.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: A Moda na Era Medieval – Parte 3: Anos 1350 a 1450 (Late Gothic)

15 de maio de 2011

A Moda na Era Medieval – Parte 3: Anos 1350 a 1450 (Late Gothic)

Leia a Parte 1 referente à Moda na Era Medieval no link:
A Moda na Era Medieval – Parte 1: Anos 400 – 1200.

E a Parte 2: A Moda na Era Medieval: Anos 1200 a 1350 (Early Gothic).

A Era Medieval, foi um período da História Européia que durou do século IV ao século XV. 
Os historiadores atuais dividem a Idade Média em três partes: Idade Média Inicial (476-1000), Alta Idade Média (1000-1300) e Idade Média Tardia (1300 – 1453). No século XIX, a Idade Média inteira era comumente chamada de “Dark Ages”.

As postagens sobre a Moda Medieval aqui do blog estão divididas em três partes que não tem a ver com as reais divisões históricas do período. As divisões foram feitas baseadas em mudanças significativas na Moda da época. A postagem da Parte 1 abrange a moda dos anos 400 a 1200; a Parte dois abrange o Early Gothic (Gótico Inicial): 1200 a 1350 e a Parte 3, o Late Gothic (Gótico Tardio): 1350 a 1450.

Idade Média – Anos 1350 a 1450

Para ler a postagem sobre A Moda na Era Medieval, você precisa ser redirecionado ao meu novo blog, exclusivo sobre História da Moda. Clique na imagem abaixo para acessar o blog e o link do post:

Homens usando Gibão, Jaquette e beca

A Moda na Era Medieval – Parte 1: Anos 400 – 1200.
A Moda na Era Medieval: Anos 1200 a 1350 (Early Gothic).
Mais textos sobre história da Moda, clique aqui.

O texto foi escrito pela autora do blog de acordo com pesquisas em livros de Moda lançados no Brasil e no exterior. Se forem usar o texto na íntegra para trabalhos ou sites, citem o blog como fonte. Leiam livros de Moda para mais informações e detalhes. A pesquisa de imagem e texto da autora foi os livros: História do Vestuário, A Roupa e a Moda, A Idade Média: O Nascimento do Ocidente. 
  • 3Blogger Comment
  • Google+ Comment
  • Facebook Comment
  • Disqus Comment

3 Comments

  1. Ótimo trabalho! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Nunca imaginei que mulheres dessa epoca usavam travesseiros pra parecerem gravidas...
    E de onde surgiu a ideia dos sapatos pontudos? Sempre achei bizarro esses sapatos, não sabia que realmente eram usados, na minha cabeça, isso era coisa de seres ficticios como duendes hahaha. Muita informação legal Sana, parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Sander, e esses sapatos foram usados por mais de 2 séculos! Eles começaram no reinado do Ricardo II, mas eram pontas pequenas, foram aumentando com o passar dos anos até que quanto maior, mais status porque andar com elas e trabalhar não era fácil. Quem trabalhava menos obviamente, usava pontas maiores.

    É interessante notar que os contos de fadas são na maioria das vezes ambientados na Era Medieval, por isso crescemos com duendes, bruxas e fadas com chapéus pontudos, mas nunca imaginamos que tudo isso realmente existiu.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

comments powered by Disqus

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover