Destaques

9 de outubro de 2009

Moda Heavy Metal

A moda Heavy Metal é um estilo de roupas, modificação corporal, e maquiagem. 
A roupa associada ao heavy metal tem suas raízes nos Bikers (motoqueiros) dos anos 1950 (vide James Dean, no filme Juventude Transviada) e também associada aos roqueiros dos anos 1960. O legado que os bikers deixaram para os headbangers de hoje foram as jaquetas de couro, tênis no estilo basquete (comum entre os Thrash Metallers), botas ou coturnos, denin, jaquetas adornadas com patches (adesivos termo colantes), cruzes de ferro - associadas ao período das cruzadas na Idade Média, um símbolo relacionado aos cavaleiros templários. 

O estilo Metal, absorveu elementos e influências de diversos estilos musicais. O estilo atual é uma mistura dos estilos punk e gótico. Principalmente no vestuário feminino. 
O heavy metal tem muitos subgêneros musicais e cada ouvinte destes subgêneros tem uma peculiaridade no modo como se veste, para os olhos bem treinados é possível apenas com um olhar identificar a qual subgrupo a pessoa pertence (ex: thrash, black, glam, etc...), embora recentemente a mistura de estilos esteja muito em voga. 

O militarismo também é uma influência. Muitos headbangers usam roupas militares modernas como peças camufladas ou em verde oliva, tanto em camisetas como calças e jaquetas e coturnos militares. Isto começou nos anos 1970 após a guerra do Vietnã. Estas influencias são principalmente notadas em membros do Thrash Metal, especialmente em bandas dos anos 1980 como Metallica e Megadeth, que usavam cintos de balas, possivelmente também inspirados pela banda Motörhead, uma das maiores influências nos anos 80. 

Nos anos 90 o vestuário teve influencias do death, black e do grindcore e mesmo do grunge, um movimento musical que havia acabado de nascer. 
A influencia do punk, do hardcore, da musica industrial e do gótico ficou mais evidente nesta década (2000). As camisetas de banda são o uniforme dos headbangers. São universalmente pretas, com nome da banda, o logo, uma foto, uma capa de um disco, e atrás alguma letra ou outra imagem. Os Headbangers usam jaquetas de couro ou jaquetas em black denin. Usam calças de brim pretas ou denin e até mesmo calças de couro, calças camufladas, calças cargo e kilts (saia tradicional masculina escocesa). Bermudas cargo também são comuns principalmente entre os Thrashers e os Death Metallers. 

Rob Halford, um dos criadores do estilo Heavy Metal:
couro, tachas e muito preto


Recentemente a moda heavy metal entrou no mainstream no Reino Unido e nos EUA devido a ascensão do Skate Fashion, usado no marketing como gótico ou rock, que consiste em camisetas de heavy metal com logos punks, usados com calças largas de skate, jeans, correntes e cores escuras, este visual foi popularizado devido a ascensão de bandas de Nu Metal. 

Muitos headbangers embora considerem todos os estilos do metal como uma irmandade, tem a tendência de classificar o nu metal e o metalcore e até mesmo o grindcore como um estilo de musica de imitações do real heavy metal, um estilo musical populista e de mainstream. Mas com o crescimento do Nu Metal, que tem influencias do hip hop e de cultura do gueto, foram introduzidas roupas sportwear e dreadlocks no meio metal. 

Nas últimas temporadas das semanas de moda na Europa e EUA, vê- se muito a influência do Metal nas criações. Sapatos, acessórios cheios de spikes, muito preto, correntes e longos cabelos têm sido frequentes em editoriais de moda de grandes revistas.

Editorial de moda explorando a estética Black Metal
Desfile da grife Balmain: sapato com spikes 



Moda Metal Feminina 
A moda heavy metal feminina é formada por elementos da moda punk (spikes, tachas) e gótica (maquiagem, muito preto, saias), combinada com versões femininas das roupas masculinas (como no caso das meninas seguidoras do estilo Old School Thrash). As peças femininas tem influências da época vitoriana e do período medieval com muitas saias e corseletes. 
As saias são normalmente pretas curtas, algumas vezes de couro e saias no estilo punk (estilo kilt, de pregas xadrez). Calças pretas e justas ou jeans escuro. Elas usam maquiagem escura nos olhos como no estilo gótico e acessórios e joalheria similares. 

As mulheres recentemente ganharam camisetas no formato baby look, pois até o começo dos anos 1990 as camisetas eram feitas apenas na modelagem masculina, mas os temas, as estampas são as mesmas das masculinas geralmente caveiras ou logotipos de bandas. A Moda Metal Feminina ainda é um território extremamente novo, desenvolvido a partir da década de 90 aqui no Brasil. 

Cabelos 
O cabelo associado ao heavy metal é longo, algumas vezes tingido de preto (especialmente entre os fãs de black metal). Alguns também usam dreadlocks como Robie Zombie e Max Cavalera e Andres Friden ou mesmo cortes militares. Os fãs de power metal adotaram um cabelo bem mais longo que o normal. O cabelo longo dos headbangers é por um motivo óbvio, os fãs de metal fazem Headbanging (balanço de cabeça) e querem algo para chacoalhar. Embora alguns integrantes de bandas como Rob Halford do Judas Priest, Daniel Heiman do Lost Horizon, Kerry King,  Scot Ian do Antrax e Phil Anselmo tenham cabelo raspado estilo skinhead. As mulheres gostam de cabelos longos, muitas vezes tingidos de preto ou vermelho e mesmo loiros. 

Doro Pesch, um dos ícones femininos do estilo Heavy Metal 



Acompanhe nossas mídias sociais: 

Pedimos que leiam e fiquem cientes dos direitos autorais abaixo:
Artigo das autoras do Moda de Subculturas.
É permitido usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos, para isso precisa obrigatoriamente linkar o artigo do blog como fonte. Compartilhar e linkar é permitido, sendo formas justas de reconhecer nosso trabalho. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui presente sem autorização prévia. É proibido também a cópia da ideia, contexto e formato de artigo. Plágios serão notificados a serem retirados do ar (lei nº 9.610). As fotos pertencem à seus respectivos donos, porém, a seleção e as montagens de imagens foram feitas por nós baseadas no contexto dos textos.

Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. E aquela meia da Balmain? Comofaz?
    Coisa mais linda!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, como assim eu num tinha visto esse post ainda!
    Ótimo, muito bom, ajudou a conhecer melhor a moda no metal! =D

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha... do jeito que você escreve, parece que o heavy metal é um grande desfile de moda... headbangers (oldschool) tão pouco se fodendo pra "tendências", o visual é mais um reconhecimento entre "tribos" (pra usar um termo bem matéria-do-fantástico)...

    ps.: Kerry King nunca foi guitarrista do AntHrax, apenas do Slayer. Talvez você deva ter confundido com Scott Ian que, apesar de hoje estar careca (ele e o King tinham cabelos compridos nos anos 80) não se parece em nada com ele.

    abç

    ResponderExcluir
  4. Oi Freddy!
    Obrigada por reportar o erro do Kerry e do Scott Ian. Sim, eu sei de que banda eles são, escuto-os desde os anos 80. Foi erro meu na hora de digitar e depois passou batido na revisão.

    Se você acompanha o blog, o estilo Heavy Metal esteve imensamente em alta no exterior entre 2008 e 2009, a moda não chegou no Brasil, mas no exterior esteve nas passarelas e foi uma tendência forte por lá.

    Já cheguei a escrever várias vezes aqui sobre o estilo heavy metal e sobre o fato dos "headbangers", estarem "pouco se fodendo pra "tendências"".
    Penso que é tudo uma questão de cultura de moda, que infelizmente a maioria das pessoas do nosso país não tem e específicamente membros de certas tribos urbanas que insistem em dizer que moda/estilo é algo sem importância. Bom, a história explica tudo, eu acho.

    Headbangers e metalheads não são as pessoas com a mente mais abertas do mundo. Eu sei porque fui metalhead a vida inteira e sempre tive discussões sobre a importância da moda no estilo musical, mas nunca fui levada a sério. No Brasil não se aceita a importância da moda no estilo musical.
    Hoje em dia ao invés de me auto denominar metalhead como antes, agora me denomino apenas de "rockeira" porque o Rock nos aceita como a gente é e como a gente pensa. Sem certas limitações bobas que o heavy metal provoca na cabeça de alguns de seus ouvintes que levam tudo ao pé da letra.

    ResponderExcluir
  5. Oii qeria saber aonde vende cinto de caveira sem ser a Galeria do Rock.
    Um site não enontro.
    Uma caveira meio alta.

    ResponderExcluir
  6. Já tentou procurar nas lojas do link "Lojas moda Alternativa no Brasil"?
    Ou procurar por fivela ao invés de cinto?
    Eu tenho uma fivela de caveira que comprei na galeria há muitos anos, não faço idéia do que vendem lá atualmente, porque não vou na galeria há um ano...

    ResponderExcluir
  7. O artigo está excelente e muito bem escrito.
    É óbvio que metaleiros, punks e muitos outros não se importam com o estilo que estão vestindo, é um estilo espontaneo, "criado" pela inventividade criativa dos usuarios a partir do que tinham de disponivel.
    O movimento é musical e não estilístico. Musica vem em primeiro lugar, letra em segundo e estilo em terceiro( Metal ).
    No Punk talvez atitude e letra em primeiro, estilo em segundo e musica em terceiro, pq não existe o desejo de tocar bem, somente de fazer barulho.
    Ninguém escolher usar um jeans rasgado, se vc comprou um em uma loja, me desculpe, mas vc não é metal. Você é poser. Jeans rasgado que se preze foi usado por uns bons anos ou vc caiu numa porrada com alguém ou andando de moto.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in