.Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa.: Picnic Vitoriano: Dicas de Adaptações de Trajes

14 de junho de 2011

Picnic Vitoriano: Dicas de Adaptações de Trajes

Dicas de adaptações de roupas atuais para produzir figurinos para os Picnics históricos. Vocês tem a liberdade artítica de interpretar e adaptar isso ao gosto e visão de vocês.


TRAJE MEDIEVAL: 
Textos informativos sobre a moda medieval: 

Mulheres:
Vestido ou saia longa sem volume com blusa com mangas de punho largo e caído ou blusa camponsa. Também pode ser usado corselet (nunca corset!) de amarração frontal, lateral ou traseira. Mostrar preferencialmente apenas mãos, pescoço e rosto. Cabelos soltos enfeitados com coroa, flores ou jóias. Chapéus ao estilo bruxa/fada com véu. A versão gothic romantic permite saias na altura dos joelhos, usadas com meias e bota, as meninas góticas costumam usar com meia lisa, arrastão ou em renda.

Homens:
Legging feminina (já que não tem masculina) em tons neutros ou mesmo em cores como azul, vermelho, verde ou meia-calça acima do fio 80, botas até abaixo do joelho e uma bata longa, até a coxa presa com um cinto. Por cima, casaco, capa ou sobretudo. Cabelos curtos ou longos, soltos.

Exemplos visuais de releituras para homens e mulheres:

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
TRAJE RENASCENTISA e ELIZABETANO: 
Textos informativo com imagens de releituras:
O Rufo na Moda Alternativa 

Mulheres: 
Vestido ou blusa de manga longa com decote quadrado. Pode-se usar corselet ou corset de decote quadrado SEM amarração frontal. Saia longa preferencialmente armada do mesmo tecido da blusa, tecidos de aparência cara ou brocados. Tecidos em cores claras, escuras ou tons fortes. No caso de adaptação com saia curta, pode ser armada com anágua, com o mesmo tipo de tecido: de aparência cara e combinando com o top, usada com botas e meia calça. No lugar do rufo, um tipo de colar ou gargantilha de renda ou tule para “esconder” o pescoço. Cabelos presos em coques ou presos na metade, enfeitados com coroas ou tiaras combinando com a cor da roupa. 
Para quem tem habilidades com costura, o farthingale pode ser feito com algodão cru e barbatanas de aço (compradas em rolo, não em unidade). 

Homens: 
Parecido com o masculino medieval: legging, bata, casaco acinturado, a parte da cintura pra baixo do casaco tinha pregas e era como uma saia, cinto na cintura é opcional. Nesta época os homens tinham de ter o ombro bem largo – o que pode ser acentuado com ombreiras ou enchimentos. Os tecidos devem ser mais encorpados e com aparência de caros, em tons escuros ou brocados. Cabelos curtos e podem usar barba e bigode. 
O homem também pode usar um corset/corselet com uma blusa de mangas bufantesque acentue seus ombros e afine sua cintura com uma calça reta ou mais justa, caso não queira usar legging.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
TRAJE BARROCO:
Texto informativo com imagens de releituras:
O Barroco e a Moda Alternativa 
Dica de adaptação: Xadrez

Mulheres:
O mesmo estilo da Era Renascentista mas com tecidos em cores escuras e profundas como preto, vinho, azul escuro, roxo: blusa de manga longa com decote quadrado, corset ou corselet de decote quadrado SEM amarração frontal mas podendo ter babados ou laços na frente. Saia longa e armada. No caso de adaptação com saia curta, deve ser usada com meia e bota ou sapato. Cabelos soltos com ondas ou chapéu com abas redondas enfeitados com plumas.

Homens: Uma calça mais justa com botas até abaixo do joelho, uma camisa branca com babados nos punhos e golas (jabô) e um casaco reto até os joelhos é uma boa adaptação. Chapéu enfeitado com grandes plumas. Cabelos médios e bigode. Estilo dos " 3 Mosqueteiros".

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
TRAJE ROCOCÓ:  
Texto informativo: O Rococó
Armação de saia: Pannier
Imagens de  releituras: O Rococó e a Moda Alternativa 

Mulheres: 
As roupas devem ter cores claras como rosinha, azul bebê, bege, cinza, esverdeado, cores que lembram campo e flores. Blusa meia manga de decote quadrado, o punho pode ter babados em renda; corselet de decote quadrado com amarração frontal ou enfeites na frente como laços e babados. Saia longa como armação lateral com anágua. A saia pode ter babados, flores, fitas, tules, tudo muito delicadinho. Cabelos com coques ou presos na metade sempre com cachos. Se forem usar chapéus eles podem ser grandes ou pequenos mas sempre enfeitados com flores, plumas e qualquer coisa que lembre a natureza. 
Para quem tem habilidades com costura, o pannier pode ser feito com algodão cru e barbatanas de aço (compradas em rolo, não em unidade). 
O Rococó está na moda hoje e é possível encontrar tecido à venda com estampas inspiradas na época, especialmente estampas de flores miúdas e coloridinhas. Tenho visto casacos e camisetas inspirados no Rococó em lojas como Hering, Renner, CeA e em lojas mais caras também.

Homens: 
Fraque, colete, calças justas ou legging com bota ou sapato de saltinho. Também dá pra usar uma calça social ajustada e colocar uma meia ¾ prendendo ela até os joelhos. Os casacos masculinos eram em cores diversas muito enfeitados com bordados, rendas e fitas. Cabelos amarrados atrás num rabo de cavalo.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
TRAJE IMPÉRIO: 
Texto informativo: Diretório, Império e Regência  
Imagens de Releituras: Moda Império no Cenário Alternativo 

Mulheres: 
Blusas ou vestidos em decote quadrado com cintura alta (abaixo do peito), mangas regatas ou bufantes no ombro sempre em cores claras e tecidos muito leves/transparentes. Ou ainda podem usar  um traje mais Georgiano: com blusas de mangas bufantes e saia longa ou até os joelhos com babados ou enfeites na barra. Pernas cobertas com meias e calçados delicados. Sombrinha. Cabelos presos em coques com cachos caindo ao redor do rosto.

Homens: 
Na  moda império surgiu o estilo dândi que é a origem da roupa formal e de festa masculina de atualmente. Então o traje dândi é o mais fácil para os homens: camisa com colarinho levantado até o queixo e um lenço amarrado firme em volta do pescoço, colete, fraque, casaco, blazer sempre acinturados, calça social reta ou justa, mas tudo em cores escuras e sóbrias, de corte perfeito e ajustada ao corpo. Cartola, bengala, cabelos curtos e sapatos. 

Dicas de Adaptações masculinas:
Dandis/Ouji

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

TRAJE ROMANÂNTICO: 
Textos informativo: Os Românticos 
Armação de saia com exemplos de adaptação: Crinolina/Cage
Anágua com exemplos de adaptação 

Mulheres: 
O traje romântico é o mais fácil de ser adaptado. Há muitas lojas de moda gótica que investem nesse estilo e mesmo é possível achar peças em lojas “normais”. Mangas bufantes são obrigatórias, muita renda e tule à vontade, corset ou corselet “pontudos”, saia longa ou curta com muito volume de anágua, as saias podem ter babados, rendas, enfeites diversos. Meias para cobrir as pernas podem ser de renda, bolinhas, pode ser usado bota ou sapatinhos com enfeites delicados e femininos. Os cabelos presos com cachos caindo soltos enfeitados com flores e laços. Acessórios: leque, luva, sombrinhas. As cores da Era Romântica são claras, mas os gótico-românticos usam o estilo todo na cor preta. 
Para quem tem habilidades com costura, a crinolina/cage pode ser feita com algodão cru e barbatanas de aço (compradas em rolo, não em unidade). 

Tutorial de como fazer saia de tule (que serve pra armar saias).
Postagem que fala sobre e tem links de moldes parasaias rodadas, que são os modelos de saias usadas na era romantica.
Exemplos infelizes de apatação da moda Romantica

Homens: 
O mesmo estilo dândi exemplificado na moda Império, com a diferença de que os ombros eram mais largos ( pode ser com ombreiras) e a cintura mais fina (com ajuda de corset) e as calças ainda mais justas.
Exemplos de adaptações dândis:

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

TRAJE VITORIANO: 
Texto informativo: Era Vitoriana
As mulheres vitorianas deviam ser muito recatadas, só o rosto ficava à mostra. Para isso, é possível usar blusas de manga longa bufantes ou blusas de manga longa segunda pele ou em renda renda por baixo de uma blusa de manga curta bufante; corset ou corselet muito apertado (tipo Tight Lacing) são famosa “cintura de ampulheta” da época. Casaquinhos justos e acinturados com mangas bufantes. As saias da era vitoriana tem duas fases: a na primeira fase, as saias longas e rodadas tinham volume menor que da era romântica e na segunda fase  a saia tinha formato de sino e o volume todo na parte traseira da saia. Todo tipo de enfeite e volume na parte de trás da saia é permitido. Anáguas também podem ser usadas para dar esse volume.
No caso de saias curtinhas, o bloomer aparecer por baixo. Vale usar meia calça lisa ou de renda. Botas ou sapatos com saltinho. Cabelos presos atrás com cachos ou penteados, chapéus pequenos, sombrinhas, leque e luvas.
Para quem tem habilidades com costura, a crinolette e o blustle podem ser feitos com algodão cru e barbatanas de aço (compradas em rolo, não em unidade). 

Homens: 
O estilo dândi permanece. Surge a roupa de trabalho: o terno. Mas sempre tudo justo e acinturado. Fraques e sobretudos curtos. Cores sóbrias sem enfeite. Cartolas, bengalas, relógio de bolso, cabelos curtos, barba e bigode.

Exemplos de Dândis atualizados: Desfile Masculino McQueen 
Dandis/Ouji


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

TRAJE EDUARDIANO
Texto informativo: Era Eduardiana e Belle Époque (juntos) 

Mulheres: 
Saias longas ou médias lisas e em formato de sino, usadas com meia e bota. Dá pra usar um blazer acinturado ou blusa de manga longa com mangas bufantes, a gola da blusa pode ser alta ou em decote quadrado ou V. Corset bem apertado por baixo da roupa. Essa é a era da silhueta em S, peito estufado - as vezes com enchimento nas roupas – cintura fina e quadril jogado pra trás. A roupa pode ser enfeitada com rendas, pérolas, penas, babados, plissados... Bloomer, anáguas, leques, luvas e sombrinhas como acessórios, chapéus grandes e cheios de enfeites usados com cabelo preso em coque. O tailler surgiu nessa época então ele pode ser usado com uma saia longa ou média da mesma cor e tecido. 

Homens: 
O estilo dândi um pouco mais informal: sobrecasaca, terno, cartola, calças curtas e estreitas, colarinho da camisa alto e engomado, gravata borboleta, sapato Oxford, chapéu coco, cabelos curtos, barbas longas e pontudas e bigodes.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ 

TRAJE BELLE ÉPOQUE
Texto informativo: Era Eduardiana e Belle Époque (juntos)  

Mulheres: 
Os tecidos devem ser muito leves como gaze, renda e tule em cores claras ou com estampas florais. Enfeites como fitas, rendas, drapeados... Corset é permitido mas para ser usado por baixo da roupa. Saia em formato de sino com muitas anáguas para dar volume, anáguas em organza por exemplo com renda na barra para aparecer por baixo da saia. No caso de saia curta, deve ser usada com meia clara branca ou de renda branca. A blusa pode ser delicada e ter golas altas sempre em renda ou tule. Leque, luvas e sombrinhas, chapéus grandes usados com coque. Sapatos na cor clara combinando com a cor da roupa ou mesmo botas. 

Homens: 
O mesmo estilo da Era Eduardiana: um dândi informal. Camisas de golas altas, gravata ascot, nó em forma de laço, paletó largo, terno, colete, blazer, contrastando com a cor da calça que deve ser diferente. O smoking também usado com camisa branca e gravata escura. Cabelos curtos, barbas pontudas, bigodes, cartolas, chapéus de feltro, relógio de bolso, luvas, bengalas. Sapato social de amarração preto, cinza ou marrom.



¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

OUTROS TRAJES ACEITOS:

Steampunk: o estilo se baseia na estética Vitoriana. 
Texto Informativo: Steampunk
Dicas de Looks: Adventures in Steam 

Moda Lolita: tem diversos links nos postagens anteriores com exemplos de adaptações históricas no estilo lolita. O estilo lolita buscou suas referências na Era Vitoriana, mas já existem referências barrocas, renascentistas e rococós na moda lolita, uma procurada nos links acima ou aqui no blog e vocês encontrarão imagens de referência.
Sabemos que as mulheres só usavam saias longas até os anos 1910, para as garotas que optarem em usar saias curtas (no joelho), usar a moda lolita como referência pode ser uma escolha certeira.

Moda histórica adaptada à estética gótica : tem exemplos de diversas imagens de moda histórica adaptada à estética gótica nos links já citados anteriormente, e aqui alguns exemplos de eventos góticos históricos:

Whitby Gothic Weekend
WGT: Victorian Picnic 


ALGUMAS DICAS DE LOJAS ALTERNATIVAS:
Maison Chouette - tem cartolas de diversas épocas e no estilo lolita.
Saturnine Corsets  - faz corsets sob encomenda

La Sorciére Corsets – faz corsets sob encomenda
Profecias - tem peças inspiradas na era medieval e no gótico romântico
Belladona -  tem peças medievais e faz roupa sob encomenda.

Pulchra  - acessórios romanticos, vitorianos, belle epoque
Victorian Goth Garden  - acessórios vitorianos, steampunk
Agnes Colares - acessórios vitorianos, românticos, steampunk
Dark Angel Store  - acessórios vitorianos, romântico, belle epoque, eduardiano, steampunk.


Tia Lady S. Skull (eu) é tão boazinha que facilitou horrores o trabalho de pesquisa pra vocês. Agora mãos à obra! ;)



  • 9Blogger Comment
  • Google+ Comment
  • Facebook Comment
  • Disqus Comment

9 Comments

  1. Sana, parabéns!
    O tutorial ficou muito bem explicado, isso ajudará muito na hora do pessoal criar seus looks.

    Todos estavam me perguntando sobre o que usarem, agora terei uma boa fonte para mostrar a eles.

    Eu compartilhei no Facebook e compartilharei no Blog.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ah que isso! ^^
    Compartilha sim, quanto mais gente ler melhor, o lance é espalhar informação.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Nossa excelente trabalho você faz por aqui. Meus parabens, passei horas lendo e navegando por aqui. Adcionei seu banner e link em "links de sites parceiros" em minha pagina. Se possível gostaria de firmar parceria com seu blog ;-). Caso queria pode pegar meu banner tambem. Grato é até breve

    ResponderExcluir
  4. Agora ninguem pode dar desculpa de que não vai porque não sabe se vestir :P

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto, super bem explicado ^^

    Boa semana pra vc! ^^

    ResponderExcluir
  6. Para ilustrar melhor só faltaram fotos dos looks adaptados com roupas atuais...

    ResponderExcluir
  7. Oi Lú!
    Então... se você clicar nos links deixados como exemplo em cada período histórico, você terá as dicas de looks e releituras atuais.
    Agora... com roupas atuais, deixei bastante sugestões de peças, vai da sua criatividade montar as combinações.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelas informações Sana!
    Se eu for com certeza usarei essas dicas pra criar meu look! ;)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

comments powered by Disqus

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover