Destaques

7 de abril de 2010

O que falta na moda brasileira é acabamento

"O que falta na moda brasileira é acabamento".

Esta frase foi dita por um das pessoas que mais entende de moda e dos mais importantes nomes da moda mundial: Ronald Bellugeo, editor de uma revista que tem edições no mundo todo, a revista L´Officel

Em entrevista para o site UOL, o editor, ao ser "perguntado sobre o que falta para a moda brasileira ser competitiva internacionalmente, Bellugeon faz um elogio e uma crítica. “Estamos no mesmo mundo [em termos de criatividade]. O problema [das roupas brasileiras] é o acabamento.”

Ronald Bellugeo veio ao Brasil para assistir os desfiles da SPFW. Eu já tinha separado essa matéria pra postar no blog desde aquela época, mas com todo esse assunto sobre as roupas da Galeria o Rock, achei que esse é o momento ideal pra comentar sobre o que ele disse e sobre a interpretação da frase, afinal, muitos aqui, não são da área de moda.

Há algum tempo, grandes e famosos estilistas brasileiros tentam vernder suas roupas no exterior, a maioria deles não conseguiu. Foram poucos que conseguiram vender suas roupas em lojas no exterior como Carlos Miele (M. Officer) e Alexandre Herchcovitch. E porque não conseguiram? O grande desafio das marcas nacionais é a qualidade, ou seja: o acabamento. O nível de acabamento aqui é o mínimo exigido, ao tentar venderem suas roupas pra um consumidor estrangeiro mais exigente, as marcas brasileiras não conseguem.

Patricia Field, uma das stylists mais famosas do mundo e lançadora de tendências mundiais, já tentou vender em sua loja em NY, estilistas nacionais. Disse em uma entrevista para a revista Elle brasileira que desistiu porque as consumidoras que entram na sua loja, gostam das peças brasileiras, mas ao olhar a qualidade, acham que não vale o preço.

Eu já trabalhei com um famoso estilista brasileiro. As roupas dele tinham um ótimo acabamento, afinal a grife dele é super conhecida e suas peças são caríssimas. Imaginem vocês que, mesmo ele sendo um estilista TOP do mercao brasileiro, que faz ótimo acabamento, pros estrangeiros, o acabamento dele ainda não seria o ideal ao relaciona-lo com o preço das peças.

Em resumo: os estilistas mais famosos do Brasil, que trabalham com material de primeira, profissionais atualizados e fazem os melhores acabamentos do mercado, não fazem um acabamento ao nível do mercado estrangeiro, o que dizer da qualidade do acabamento de pequenas lojas nacionais de moda alternativa? Por isso é importante que as marcas nacionais trabalhem com pessas atualizadas e formadas em moda, e que invistam na modelagem e nas costureiras.

Nós, que trabalhamos com a moda nacional, precisamos investir mais na qualificação de nossas costureiras para que elas possam fazer acabamentos cada vez melhores e que possamos competir por igual na qualidade com os estrangeiros. E com boa qualidade, o valor de nossas roupas pode até aumentar, pois háverá valor agregado e o consumidor não se incomodará de pagar o preço da peça.

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Oi!

    De fato, o acabamento das roupas feitas por estilistas brasileiros deixa a desejar se comparados às roupas de estilistas internacionais. Eu amo moda, mas sou leiga, então gostaria de ter perguntar algo: No que tange ao acabamento, falta técnica ou falta material que preste no mercado brasileiro?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!Como costureira posso dizer que onde fiz aulas de costura eles não ensinam muito sobre acabamentos de qualidade.Tenho buscado estes itens que fazem diferença principalmente para clientes exigentes que trabalham no ramo da moda.Eu tenho procurado melhorar mas faltam cursos especializados e boa vontade de professores.
    Interessante postagem.

    ResponderExcluir
  3. O material que temos no mercado é de boa qualidade,alguns até melhores que os estrangeiros!

    O que tem que mudar é a mentalidade. Os profissionais que temos no mercado hoje, a grande maioria são pessoas que aprenderam tudo na vivência e acham que do jeito que fazem está dando certo então não vão mudar.

    Falta é estudo e atualização das costureiras, interesse da parte dos empresários.

    Então a pergunta é: se pode-se fazer acabamentos melhores com a qualidade de nossas grifes, porque não fazem?

    Nós temos matérias primas nacionais de ótima qualidado, não há melhoras principalmente por conta de custos, pois uma coisa muito comum que ocorre aqui é a velha história da economia, economizam tecido, fazem roupas muito justas e curtas, economizam mão de obra, tudo visando ter sempre o máximo de lucro oferecendo a qualidade mínima exigida para uma roupa ser vendida. E este não é o caminho da melhora. Trabalhamos no Brasil com a qualidade mínima exigida pelo mercado. Isso foi o que eu já ouvi em diversos cursos e palestras que fiz. Mudar isso, depende do interesse dos profissionais de Moda.

    ********************
    Gothic Lady Jordana:
    Eu conheço um curso do Senac que se chama Técnicas de costura e acabamentos. É um dos raros no mercado, mas o curso existe!

    Moda ainda é um curso recente no Brasil, então muitas vezes nós é que temos que nos virar pra achar informações.

    Tente sempre sugar o máximo de informação de seus professores! ;)

    http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.PortfolioBean,createTagsXML&template=383.dwt&tipopesquisa=D3&codunidade=27&codproduto=10111083&testeira=1006&idproduto=3759&titulo=T%E9cnicas%20de%20Costura%20e%20Acabamentos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela informação Lady S.Skull!Estou agradecida,não conhecia este curso.

    ResponderExcluir
  5. De nada!
    Mais cursos livres de moda no senac neste link:
    http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseSenac,selectCourses&template=379.dwt&testeira=473&unit=NONE&theme=123&type=L&sub=3&theme_name=Moda

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! As respostas serão dadas aqui mesmo, então não esquece de clicar no botão "notifique-me" pra ser informada.

© .Moda de Subculturas - Moda e Cultura Alternativa. – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in