Destaques

21 de outubro de 2010

Alexander Mcqueen - S/S 2011

Essa foi a primeira coleção da marca Alexander McQueen sem seu criador à frente.  Sara Burton, foi sua assistente-estilista por 15 anos e acabou assumindo, naturalmente, a parte criativa da marca, afinal, com tantos anos vivendo próxima de McQueen, ela certamente é a pessoa mais indicada à esse cargo.

Embora a coleção tenha sido uma homenagem fazendo referências à antigas coleções do estilista, há peças que são a cara de Sara, que tem menos rigidez nos looks.  O que me incomodou foi apenas a falta de linearidade - que eu não sei se foi proposital. As peças são muito diferentes uma das outras, não há unidade,  tem muita diversidade de estampas e formatos, fazendo uma certa  confusão como se as peças não fossem do mesmo desfile. Sabemos que uma coleção não pode ser discrepante. Uma peça tem que ter ligação com a outra.
Também há a ausência da extrema dramaticidade dark que McQueen tanto explorava, Sara deu lugar a um cenário atmosférico, pagão, uma espiritualidade "mãe-terra". A mulher do desfile começa como uma tela branca que vai sendo dominada pela natureza, culminando com as explêndidas peças imitando a borboleta monarca.

E aqui, em meus devaneios eu pensei: "Porque Sara usou específicamente a borboleta monarca?". Sabemos que McQueen sempre flertou com a morte. E, aos que não sabem, como já postei aqui, os festejos do Dia dos Mortos no México, começam com a chegada da borboleta monarca nas florestas mexicanas. Segundo os mexicanos, essa espécie de borboleta visita o mundo dos vivos uma vez por ano (no feriado de halloween/finados). E cada uma das visitantes é um ente querido que se foi.
Talvez, Sara tenha aproveitado a lenda: McQueen estava presente naquele  dia, representado naquele look lendáriamente metafórico com estampa de borboleta monarca.
 

Toque Steampunk


 Vestido Borboleta monarca

 

 Tramas Medievais

Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. A Gola e sandália de borboleta estão um escândalo...muito lindos e criativos!
    bjuus!

    ResponderExcluir
  2. http://2.bp.blogspot.com/_7w771LFkrBg/TMB1fJeg4NI/AAAAAAAAK1s/uP7QBaxPQJ8/s1600/00310m.jpg

    Favoritei!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não ser uma coleção dele, é linda.
    Realmente tá mais pro pagão do que por dark do McQueen, mas continua bonita.
    Adorei principalmente o vestido de borboleta e o visual mais steampunk.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. lindos mesmo! Gosto mais desse estilo do que das bizarrices do falecido McQueen!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in