ou looks são feitos. Tenho mania de andar por aí olhando roupas e percebendo influências. Coisa de gente da moda.

A minha observação mais recente é a popularização dos estilos Barroco, Rococó e Renascentista na moda das subculturas. Específicamente, óbvio, as grandes trend-setters do underground: as subculturas Gótica e a Lolita.

O que tenho observado: Nos picnics vitorianos mais recentes, aumentou-se muito o numero de trajes inspirados em primeiro lugar: na era Barroca (tanto que trajes barrocos já são aceitos e citados em flyers desse tipo de evento); segundo lugar: Rococó, (o estilo da Rainha Maria Antonieta está influênciando bastante a moda Lolita) e por último: trajes da renascença, ainda muito na forma de "figurino".

Em alguns casos pessoais podemos notar que a idéia foi copiar completamente o traje dessas épocas, mas já noto que algumas marcas alternativas estão fazendo roupas releituras dessas épocas, como acontece com a Era Vitoriana.
E aí, como meu hobbie é estudar a moda das subculturas e suas mudanças, perceber que uma nova estética até então ignorada pelas subculturas está tomando um espaço entre os adeptos, é empolgante e emocionante! 

Mas aí me veio uma questão: Por quê
Porque outras Eras estão influenciando os adeptos destas subculturas? 
Estariam eles saturados da estética Vitoriana, que está presente há décadas na moda underground? O público está procurando algo novo, buscando referências em outras épocas apenas pra se vestir "diferente", já que ser vitoriano nesse meio é "normal"? 

Acho que a moda vitoriana está muito enraizada nestas subculturas e nenhuma outra vai tomar o lugar dela em termos de influência, mas se está havendo espaço e interesse por outras épocas nunca antes procuradas, algo está mudando na estética das subculturas que se baseiam na era vitoriana. Foi assim que aconteceu com o Steampunk, um novo estilo de moda underground, que chegou aos poucos e hoje já tem lugar garantido no guarda roupa subcultural. Mas não vamos esquecer que o Steampunk, é uma estética que também bebe da fonte do período vitoriano, no século XIX.

Por conta disso, deste interesse subcultural por outras Eras, já  estou preparando alguma coisa sobre a moda  barroca, rococó e renascentista com imagens de suas influências nas roupas das subculturas.

Comentários via Facebook

3 comentários:

  1. Olá, Sana!

    Talvez esta questão do resgate de influências de outros períodos tenha uma relação com o próprio aumento de informação. Na última década tivemos uma overdose dos chamados "filmes históricos" (Cruzada, Maria Antonieta, A Duquesa, Elizabeth, A Condessa Báthory, entre outros) que tem abordado outros períodos além do já saturado século XIX. Paralelo a isso, tivemos um mais-do-que-sensível aumento de informação na própria rede (de 5 anos para cá, os fóruns e blogs de "costura histórica" só tem feito se multiplicar e com excelentes informações).Não descarto a possibilidade de que dentro da própria cena a estética vitoriana/medieval-vitoriana esteja saturada, acredito que de alguma forma ligada ao próprio boom das bandas de gothic metal, que abusaram dessa estética até a exaustão e ajudaram a criar ainda mais estereótipos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mean!!
    Adooooooro ter uma historiadora entre os leitores do blog! =DD

    Bom, eu pensei exatamente nos filmes como o da Elizabeth, o da Antônieta e na série The Tudors.

    Mas não tinha pensado nos outros aspectos que você citou!

    Acho que em moda, quase tudo que poderia ter sido feito em termos de adaptação da moda vitoriana já foi feito. Isso pros estilistas acaba dando um branco na hora de criar. Pegar uma nova época e ter a liberdade de poder criar qualquer roupa em cima dela, é empolgante pros designers.
    A questão do Gothic Metal também é bem interessante, além de que esse estilo ajudou muito a popularizar a estética gótica no meio Heavy Metal.

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Eu não assisto The Tudors (aqui em casa não tem tv a cabo) e ainda não assisti filmes como Cruzada,Maria Antonieta,A duqueza e muitos tantos outros.É muito dificil acha-los em locadoras e na cidade onde moro só tem uma e concerteza nao encontrarei nada disso lá,sendo que eu adoro muitos filmes de época que sinto muita vontade de assistir.
    Já vi alguns figurinos do The Tudors e achei muito interessante,é muito inspirador,é uma grande profissão trabalhar com moda para os que são bastante criativos.
    Realmente bandas como Evanescence e Nightwish utilizam tanto roupas e maquiagem da Era Vitoriana,que é justamente o visual que os goticos mais se inspiram fazendo com que a maioria das pessoas pensem que são bandas góticas só por causa das roupas ,mas uma subcultura é muito mais que estética e tabem envolve música;filosofia de vida ;preferências para certas coisas que são ignorados pela sociedade,mas muitas vezes bastante presente;literatura, é uma Cultura que recebeu o nome de subcultura por ser Urbana e diferente da "cultura" da grande maioria.
    Não é porque tem Gothic que vai ser gótico e no caso é metal alternativo(me enganei??)
    Recentemente eu postei algo sobre a falta de interesse dos estilistas do meio em moda masculina,e pensando melhor e refletindo muito isso tem seu lado bom ja que tem esse lado da moda e não concordo que todo mundo se vista igual,já que a diferença é que faz a sociedade.
    Admiro muito o fato que, muitas pessoas que fazem parte de subculturas buscam inspiração e informação em outras Eras mais desconhecidas,e colocam um pouco de cada,isso é uma coisa tão Original que são essas pessoas a quem eu considero os verdadeiros estilosos,já que não são aqueles que só porque utilizam roupas da moda são considerados estilosos,mas são aqueles que sabem o que vestem e a história das peças que veste;Hoje,por exemplo,os corsets são peças basicas em muitas subculturas e estão virando moda na moda mainstream,mas se perguntarmos a grande maioria das pessoas que não fazem parte de subculturas de onde essa peça se origina e sua historia aposto que não saberão respoonder.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in