Destaques

7 de maio de 2011

Miss Gothic 2011

Há pouco mais de um mês, descobri através do blog Gothic Sorocaba, que iria acontecer um evento chamado Miss Gothic, onde seria eleita a mais bela e estilosa gótica. O tema do evento me atraiu por unir duas coisas que adoro: moda/estilo + subcultura.

Entrei em contato com o organizador do evento, Lord Lafon da Equipe Rosa Sombria, que me convidou para ser jurada na escolha da Miss Gothic. Infelizmente na data eu já estaria envolvida com outros compromissos, mas fiquei muito feliz de Lord Lafon ter deixado o convite em aberto para que no próximo Miss Gothic eu esteja presente analisando as candidatas.

Muitos não sabem, mas minha carreira "profissional" no cenário alternativo começou ajudando amigas que tinham marcas de roupas underground a fazer desfiles em bares e eventos góticos. Era a união da marca delas com meu conhecimento em moda, estilo e backstage de desfiles. Eu via a coleção das roupas, ajudava a selecionar as modelos com a aparência ideal, fazíamos prova de roupa nas modelos, fotografávamos, íamos ao bar fazer os ensaios e realizar o desfile. Infelizmente, essas marcas não resistiram ao dólar baixo e ao público adolescente com dinheiro curto e fecharam. E eu, fiquei sem realizar mais nenhum evento de moda underground na região.

Ao ver o Miss Gothic, senti de novo aquela energia legal dos eventos subculturais que reúnem pessoas estilosas e música boa. Lord Lafon me passou as fotos e fiquei até triste de não ter podido ir, parece que foi um evento pequeno mas super bem feito!
Houve sorteio de brindes, chocolates (era Páscoa!) e a vencedora ganhou um corselet da Pumpkins Rock.
Bom, além dos elogios, como sou muito observadora, não pude deixar de analisar algumas coisas relacionadas à cultura de moda. Percebi que os presentes se vestem de acordo com suas personalidades e de acordo com a música que ouvem. 
O evento pode ser visto no vídeo abaixo. E minhas considerações no parágrafo a seguir.




Me atraiu no vídeo a entrevista sobre "Qual é seu estilo?". É inegável que na subcultura gótica, estilo é fundamental, o público é jovem e  com muito interesse em moda e na estética das bandas que gostam. Esses jovens tem  senso de estilo e sabem do que gostam.
A Era Vitoriana é certeza de inspiração, mas um rapaz não conseguiu explicar como são as roupas da época. Ele poderia responder que se inspira nos Dândis (era óbvio no traje de muitos garotos a intenção de ser dândi) e as meninas  se inspiram em corsets e saias com volume.
Outra coisa que me chamou a atenção foi o tal "estilo Tim Burton". Todos adoram o estilo Tim Burton! Mas o que vem a ser isso? Creio que eles se referem a Era Vitoriana ao Pós-Punk de Edward Mãos de Tesoura.
Então Tim Burton é basicamente vitoriano e Era Vitoriana é dândi e corsets+saias. Sabendo o que é a moda vitoriana sabe-se qual é o estilo Tim Burton e vice-versa.

Convido-os a visitarem o Moda de Subculturas porque aqui eles encontrarão muitas explicações sobre cada época histórica e como essas épocas influenciam as subculturas. Assim não lhes faltarão palavras nem conhecimento para responder essas questões mais complexas de que roupa é de qual época. 
É para promover informação de moda às subculturas que esse blog existe.

Mas mesmo assim é admirável como os rapazes estão estilosos! Um deles até criou um estilo, o "dark ludicus" (é o que eu entendi) e tem seguidores!
Já as moças usam looks simples, bem ao estilo vitoriano-tropical: sainhas curtas, coturnos e corselets. 
Adorei o evento, acho que deveriam haver muitos mais por esse país afora que relacionem Moda + Subculturas no meio underground. E muito mais marcas alternativas poderiam patrocinar e premiar com suas peças, afinal, esse tipo de atitude divulga a marca também.


Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Vamos fazer o concurso virtual vitoriano Lady e Lord Vitoriano?

    ResponderExcluir
  2. Ótima idéiaaaaaaaaa!!!
    Vamos conversar sobre isso?

    ResponderExcluir
  3. ah que demais *__*
    Façam mesmo! Não uso o estilo, mas acho lindo. Vou querer dar palpite nos looks...certeza! rsrs

    ResponderExcluir
  4. oie sana, nao precisa ter tattoo nao, eu por exemplo nao tenho nenhuma kk

    bjsss

    ResponderExcluir
  5. olá
    eu estava no miss gothic ( apareci dançando ) e quem criou o estilo dark ludicus foi o rafael, se quiser ver o blog dele é esse aqui : http://gothicandgothics.blogspot.com/
    quem falou sobre vitoriano é o gustavo, é claro que nao dá pra citar tudo no video, mas eles são pessoas bem entendidas no assunto !
    nao estou aqui querendo te criticar nem nada, adoro este blog e fiquei muito feliz de voce falar aqui sobre o miss gothic !
    gostaria de pedir ( se voce puder ) um post sobre dark cabaret.
    beijo

    ResponderExcluir
  6. Jenifer: Imagina, pode criticar e dar sugestões à vontade. Prefiro mil vezes pessoas com opinião do que pessoas sem.
    Sei que muitas vezes quando vemos uma câmera as palavras somem de nossa boca e imagino mesmo que eles tenham conhecimento porque vê-se claramente a inspiração Dândi no estilo deles.
    Muito obrigada pelo link do blog dele, darei uma passadinha lá!

    Eu estou preparando um texto sobre Dark Cabaret há algum tempo, porém tive uns contratempos e ainda não terminei. Mas assim que estiver pronto estará aqui =)

    Obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. O Brasil definitivamente precisa de mais eventos assim, muito legal a iniciativa do pessoal.

    ResponderExcluir
  8. aah que bom
    é bem dificil achar coisas legais sobre dark cabaret, estou ansiosa pelo post !

    obrigada a voce !

    ResponderExcluir
  9. Apoio o concurso virtual Lady e Lord vitorianos!
    Achei muito legal a iniciativa da Miss Gothic em Sorocaba. Acho que tinha algo do tipo em São Paulo também, acho que vi algo em uns flyers e tal.
    Seria interessante se houvesse um evento anual assim e todas as cidades com cena gótica forte, como Campinas também. Ainda mais se tivessemos apoio das lojas alternativas também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Agradeço a todos pelo interesse pelo Dark Ludicus, o victoriano é o meu marido, quem quiser, pode entrar em contato com ele: gustavoguh2008@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in