Destaques

9 de maio de 2011

Hearts of Darkness

Revista Fashion Rocks, 2008.

Essa foi a primeira vez que vi a subcultura Emo como foco de um editorial mainstream. Na verdade a Fashion Rocks é a revista do evento Fashion Rocks, que é um desfile de várias marcas com bandas de rock tocando ao vivo. Teve um no Rio de Janeiro em 2009.
É de 2008, ano do revival do gótico no mainstream  e também foi quando pela primeira vez o heavy e o black metal influenciaram grandes grifes, essa trend  trás resquícios ainda hoje em uma ou outra marca nacional retardatária.

Um belíssimo editorial!
Uma espécie de Emos de butique ou Emos que podem se vestir com grifes.

Na primeira página:
"O que começou como um punhado de rockeiros vestidos de preto cantando sobre seus sentimentos se transformou num movimento global de cultura e moda. Robert Sullivan investiga o fenômeno chamado emo."

"Os emos pegam suas sugestões de estilo dos góticos e dos punks..."


Matéria do editorial, com o texto:
"Homens de preto: hoje, o look emo é normalmente identificado em rockeiros que "olham para os seus sapatos" vestidos em jeans e camiseta, mas o mundo da moda tende a celebrar o lado Emo inspirado no gótico,  estilo esse que está em constante evolução, como visto aqui." (há um quadro mostrando a referência gótica no look Emo).

Página seguinte: "O estilo de Pete Wentz (baxista da banda Fall Out Boy) é tão popular que se espalhou para diversas coleções". São citadas as marcas Givenchy, Tommy Hilfiger, Rodarte, McQueen, Burberry Prorsum, YSL, entre outras.


Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. Vendo essa moda colorida se alastrar por aí até me deu saudades dos emos que eu xingava tanto hehe

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui muito fã de emos mas esses visuais estão ótimos.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado...muita gente não curte emo, mas não dá pra negar que eles aumentaram mais uma categorias nas classificações da área rock...kkkk!

    Lady Tô meio abusadinha! Quando eu tinha o rosas gothic a gente tinha parceria lembra?
    Então, apesar do meu novo blog não ter mais o foco gótico, como curto bastante teu espaço coloquei teu banner lá no guerra!hehehe!
    Fique a vontade para pegar o meu também ou não tá!

    bjs e paz!

    ResponderExcluir
  4. @DEZE: Verdade!! Ao menos os Emos eram do Rock, já esses coloridos... aff!

    Cabelo escorrido no rosto, calça justa, make pesado... as características Emo estão aí, e esses visuais estão mesmo incríveis! Emos de boutique!

    @Leka: Vou pegar sim!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Apesar de eu tbm não ser fã de emos, mas esse visuais ficaram massa!

    ResponderExcluir
  6. Uma coisa é certa. Quando os emos surgiram eles se apropriaram de elementos góticos abandonados como o lápis de olho, a franja retrô. Vc percebe que a cena gótica estava muito padrão, homens nem estavam usando maquiagem!

    Vou contar mais um segredo. Creio que com a falência do Madame Satã e a queda de outras baladas, os saraus e picnics se fizeram maiores...

    ResponderExcluir
  7. Ótima observação!
    Essa coisa do lápis de olho, maquiagem... Ao menos por aqui, o lápis caiu no gosto masculino após os emos surgirem, antes era muito raro ver os garotos com os olhos pintados (como aquele make de lágrimas negras caindo pelo rosto) no máximo eles faziam make à la Marilyn Manson. Já o lance dos picnics (que começaram como góticos), aí eu já não tenho certeza, porque foi uma imitação dos picnics góticos estrangeiros, mas pode ter alguma relação sim com a falta de baladas "de classe".

    ResponderExcluir
  8. "mas pode ter alguma relação sim com a falta de baladas "de classe"."

    Sim, isto que quis dizer. Mas eu, por exemplo, nunca fui chegado em balada. A última balada que fui faz 1 ano

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in