Destaques

11 de julho de 2010

Livro: Goth Culture- Gender, Sexuality & Style

Esse é um dos livros da subcultura gótica que adquiri recentemente: Goth Culture: Gender Sexuality & Style da escritora alemã (e adepta da subcultura) Dunja Brill. O livro é leve, molinho, de páginas bem finas, todo em preto e banco com poucas imagens e muito, mas muito texto e de fácil leitura.

O livro, de 2008, é o resultado da tese de doutorado de Dunja e é baseado nas discussões abertas no livro Goth: Identity, Style and Subculture de Paul Hodkinson (de 2002). Esses livros, são aqueles tipos que se aprofundam em análises histórias e sociológicas das subculturas.

Como o título diz, o livro fala sobre a relação entre modo de vestir, a identidade sexual e a representação dos membros dentro da subcultura, apresentando entrevistas e pesquisa de campo em eventos e clubes da Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos (entre 2002-03), onde ela cita as cidades que tem mais cena e quais as características de cada local, falando tanto da moda quanto da música, dos bares e eventos.
Os temas em questão são, entre outros, a feminilidade da subcultura - onde as mulheres são o foco da cena ao contrário de outras subculturas onde esse papel é do homem; o fato de os homens usarem a estética feminina e as mulheres também adotarem elementos masculinos nas vestimentas; a androginia e a questão da bissexualidade que essas aparências evocam. Uma coisa curiosa é que, ela diz que ao invés de ser uma subcultura que subverte completamente a cultura mainstream, ela tenta negociar e conviver fazendo uso de alguns  valores tradicionais. Outra coisa interessante parece ser as sutis diferenças da cena em cada país.

Seguem os títulos dos capítulos:
1. Setting the Scene
2. Subverting Gender, Gendering Subculture
3. Style and Status
4. Female Style and Subjectivity
5. Masculinity in Style
6. Gender Relations
7. Queer Sexualities
8. Goth Music and Media
9. The Death of Utopia

Peço desculpas pela má qualidade das fotos, estou sem scanner e não tenho prática em fotografar páginas com máquina digital.  

 

Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Outro que vai entrar pra minha lista hehe!
    Ainda bem que é de fácil leitura, eu tenho uma preguiça de ler em inglês hehe.
    Repetindo a pergunta no meu outro comentário, você importou, ou comprou esse livro por aqui mesmo?

    Beijos
    Deze

    ResponderExcluir
  2. Olá,Sana
    Pena que entendo pouquissimo de inglês,com exceção do Goth Chic que está em português é tudo em inglês mesmo,ninguem traduz os livros...(tomara que no futuro isso melhore e alguem decida traduzir os livros)
    Estou bem interessado neste(Goth Culture-Gender,Sexuality and Style) e Goth:indentify,style and subculture e ainda não conhecia o Goth-Vamps and dandies e este último parece ser bem interessante(ainda mais por falar de moda,era o que estava faltando já que ,no geral,os livros da subcultura fala mais sobre informações que tambem são ótimos para adquirir conhecimento e entender mais essa subcultura,mas moda mesmo ainda é pouco).

    ResponderExcluir
  3. Sirius!
    Se eu pudesse eu até poderia traduzir os livros, na verdade tenho medo de começar e não conseguir finalizar as traduções, sabe como é né? ;)
    Mas pensei em fotografar página por página (de forma legível) e enviar as fotos à algumas pessoas que vem aqui comentar com frequencia. Mas eu preciso ter disposição hahaha!
    O que eu gostei do Vamps & Dandies é justamente isso: é um livro com mais de 200 imagens e 160 páginas que fala muito de moda! Enquanto que as outras publicações se prendem mais à aspectos sociológicos.
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Deze, comprei os dois livros na Livraria Cultura, não estão caros.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Pena que não entendo praticamente nada em inglês!
    Mas, o livro aparenta ser muito interessante...o triste é saber que aqui no Brasil é raro encontrar livro como esse traduzido!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Deve ser muito interessante, pena que aqui no Brasil, não iniciativa de se fazerem livros como esse, eu mesma só ouvi falar de um. Se o grande público tivesse acesso(e interesse) e ouvessem mais livros que tratassem dessa subcultura(que é tão ampla) e outras, quem sabe não acabassem (ou pelo menos diminuíssem) os estereótipos e o preconceito. Acho que estudar subculturas, tribos e grupos diferentes deveria ser tarefa obrigatória em sociologoa. (tudo bem que na escola a gente aborda isso na apostila mas de forma muito breve) :(

    ResponderExcluir
  7. Verdade.
    Quase não há livros de sociologia e de moda voltados à subculturas traduzidos ou esritos em português. Quem sabe nossa geração possa mudar isso.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in