Destaques

21 de julho de 2010

Dark, Gothic, Goth, Gothic Metal

Gostaria diferenciar o uso da palavra "gótico" em alguns momentos:
"Gothic", "Goth" e em referência ao "Gothic Metal" e também sobre a palavra "Dark".



DARK:
A palavra Dark é usada no Brasil como referência à primeira geração de góticos que surgiu aqui, nas minhas pesquisas não encontrei referência ao uso desse termo no exterior se relacionando à subcultura. Creio que no exterior a palavra é usada apenas com seu significado normal: um adjetivo que significa "escuridão, obscuridade, sombra, noite, trevas".



GOTHIC/GÓTICO:
"Gothic" ou "gótico" no bom português, era a forma como os renascentistas se referiam à Baixa Idade Média (século XII a XV). Os renascentistas, amantes das artes gregas, belezas clássicas, das proporções perfeitas e do antropocentrismo chamavam tudo que eles consideravam "feio" de "gótico/gothic". Lembrem-se que a Idade Média um período extremamente teocentrico com suas catedrais que se elevavam em pontas infinitas em direção ao céu. 
Os renascentistas comparavam a "feiura" da baixa idade média à uma tribo germânica bárbara, que eles odiavam, os Godos, que destruíram a arte e história clássica européia no seculo IV. Arte essa que os renascentistas veneravam pela beleza. Então, para os renascentistas a palavra gótico tinha o significado de feio, mal gosto e assim chamavam a Baixa Idade Média usando a palavra "gótico" como um significado pejorativo, quase como tirar sarro da Baixa Idade Média se sentindo superior à ela.
A baixa Idade Média nunca foi chamada de "gótica" em sua época vigente. A momenclatura veio depois, pelos renascentistas.

No exterior o termo "gothic" também é usado para se referir ao "gótico histórico" como: "Gothic Architecture". Já a literatura recebeu o nome de gótica (Gothic Literature ou Gothic Novel) porque ela nasceu no século XIX. Nesta época houve um revival da Baixa Idade Média (aquele período que os renascentistas odiavam) as pessoas do século XIX achavam bonito a época medieval e suas histórias. Falo um pouco desse revival na postagem sobre o Período Romântico.
A palavra "gothic" também é usada normalmente como um adjetivo para se referir à "temas obscuros, macabros, morte e escuridão".

Quanto à relacionar a palavra "Gothic" com a subcultura, sabe-se que a música gótica veio do Punk, e essa primeira geração de bandas era chamada de Pós-Punk. Entre 1979 e 1980, a palavra "gothic" começou a ser usada jornalisticamente para se referir a bandas como Joy Division e Siouxsie and the Banshees. A palavra era usada tanto para se referir a bandas quanto aos seguidores das bandas. 



GOTH:
O termo Goth, começou a ser usado em algum ponto de 1983, referindo-se aos membros da subcultura, descrevendo o público da banda Sex Gang Children. E o termo pegou na denominação dos seguidores da subcultura com o tempo. Vide por exemplo tantos livros sobre a subcultura gótica, com o título de Goth e não "gothic": Goth Chic; Goth: Vamps and Dandies; Goth Culture; Goth: Identity, Style and Subculture, etc.

Ok. Essa diferenciação em inglês dá certo. 
Mas devido à própria gramática da língua portuguesa onde não temos uma diferenciação na linguagem, "Gótico" é usado tanto para classificar o adepto da subcultura, quanto para o gótico histórico e a literatura do século XIX. Por isso há tanta confusão entre os leigos com o termo. E também há uma certa confusão com o "Gothic Metal". 

gótica



GOTHIC METAL:
Partindo do princípio que o termo Gothic Metal foi criado no exterior, suponho que tenha sido assim chamado em alusão às Gothic Novel (literatura do século XIX). Sabemos que nessa situação "gothic" é um adjetivo sinônimo de obscuro/medieval/histórico e de temas macabros, de morte e escuridão.

Portanto, em sua origem, o termo Gothic Metal não é uma alusão à subcultura gótica. Assim, o estilo musical denominado Gothic Metal não existe (no sentido de que NÃO PERTENCE) à subcultura Goth. O Gothic Metal, o estilo musical e mesmo o de se vestir (que remonta à referências estéticas da Baixa Idade Média), pertence à subcultura Heavy Metal.

Essa diferenciação de linguagem do inglês para o português gera muitas discussões sobre a existência ou não do estilo musical Gothic Metal. Obviamente o estilo musical existe. O Gothic Metal evoluiu do Doom Metal e tem letras melancólicas e temas sombrios, obscuros, sobre morte ou mesmo temas medievais; usa-se muito coro, referências de música clássica e vocais líricos em alguns casos.
No Heavy Metal o termo foi usado pela primeira vez em 1991, com o álbum denominado "Gothic" da banda inglesa de doom/death metal Paradise Lost. Curiosamente, o estilo Gothic Metal pode ter tido seus primórdios com Christian Death, uma banda de Deathrock; com Samhain, uma banda de HorrorPunk/Heavy Metal e Celtic Frost uma das bandas pioneiras do metal extremo. 
Como vemos, embora distintas, a subcultura Gótica e a Heavy Metal, tem mais coisas em comum do que imaginamos. 

É preciso criar o hábito de identificar o uso da palavra gothic/gótico como adjetivo do uso da palavra significando a subcultura. Isso evitaria mal entendidos e confusões sobre a subcultura.



Acompanhe nossas mídias sociais:
Instagram Facebook Tumblr Pinterest  Google +      

Artigo das autoras do Moda de Subculturas. Para usar trechos do texto como referência em seus sites ou trabalhos, linke o artigo do blog como respeito ao direito autoral do nosso trabalho (lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998). Tentamos trazer o máximo de informações para os leitores até a presente data da publicação.


Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Adorei o post Sana e toda a explicação dos termos.
    Odeioooo aquelas pessoas que fala: Gothic Metal não existe e pronto.
    Existe sim, como você disse, só que por essas questões de tradução, e a lingua portuguesa o termo acabou meio perdido. Mas as pessoas não se dão nem ao trabalho (ou também não sabem) explicar porque não existe.
    Beijos
    Deze

    ResponderExcluir
  2. Deze, foi por isso que eu fui pesquisar.
    Eu via um monte de gente falando que gothic metal não existia, que era nomenclatura de gravadora pra vender e blablabla.

    Daí resolvi pesquisar e como eu sabia do significado da palavra "gothic" como sinônimo de medieval/sombrio. Tudo se encaixou. E daí você começa a ver as letras e estética das bandas que começaram e se encaixa mais ainda. O lance das vocalistas vestidas com roupas medievais...
    Faz parte da subcultura metal e não da gótica.

    É aquele preconceito que não devia existir entre as subculturas. O gótico não quer se misturar com o metaleiro porque ele são "grossos" e o metaleiro não quer se misturar com o gótico porque eles são "frescos". É intolerância e ignorância.

    Ninguém se dá o trabalho de pesquisar, só querem criticar. E se um fala que não existe, aparece uma leva de seguidores sem personalidade atrás.

    ^^

    ResponderExcluir
  3. Vix, o que mais se fala é no gothic metal e em sua nomenclatura errônea ao se referir a subcultura gótica. Eu particularmente quando comecei a me interessar pela subcultura gótica, comecei por escutar o metal gótico e metal sinfônico (a exemplo de bandas como: lacuna coil, within temptation, nightwish, ...). Os góticos mesmos não aceitam o termo metal gótico por ser algo que não existe, já é como você disse na matéria acima, o gótico mesmo veio do pós-punk. Depois é que eu vim escutar The Cure (a qual amo), The 69 eyes, Joy Division, ...
    Mas é como você falou também, as pessoas não se dão ao trabalho de pesquisar e entender a subcultura e acabam por "difamar" uma "coisa" diferente daquilo que realmente é.

    Beijos
    Karolini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karolini, os góticos "não aceitam" o gothic metal porque este não é parte da subcultura gótica. O gothic metal é parte da subcultura metal com a palavra "gothic" sendo adjetivo para temas sombrios. E daí, por desconhecimento desse adjetivo, há muita confusão.
      O que eu diria é: tudo tem uma história e um porquê, basta ir atrás de fontes confiáveis e se esclarecer! :)

      Excluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in