Destaques

25 de maio de 2011

A Moda Medieval no Heavy Metal (e no cinema!)

Você já deve ter lido e comentado as postagens sobre a Moda na Era Medieval, se ainda não, dá uma passadinha nos links:

Seguindo o hábito, postarei as influências da Moda Medieval nas Subculturas. As subculturas que mais apresentam características da moda medieval em suas vestimentas são a gótica e a heavy metal.
Nessa postagem falarei do Heavy Metal e la no finzinho, algo que inspira os headbangers: filmes medievais!

No heavy metal, inúmeras são as bandas de gothic, folk, heavy, black, power, melodic, viking, simphonic metal entre outros estilos, que tem letras ambientadas ou influenciadas pela Era Medieval, mas são poucas as bandas que realmente se vestem como naquela época. Normalmente, se a banda tem uma garota, é ela quem leva a estética medieval pro palco. Se não tem, a citação à época fica apenas nas letras, vídeos ou capas de cds.

Ares de donzela: cabelos longos, saias compridas, corsets ou corseletes de amarração frontal, mangas de punho amplo.


Nas bandas que não tem garotas, a temática medieval vai pra letras e capa de álbuns onde é muito comum a imgem do cavaleiro ou cruzado, castelos, vilas, personagens de histórias como gnomos, fadas, bruxas, animais mitológicos como o dragão e a peste negra representada pela figura da Morte.
 

O mesmo acontece dentre os ouvintes dos estilos de heavy metal citados acima: as garotas são quem costumam usar peças de referência medieval. Principalmente as fãs de gothic e black metal. Entre os homens, o mais comum é o uso de batas e sobretudos imitando sobrevestes medievais. As moças usam saias longas ou curtas, corsets ou corselets de amarração frontal, blusas "camponesa" ou blusas cujas mangas longas tem a ponta larga e caida.

 

Os headbangers adoram filmes medievais. Seria difícil citar os mais importantes (porque são muitos!), decidi dar de exemplo os filmes que tem  figurino que representa bem a Moda Medieval. 

O Senhor dos Anéis: Os homens usam calça, bota, túnica, veste, sobreveste, cinto e capa. As doznelas, tipicamente medievais com vestidos longos com cauda, manga larga e caída quase até o chão e cabelos longos.

O filme "The Black Death" fala sobre a peste negra: pelos trajes dá para ter uma idéia das vestimentas masculinas e dos cavaleiros e principalmente imaginar como teriam sido os piores anos da história medieval, os anos em que a peste matou metade da população européia.

 

Um filme que eu adoro o figurino é Ricardo III, principalmente  pela fidelidade e talvez porque seja um dos únicos filmes em que os acessórios de cabeça femininos estão muito bem reproduzidos. Não lembro de ter visto outro filme cujo figurino tenha feito hennins (tanto o mais simples como o mais elaborado, de véu longo), crespines e adorno borboleta (você pode ler sobre esses adornos na Parte 3 da Moda na Era Medieval).

Hennin curto na primeira foto; hennin de véu longo com pregnancy look, crespine e chaperon na foto dois e na terceira imagem o adorno borboleta.

 

Comentários via Facebook

10 comentários:

  1. E quem entre nós poderia negar que essas inspirações medievais trazem um charme a mais para o guarda-roupa? No meio do coro, das tachas, do vinil e da dominação do preto, mangas-morcego e tecidos diáfanos quebram a dureza da roupa e não dão aquele ar de...donzela, que eu particularmente acho lindo.

    Tenho DEZENAS de peças de inspiração medieval no guarda-roupa e devo confessar que uso isso no dia-a-dia. É lindo!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo III esse não vi, mas o senhor dos anéis sim...adoro os figurinos!
    Esse vestido verde da elfa é um estilo que gosto bastante, pois me passa delicadeza, leveza e romantismo!

    Já o visual das meninas das bandas pra mim são divas..elas dão todo um ar místico da época para os shows!Além de ficarem parecendo verdadeiras princesas darks!

    bjs e paz!
    http://guerradosmundosleka.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. @LEKA: Por incrível que pareça, o visual chamado "Divas", não é parte da subcultura metal e sim da gótica e é um estilo beeem diferente desses das cantoras.

    O pessoal pegou essa mania de chamar elas de Diva, creio que mais pelos dotes vocais do que pelo visual...

    ResponderExcluir
  4. Esse filme "The Black Death" eu nunca vi, vou tentar vê-lo

    ResponderExcluir
  5. Legolas, meu coração por ti bate... como sinos de chocolate *________*

    ResponderExcluir
  6. também tenho algumas peças no guarda-roupa inspiradas na moda medieval, eu adoro *-*
    Ainda vou comprar essas roupas da Black Frost, acho todas muito lindas.
    Acho que essas cantoras de gothic metal me encantaram tanto, não só pela voz e pela música, mas pelo visual também.
    Essas bandas conseguiram mesclar o tipo de som que gosto de ouvir, com a fantasia que sempre gostei, com esse ar místico, e como a Leka disse, de princesas darks.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post! Sempre acompanho o blog, adoro tudo que há nele, parabéns!
    E sobre o tema medieval, um estilo que já vem surgindo no Brasil à algum tempo, é o folk rock/metal, e nele homens e mulheres adotaram o estilo medieval ( como eu *-* ) - até mesmo para o di-a-dia.

    ResponderExcluir
  8. Adorei totalmente as roupas!
    Bjs & curta o dia =D
    Esmaltes, Make-Up & Cia.
    rockuroutfit.blogspot.com
    A Face Obscura
    afaceobscura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Otimo post, sempre tento me inspirar em algumas damas do symphonic metal

    ResponderExcluir
  10. alguem sabe onde comprar aqui no Brasil? zzroger@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in