.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: Resultado do Concurso da Désir Essentiel

7 de junho de 2010

Resultado do Concurso da Désir Essentiel

Olha eu aqui comentando o resultado do concurso da Désir Essentiel e nem postei sobre o concurso em si. É que fiquei sabendo meio tarde e só deu tempo de eu analisar os desenhos concorrentes e agora já saiu o resultado! 

Mas enfim, meu propósito nesta postagem é comentar sobre essa idéia bem vinda da marca, de abrir a parte criativa para participação do público. Não é algo que as marcas costumam fazer, porque geralmente a pessoa responsável pela criação é quem decide o que será produzido ou não.

O que me chamou a atenção, ao ver os desenhos participantes é que, pelo menos entre as moças que participaram, as criações estavam bem simples, mas muito estilosas. Poucas estavm realmente originais, teve muita referência de roupas estrangeiras, muitos corsets e saias bastante femininas. Com isso, percebe-se que as clientes em questão, querem o básico em Moda Alternativa Feminina, pois nenhuma criação era avant-garde, complicadíssima ou super diferente! Eram peças super usáveis e elegantes! Com referências vitorianas, lolita e gótica. Nem muito justas, nem muito curtas, mas adequadas à diversas situações. Mostrando bem o tipo de perfil de cliente que a marca conquistou.

Acho importante as marcas fazerem pesquisa com o público alvo, não necessáriamente dessa forma, a Dark Fashion por exemplo tem um tópico na comunidade do orkut onde os clientes dão dicas de peças. É importante pra saber o querem as consumidoras e como querem. Cada marca tem um perfil, e as peças devem se adequar ao perfil da marca, exemplo: pra Lady Snake que é uma marca mais Heavy Metal essas roupas não se encaixariam  mas nada a impede de fazer uma pesquisa voltada às meninas do Metal. E assim, cada marca com pesquisas no seu público específico, fariam o mercado da moda alternativa brasileira, cada vez mais estar de acordo com as necessidades dos clientes daqui, forçando a estilista a, ao mesmo tempo que coloca suas idéias no papel, coloca a do cliente também.

E com isso, nota-se também, como é importante o papel do estilista, que além de ter de criar peças, tem que estar em dia com tendências e com o que público quer. Por isso me incomoda tanto tantas pessoas se auto-proclamando estilistas sendo que o que fazem é apenas pegar uma roupa gringa (ou não) e reproduzir. Como o próprio nome diz, o estilista, cria estlios.

Bom, agora resta aguardar ansiosamente pra ver as lindas peças vencedoras confeccionadas!
  • 4Blogger Comment
  • Google+ Comment
  • Facebook Comment
  • Disqus Comment

4 Comments

  1. Olá Lady.
    Achei otima a ideia do concurso,tambem estou aguardando as peças vencedoras.Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Eu também adorei a inciativa da Désir Essentiel.
    Mas fiquei sabendo tarde já também, quando sairam as vencedoras hehe.
    Mas achei bonitos os desenhos também.
    Beijos
    Deze

    ResponderExcluir
  3. Sana!
    Vim aqui divulgar o novo endereço do meu blog http://culturefreake.blogspot.com/
    O Saturninne mudou de nome agora virou Freak Culture!
    Beijos
    Deze

    ResponderExcluir
  4. Oi Deze!
    Obrigada por avisar!
    Vou adicionar nos meus favoritos e deixo o link aqui pra quem quiser te visitar!
    bjinhos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

comments powered by Disqus

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover