Destaques

15 de outubro de 2009

For the Love of God & Damien Hirst

Venho falar de um artista que conheci ano passado e me apaixonei por algumas de suas obras: Damien Hirst.

Eu que sou uma estudiosa da simbologia das caveiras através dos tempos, quando vi sua obra chamada "For the Love of God", corri pra saber mais sobre a obra do artista. Na década de 90, Damien polemizou com obras que desafiavam temas tabus, como religião e sexo, e que chegaram a ser banidas de museus. O artsita plástico é considerado o "Infant Terrible" da arte britânica.

"For the Love of God"  é um crânio comprado de um taxidermista de Londres e, posteriormente, submetido à análises bioarqueológicos intensivas e radiocarbono. Esta pesquisa revelou que o crânio é de cerca de 1720 - 1810, e provávelmente de um homem de 35 anos, de ascendência européia/ mediterrânea. O título da obra provém de exclamações que a mãe de Hirst farzia ao ouvir os planos dele para novas obras quando ele estava começando como artista. Ele explica: "Ela costumava dizer: "Pelo amor de Deus, o que você vai fazer!". 
O crânio, encrustado com 8.601 diamantes, foi vendido por 50 mil dólares através de uma transação particular para um grupo de investimentos anônimos. Os dentes, são originais do crânio.

"For the Love of God" é como um lembrete de que a nossa existência na terra é passageira. Hirst combinou a imagem de memento mori clássico com a inspiração tirada de caveiras astecas e das caveiras mexicanas decoradas e suas relações com a morte. Ele diz: "Você não gosta, então você disfarça-a ou decora-a para torná-la parecida com algo suportável - a tal ponto que se torna outra coisa". Já a grande pedra no centro da testa é como um terceiro olho, uma conexão com Jesus e seu pai. Hisrt também diz que a natureza acirrada da indústria de diamantes e da sociedade capitalista que o apoia, é fundamental para o conceito do trabalho. As pedras "trazem para fora o melhor e o pior das pessoas [...] as pessoas matam por diamantes, eles matam uns aos outros".

                                
Hirst, tem outras obras polêmicas como animais apresentados em vitrines e uma vaca conservada em formol.
Outras obras de Damien:

Anatomy of an Angel

 
Floating Skull:

                                             

The Dream
                                                     

Requiem for the Roses and Buterflies

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Oi Sana
    Nem tinha visto esse post antes, vi agora que você comentou sobre esse artista no outro post sobre jóias em forma de esqueleto hehe.
    Simplesmente amei essa caveira toda incrustada de pedras. Essa eu queria com certeza hehe

    Beijos
    Deze

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in